A Liberdade Trabalho realizado por: Ana Silva Nº3; Cláudia Nº6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adolescência e Afectos
Advertisements

Páscoa Seu Significado
Colégio Elisa Andreoli
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
AMOR HUMANO Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Liberdade Trabalho realizado por: Ana Carreira Docente: José António
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
Promover a Concórdia.
Feliz Natal Envolto em panos.
A Palavra se fez Ser humano.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
A Missão.
LIBERDADE OPÇÃO PELO BEM.
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
Conhecer não é unicamente “saber”, se este saber significa somente “ter conhecimentos”. Como conhecer alguém – como conhecer Jesus - se não é através.
veio morar no meio de nós
A ESCOLHA É SUA.
A LIBERDADE.
Trabalho realizado por: Beatriz Seiça Nº3 / Vanessa Pimenta Nº19
Escola E. B. 2/3 do Couto Mineiro E. M. R. C
Liberdade Disciplina: EMRC Ano lectivo: 2010/2011
A pessoa humana.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
INFLUÊNCIA DA VIRGEM MARIA NA VIDA DA IGREJA..
A liberdade… Trabalho realizado por: Marlene Lopes 8ºC Nº18
Violência no namoro.
De braços abertos.
E.B. 2/3 Couto Mineiro Educação Moral Religiosa Católica Professor José Oliveira Ano letivo 2011/2012 Trabalho realizado por: Adriana Silva, nº1 do 8ºB.
Amor e Sexualidade.
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
ORIENTANDO OS JOVENS SOBRE DROGAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
A Filosofia Existencialista
Finados.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Trabalho realizado por:
III Dimensões da ação humana e dos valores
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Ser Peão..
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ANA MARIA FERNANDES FORTES
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
Trabalho realizado por: Leonor Rodrigues Nº16 Luís Almeida Nº17 Margarida Mateus Nº18 Marta Monteiro Nº19 Marta Real Nº20 Escola S/3 S.Pedro.
Liberdade Trabalho orientado pelo professor: José António
A Reconciliação.
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com Ele. O Evangelho apresenta-nos o.
Tema: Os 60 anos do IVS Área de projecto (2010/2011) Instituto Vaz Serra Trabalho realizado por: Carina Antunes nº341 Daniela Ferreira nº343 Marília Rosa.
Mãe de Deus.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
As Religiões Abraâmicas
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
LIÇÃO 6 - A VERDADEIRA FÉ NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
 Colégio Nossa Senhora das Mercês, Nova Friburgo 04 de março de 2010  Disciplina:Religião  Professora:Regina  Alunos:Brenda Grandini Caetano, n°
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

A Liberdade Trabalho realizado por: Ana Silva Nº3; Cláudia Nº6. Trabalho orientado por: José António.

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão Introdução Este trabalho elaborado na escola E.B 2/3 Do Couto Mineiro de Pejão e orientado pelo professor José António, no âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa e católica. A liberdade foi tema de muitos poemas, filmes, esculturas, pinturas e músicas; foi dada no dia 25 de Abril de 1974. Também vamos falar um pouco de liberdade e opção pelo bem, consciência Moral, manipulação da liberdade, felicidade, prazer e dependência, Páscoa festa da libertação e amor de Deus e libertação humana. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão A Liberdade na Arte Todo o ser humano tem direito à liberdade, uns mais que outros. A liberdade permite-nos saborear outros bens, esta também foi tema de muitas esculturas, poemas, pinturas e músicas. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Imagens de algumas estátuas do nosso país sobre a liberdade na arte Estátua de Nova Iorque tem como significado a estátua da liberdade de Nova Iorque. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão Continuação Esta estátua foi criada por António Soares Reis. Fê-la para exprimir a angústia do ser humano tinha antigamente por ter uma liberdade negada. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Liberdade e opção pelo bem (responsabilidade) A liberdade é distinguir entre o bem e o mal tentar a aventura radical de ser livre. Há algumas opções fundadas na ausência de informação: - o individualismo que consiste em tomar decisões sem ter consideração as consequências da vida dos outros; - o anarquismo consiste em recusar todas as regras do individuo; - a ignorância faz tomar muitas vezes decisões que são erradas porque não se conhece a realidade que está implicada. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Gráfico da liberdade e opção pelo bem Eu Situação concreta Acção Decisão Discernimento Critérios de decisão Consequências valores Consciência Bem Liberdade E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Consciência moral A palavra “consciência” é empregue numa relação directa com o sujeito implicado, reforçando a ideia de que este decide e actua segundo um determinado grau de conhecimento. A consciência moral permite à pessoa julgar a situações e decidir, optando pelo que está bem e rejeitando o que está mal. Julgar, decidir e actuar implicam a liberdade, entendida como possibilidade de escolha. Consciência e liberdade estão intimamente relacionadas; sem consciência não há liberdade.

