EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não sei, mas fiquei a saber....
Advertisements

Abordagem Sistêmica da Administração
Técnico em Automação Industrial
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
AUTOMAÇÃO
1. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Organização industrial
Os sectores de actividade
MODELOS E OUTROS São termos utilizados para versões iniciais de um produto que ainda não foi comercializado, mas que está em fase de desenvolvimento, projeto,
Atividade Industrial Setor secundário.
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
PIAGET.
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Introdução à Automação Industrial
Recursos Minerais.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
SELECÇÃO E FORMAÇÃO NA ÁREA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
A Revolução Industrial
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Prof. Everton da Silva Correa
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
A DISCIPLINA DE ET O que é? Para que serve? O que podes fazer?
Análise Técnica de Objectos
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Educação Tecnológica 2009/ 2010 Escola EB.2,3 Pinhal dos Frades.
Evolução Social do Trabalho
 Logística e ecologia.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO SECRETARIA DE COMÉRCIO E SERVIÇOS DEPARTAMENTO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Os sectores de actividade
A Evolução da Tecnologia
A TECNOLOGIA A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM QUASE TUDO O QUE É CONSTRUÍDO PELO SER HUMANO.
IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira
Tecnologias da Informação e Comunicação
Programação Orientada à Objetos
História geral Introdução ao estudo de história
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Evolução Industrial.
A Importância das tecnologias no mundo
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Área de Projecto 12ºC
Controle, custo e dimensionamento dos estoques
Aula Multimídia.
Grupo: Bruno Menezes Caio Simões Eduardo Watanabe Fernando Brandão
Automatismos e Autómatos
Sistemas Propriedades de Sistemas SITP – Módulo 3.
Tecnologias da Informação e Comunicação
“O Caminho das Cutelarias” Visita de estudo Turma G – 6º Ano EB 2,3 de Caldas das Taipas Ano Lectivo 2008/2009.
OBJETO TÉCNICO O OBJETO TÉCNICO RESULTA DA NECESSIDADE DO SER HUMANO, DA TÉCNICA E DA TECNOLOGIA.
Tecnologia e Impacto Ambiental Educação Tecnológica 7.º/8.º/9.º.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Engenharia Mecânica.
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
METODOLOGIAS DE PROJETO
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
Aula 04 – Ensaio de materiais
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA É uma disciplina onde podes adquirir conhecimentos, desenvolver capacidades e aprendizagens diversas e aptidões nos domínios da tecnologia e da técnica. Possibilita a análise e a construção de produtos ou objetos. Mas, precisamos de saber a definição ou as diferenças entre técnica e tecnologia.

Técnica e Tecnologia Técnica – Pode ser entendida como o fazer e / ou executar. Conduz à obtenção de objetos concretos e precisos através da utilização adequada de materiais, equipamentos e máquinas. Tecnologia – É a ciência que estuda a técnica. Envolve um estudo, uma descrição ou explicação de procedimentos, materiais e equipamentos necessários para a transformação das matérias- primas em produtos acabados.

Objeto Técnico O objeto técnico é um produto tecnológico com que se pretende resolver uma necessidade concreta do ser humano. Todos os objetos criados pelo ser humano são objetos técnicos.

Análise de um Objeto Técnico Em qualquer objeto técnico podem ser considerados quatro tipos de análise: ANÁLISE MORFOLÓGICA – Estuda a forma exterior do objeto ANÁLISE ESTRUTURAL – Estuda a organização das diferentes partes do objeto. ANÁLISE FUNCIONAL – Estuda a adequação da configuração, das dimensões, da resistência dos materiais dos objeto á respetiva função. ANÁLISE TÉCNICA – verifica o funcionamento dos dispositivos mecânicos ou automáticos do objeto

Em termos de construção, os objetos técnicos podem ser: Objeto Artesanal- resulta da produção manual realizada em oficina de artesãos. Objeto Manufacturado- resulta da produção de objetos realizados em fábricas. Objetos de mecanização industrial- resulta da produção de objetos com a ajuda de equipamentos mecanizados para a produção em série, rápida e económica. Objetos automizados / Robótica - resulta da produção de objetos com a ajuda de sistemas de equipamentos programados, reultando de operações repetidas e controladas.

Reconstrução socio-histórica do objeto Aspetos históricos Evolução Impacto social Impacto ambiental

Análise socio - histórica de um objeto técnico O frigorífico Tudo começa com a necessidade de proteger e conservar os alimentos; Acumulações naturais de neve e gelo para preservar os alimentos; Armazenamento de gelo em armários construídos em metal; A primeira máquina refrigeradora data de 1856; Em 1913 foi criado o primeiro frigorífico; Em 1931 passa a ser utilizado o Fréon (CFC) clorofluorocarbonetos para a refrigeração.

O OBJETO TÉCNICO COMO SISTEMA O que distingue os objetos técnicos é a forma como estes se relacionam com o ser humano. O mecânico precisa de chaves próprias para reparar o automóvel. É uma peça de ferramenta. O automóvel é composto por vários dispositivos que contribuem para um mesmo fim. Podemos considerar o automóvel como um sistema O automobilista utiliza a chave para abrir a porta e ligar o motor. Trata-se de um utensílio. A biela-manivela é um dispositivo que faz parte do motor.

Impacto Ambiental Os CFC (clorofluorocarbonetos) são os principais responsáveis pela destruição da camada de ozono, razão pela qual existem restricões à sua utilização. Impacto Social A utilização dos sistemas de refrigeração, quer nos aparelhos domésticos quer nos vários meios de transporte de alimentos, trouxe grandes vantagens para a agricultura, pescas e pecuária.

Da Roda ao automóvel

Evolução do relógio

Outros objetos técnicos

O 1º Computador

FIM