Economia e Finanças Públicas Aula P4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

Regulação, Mercados e Incentivos Fernando Branco Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
Economia Pública (Aula 5a)
Economia Pública Aula 7 b)
Economia Pública Aula T/P 1
COMPARATIVO INTERNACIONAL PARA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Introdução à Microeconomia
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Sumário Teorema de Jevon.
Sumário Teoria da utilidade Bens complementares Bens substitutos
Sumário 24 Efeito da alteração dos preços Efeito substituição
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2006/2007
Economia Internacional I Versão Provisória 1º Draft
Economia e Finanças Públicas Aula T16
Economia e Finanças Públicas Aula P6
Economia e Finanças Públicas Aula T6
EFP -ISEG1 Economia e Finanças Públicas Aula T As contas e os saldos das AP A consolidação das contas e as subvenções inter-governamentais.
Economia e Finanças Públicas Aula T7
Economia e Finanças Públicas Aula T2
Economia e Finanças Públicas Aula T5
Economia e Finanças Públicas Aula T14
Economia e Finanças Públicas Aula T1
Economia e Finanças Públicas Aula T10
Economia e Finanças Públicas Aula T17
Economia e Finanças Públicas Aula T3
Economia e Finanças Públicas Aula T8
Economia e Finanças Públicas Aula P3
Economia e Finanças Públicas Aula T9
Economia e Finanças Públicas Aula T4
Economia e Finanças Públicas Aula P2
Economia e Finanças Públicas Aula P11
Economia e Finanças Públicas Aula P1
Economia e Finanças Públicas Aula P9
Economia e Finanças Públicas Aula P10
Economia e Finanças Públicas Aula P5
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Evolução demográfica em Portugal
Análise Microeconômica III
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues
Consumo e investimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 3 – Bem-Estar
Mercados perfeitamente concorrenciais Prof. Jorge Mendes de Sousa
Desafios gerenciais Aula 4.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
CENSOS 2001 Evolução da população residente 1991 – 2001 Ana Filipa Jorge Esc.Secundária S.Pedro da Cova.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
C. Que consequências resultam da evolução da população?
EFP-ISEG1 Economia e Finanças Públicas Aula P8 Tópicos: As contas e os saldos das Adm. Pub. A consolidação das contas das APs.
A população portuguesa
Economia Pública Aula 4:
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Economia Pública (Aula 9 a)
Introdução à Microeconomia
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
Introdução à Microeconomia
LEI DE DISTRIBUIÇÃO DE BOLTZMANN
Aula Teórica nº 11 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5.3. Saldos orçamentais e poupança pública 5.4. Dívida pública Economia.
A estrutura etária.
Transcrição da apresentação:

Economia e Finanças Públicas Aula P4 Tópicos: Despesas por razões de equidade Funções de Bem-Estar Social (utilitarismo e rawlsianismo) Conflito potencial eficiência/equidade Despesas públicas em Portugal Comparações internacionais EFP - ISEG

Bibliografia Ler previamente: Cap. 3 dos livros EFP e EFP:TP EFP - ISEG

Tópico de Reflexão -1 O Quadro 6.1 da pág. 166 do livro EFP contém dados sobre o peso das despesas públicas totais em percentagem do PIB (sector público administrativo). a) Compare a evolução do peso do sector público na Europa (UE15), Estados Unidos e Japão. b) Identifique a evolução registada em Portugal no período 1970-2003 e compare-a com a da Espanha e da Suécia. c) A partir desse indicador será possível determinar qual o país em que o Estado de bem-estar está mais desenvolvido? Justifique. d) Com a informação para 1995 e 2000 sobre Portugal, a Espanha e a Suécia constante dos Quadros 6.4 e 6.5 da pág. 177, que conclusões adicionais pode retirar? EFP - ISEG