Manipulação da liberdade A manipulação consiste em privar alguém da sua liberdade, usando estratégias que escondem a verdade, a fim de conduzir a pessoa a assumir uma opinião ou adoptar um comportamento desejado pelo manipulador. Manipular é construir no outro uma imagem não verdadeira do real, com aparência de autenticidade. As acções manipulatórias são violentas porque privam de liberdade de quem lhes é submetido. Para que funcione, contudo, é necessário que as estratégias de manipulação estejam mascaradas , de forma a iludir os destinatários.

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão Continuação Não se deve fazer Deve-se fazer E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Felicidade, prazer e dependência Há jovens que, na ânsia de serem livres, se lançam numa desenfreada procura de toda a espécie de prazeres, porque, dizem, só assim se sentem felizes. Há jovens que pensam que a sua felicidade é andar alcoolizados e fumar. O tabaco faz com que diminua a capacidade de memorização e provoca o cancro dos pulmões e para quem sofra da asma pode dificultar muito a vida dessa pessoa. O álcool provoca causa níveis de atitudes , comportamentos , reflexos, atenção, capacidade de recolha de informação e velocidade no tratamento da mesma.

Páscoa, festa da libertação A palavra “Páscoa” significa “Passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a festa que celebra a passagem da escravidão a que estavam sujeitos no Egipto à liberdade e autodeterminação conquistadas, através do poder de Deus e da actuação de Moisés. Para os cristãos é a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Do ponto de vista pessoal, é a passagem efectuada por cada crente (piedoso) em direcção a uma vida. A palavra implica sempre a noção de liberdade.

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão Algumas imagens E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Amor de Deus e libertação humana Rembrandt Van rijn é um dos mais notáveis pintores da história da arte Europeia. No quadro, que está patente no Museu Ermitage, em São Petersburgo (Rússia), o centro dramático, onde a luz incide, é o contacto entre o pai e o filho que acabou de chegar. A cabeça do filho encostada ao peito do pai e a sua posição de sujeição -perante a contenção das duas personagens-testemunhas, que aguardam, expectantes – manifestam com eloquência (expressividade) a atitude humilde do filho perdido no momento do retorno a casa. É de notar a figura do filho: andrajoso, meio descalço, abatido, humilhado, arrependido e surpreso pelo acolhimento paternal.

Continuação Mas é, sobretudo, de evidenciar o amor compassivo de Deus, expresso pormenor desta figura do pai. Cada pormenor desta figura - a expressão do rosto, a posição das mãos, a roupa- manifesta os traços essenciais da relação de Deus com a humanidade. É de salientar a forma diferenciada como estão representadas as suas mãos: a esquerda, forte e musculada, revela um Deus que acaricia, anima e reconforta. A mão feminina de Deus está em paralelo com o pé descalço, potenciando a última réstia de dignidade do filho e o seu desejo de progressão.

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão Conclusão Nós neste trabalho concluímos que nem todos pensam da mesma maneira sobre a liberdade e felicidade. Concluímos também que a palavra Páscoa provém da palavra Passagem e liberdade. Nós mostramos muito empenho e dedicação e esperamos que o trabalho tenha sido ao agrado de todos. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão http:// Bibliografia Manual da disciplina Educação Moral Religiosa e Católica. www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&biw=1348&bih=570&tbm=isch&sa=1&q=amor+e+liberta%C3%A7%C3%A3o+humana&aq=f&aqi=&aql=&oq= http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&q=pascoa%20festa%20da%20liberta%C3%A7ao&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1348&bih=570 E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão

Trabalho realizado por: Ana Silva Nº3 8ºA; Cláudia Marisa Nº6 8ºA. E.B 2/3 do Couto Mineiro de Pejão