Reunião com as Associações Profissionais de Professores e Associações ou Sociedades Científicas Caparide, 13 de Dezembro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Plano “VISA na Atenção Básica”
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
ESTUDO ACOMPANHADO.
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde Oficina de alinhamento estratégico.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Avaliação de desempenho dos docentes
“Modelos e Práticas de Avaliação de Recursos Educativos Digitais”
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Um Modelo de avaliação de desempenho Docente
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Mercados de trabalho e competências profissionais
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
EIXO TEMÁTICO III Educação Formação e Informação A)Programa Formacred B)Educação Financeira Mediador: Alberto Ferreira Convidados: Ony Vaz da Silva Martins.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Metodologias de Intervenção Psicológica
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Avaliação de Resultados – 2013
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Atuação dos agentes de Controle Social
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Psicologia da Educação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Módulo 4 – Legislação desportiva
ELABORAR RELATÓRIOS.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Reunião com as Associações Profissionais de Professores e Associações ou Sociedades Científicas Caparide, 13 de Dezembro de 2007

Objectivos Debater os campos de incidência do enquadramento da colaboração entre o ME e as Associações e Profissionais Organizar a participação das Associações de Professores e das Associações ou Sociedades Científicas em domínios da política educativa com implicações em matéria curricular e de organização da profissão

O foco: onde nos podemos encontrar Matérias de interesse das partes (profissionais/científicas por um lado, programa de política educativa, por outro lado)

O modo Estabelecimento de protocolos em que: - O ME se compromete a subsidiar actividades cooperativas (através da disponibilização de recursos humanos ou financeiros adequados a essas actividades) - As Associações e Sociedades se comprometem a cooperar num conjunto variável de domínios, que incluem

Domínios de cooperação A tradicional elaboração de consultas e pareceres sobre os exames nacionais e as provas de aferição; A participação em comissões ou outras estruturas de acompanhamento dos programas e da organização dos currículos; a elaboração de relatórios anuais sobre a qualidade dos mesmos

Responsabilização na elaboração e realização das provas de ingresso na profissão e participação nos processos ligados às provas de acesso a professor titular Participação no processo de avaliação de professores (para além da presença, já prevista, no Conselho Científico, contribuição para a construção de referenciais, participação na arbitragem de reclamações…)

Emissão de pareceres sobre os referenciais de formação de professores definidos pelo ME; participação nas Comissões de Acompanhamento, concepção e desenvolvimento de programas de formação em áreas relevantes da política educativa Participação activa no processo de avaliação e certificação de manuais e no processo de produção/adaptação de materiais didácticos em formato digital

O próximo passo Uma carta de intenções…