Tópico de Reflexão - 2 Considere os seguintes dados estimados (2000-2050) do rácio de dependência dos idosos (rácios da projecção de pessoas com mais de 65 anos sobre as pessoas com idades entre 15 e 64 anos), para Portugal e os países da União Europeia a 15 e a 27 membros: 2005 2010 2015 2020 2025 2030 2035 2040 2045 2050 EU (27) 24.7 26 28.6 31.8 35.5 39.8 44.4 48.1 50.8 52.8 EU (15) 25.9 27.5 30.1 32.8 36.3 41.2 46.3 50 52 53.2 Portugal 25.2 26.5 28.8 31.5 34.7 39 43.4 48.9 54.7 58.1 Que consequências poderá ter esta evolução demográfica na estrutura das despesas públicas? Justifique. EFP - ISEG

Tópico de Reflexão - 3 1. Represente no mesmo gráfico as curvas de indiferença social utilitarista e rawlsiana e interprete o seu significado. 2. Ilustre como é possível uma melhoria de bem-estar na óptica utilitarista, sem que isso represente uma melhoria na óptica rawlsiana. 3. Discuta no caso de um país hipotético, que condições devem ser satisfeitas para que tal se verifique. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 1 O conflito entre eficiência e equidade traduz-se em que: a) Um melhoramento de Pareto é sempre socialmente injusto. b) A justiça social é inconciliável com a eficiência. c) Por vezes, para melhorar a equidade, é necessário ter custos de eficiência. d) Qualquer afectação de recursos eficiente é injusta. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 2 O que é que é “necessariamente verdade” acerca do rawlsianismo: a) A melhoria de bem-estar de um grupo origina melhoria do bem-estar social. b) O bem-estar social não se altera se o acréscimo de bem- estar de um grupo for igual ao decréscimo de outro. c) Se o nível de bem-estar dos que estão pior aumenta e dos que estão relativamente melhor diminui, o bem-estar social melhora. d) Tudo o resto constante, uma melhoria do bem-estar dos que estão pior na sociedade melhora o bem-estar social. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 3 O que é que é “falso” acerca do utilitarismo: a) O bem-estar social é a soma dos níveis de bem-estar individual. b) Se um indivíduo melhora o seu bem-estar mais do que o outro piora, o bem-estar da sociedade melhora. c) A redistribuição de rendimento entre indivíduos com iguais funções de utilidade e capacidades contributivas diferentes altera o bem-estar social. d) Quando aumenta o rendimento de uma sociedade, e há redistribuição, o bem-estar social aumenta necessariamente. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 4 Assuma que há custos de redistribuição de rendimento, que os indivíduos A e B têm funções utilidade iguais, e que o “estado social” inicial é Pareto-eficiente; contudo, A tem maior rendimento que B. Neste caso, a distribuição de rendimento óptima, na óptica utilitarista, ocorrerá quando: a) O individuo B tem maior rendimento que o A. b) O indivíduo A tem maior rendimento que o B. c) O rendimento de A e B é igual. d) A utilidade total de A e de B é a mesma. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 5 Assumindo que não há custos de redistribuição de rendimento e que o indivíduo A tem maior capacidade de transformar rendimento em bem-estar que o indivíduo B (para idênticos rendimentos), então o óptimo social rawlsiano acontece quando: a) O indivíduo B tem maior rendimento que o A. b) O indivíduo A tem maior rendimento que o B e a mesma utilidade total. c) A utilidade marginal do rendimento de A e de B é a mesma. d) A utilidade marginal do rendimento de A deve ser maior que a de B. EFP - ISEG

Questões de Escolha Múltipla - 6 Existe uma melhoria de bem-estar social na óptica rawlsiana se: a) Os que estão pior na sociedade melhoram o seu bem-estar. b) Todos os indivíduos melhoram o seu bem-estar. c) A soma dos níveis de bem-estar dos membros da sociedade diminui, mas quem está pior melhora a sua situação. d) Um indivíduo melhora o seu bem-estar e todos os outros mantêm a sua situação. Diga qual das afirmações não é “necessariamente verdadeira”. EFP - ISEG