As ONGs e o Controle do Tabagismo no Brasil 25 de agosto de 2007 Dr. Paulo César R P Corrêa Secretário-Executivo da ONG Aliança de Controle do Tabagismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENFORCEMENT AND RESULTS OF CONTROL PROGRAMS
Advertisements

Gestão Ambiental..
Poluição do ar mata, por ano, cerca de 2 milhões de pessoas no mundo
Os Fatos sobre o tabaco.
TABACO: dados epidemiológicos
RESPIRE LIVREMENTE PLANO DE COMO DEIXAR DE FUMAR
3/24/2017 6:58 AM LMF 9512 Alcohol Dependence
Fumar MATA!.
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
Higiene e problemas sociais
TABAGISMO.
Este pulmão pertenceu ao cidadão que fumou durante 25 anos e morou na cidade de São Paulo.
Assessoria de Planejamento e Programação FALANDO SOBRE TABAGISMO
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
Tabagismo Verdades x Mentiras
Decisão Inteligente.
O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
ELEMENTOS DO GRUPO:VITOR,RODRIGO,VANESSA,VANIA
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Grupo de Trabalho de Regulamentação do Diesel Metropolitano
20 PASSOS PARA DEIXAR DE FUMAR 1-DECIDA NÃO FUMAR MAIS! GEISLER.
Palestrante: José Eustáquio Viola
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
PROJECTO DOMICÍLIOS 100% LIVRES DE FUMO Instituto de Educação – Universidade do Minho 02 de Novembro de 2011 José Precioso (a), Manuel Macedo (b), Carolina.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
Ações da Anvisa no Controle dos Ambientes Livres do Tabaco
DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE TABAGISMO:
O tabaco, o cigarro e o fumo. Trabalho realizado por:
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
TABAGISMO.
CÂNCER e seus fatores de risco
 2012 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Joanna Cohen, PhD Diretora, Instituto para Controle Global do Tabaco Professora de prevenção a doenças,
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
Efeitos do tabagismo passivo sobre a saúde
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
CONHEÇA O CIGARRO POR DENTRO
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
Sistema Respiratório.
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
Nome do aluno: Caroline Magri Bonfante Disciplina: Educação em Saúde III Professora: Catarine Grisa Guaporé,julho de 2011.
O CIGARRO COMO DROGA. São identificadas na fumaça do cigarro substâncias São identificadas na fumaça do cigarro substâncias.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Avaliação das políticas de ambientes livres de fumo Andrew Hyland, PhD Roswell Park Cancer Institute.
O tabaco, o cigarro e o fumo
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Bem, ao que nos parece [,] a resposta desta vez é sim. Fumei passivamente por muito tempo e, confesso, não achava nada bom aspirar toda aquela fumaça,
COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA
Relações entre clima e poluição atmosférica Profº Vandeir Robson
VIII Congresso Centro Oeste de Pneumologia
MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
PROJETO ANTI-TABAGISMO
Alunos: Eduardo Deon Eduardo Sovrani Gian Mencatto Mario Schepainski Junior Patrick Bariviera Paulo Mascarello Vilmar Bertotti Júnior SENAI/SC - Videira.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Transcrição da apresentação:

As ONGs e o Controle do Tabagismo no Brasil 25 de agosto de 2007 Dr. Paulo César R P Corrêa Secretário-Executivo da ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) Grupo pesquisa Germinal / Projeto Elsa Presidente Comissão de Controle do Tabagismo- AMMG de junho 98 a junho 03 Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG

De RTZ a ACT

Controle do tabaco tem uma interface com todos os temas que estão na pauta da sociedade civil organizada meio ambiente, meio ambiente, justiça social, justiça social, igualdade, igualdade, promoção da saúde, promoção da saúde, prevenção, prevenção, ética, ética, responsabilidade, responsabilidade, direitos do consumidor, direitos do consumidor, educação e informação, educação e informação, … Associação de Controle do Tabagismo, Promoção da Saúde e dos Direitos Humanos

Movimento de ambientes livres de fumo Mundial Mundial Cidades Cidades Estados Estados Países Países Tabagismo passivo é a terceira causa de morte prevenível no mundo (IARC, 1987; Surgeon General, 1986; Glantz, 1995).

Entre e não fumantes nas Américas morrem a cada ano em decorrência da exposição à fumaça ambiental do tabaco Entre e não fumantes nas Américas morrem a cada ano em decorrência da exposição à fumaça ambiental do tabaco George Alleyne,Diretor da OPAS, Dia Mundial sem tabaco em 2001

Uma Preocupação Constante no Mundo O Tabagismo Passivo vem sendo uma preocupação constante da Organização Mundial de Saúde, tendo sido escolhido como tema por várias oportunidades, desde o início dos anos 1990: O Tabagismo Passivo vem sendo uma preocupação constante da Organização Mundial de Saúde, tendo sido escolhido como tema por várias oportunidades, desde o início dos anos 1990: Locais Públicos e Transportes: melhor que sejam livres de tabaco Locais Públicos e Transportes: melhor que sejam livres de tabaco Ambientes de Trabalho livres de tabaco : mais seguros e mais saudáveis Ambientes de Trabalho livres de tabaco : mais seguros e mais saudáveis Serviços de Saúde : nossa janela para um mundo livre de tabaco Serviços de Saúde : nossa janela para um mundo livre de tabaco Unidos por um mundo sem tabaco Unidos por um mundo sem tabaco O Fumo Passivo Mata O Fumo Passivo Mata

Uma Preocupação Recente no Brasil O tema do dia nacional de combate ao fumo de 29 de agosto de 2006 também dizia respeito ao tabagismo passivo: "cigarro faz mal até para quem não fuma".

Belo Horizonte No seu trabalho, o Sr(a) preferiria que o empregador não permitisse o fumo, limitasse o fumo a uma área específica interna, a uma área específica externa ou não restringisse o fumo? Corrêa, Paulo C R P : 603 entrevistas ; julho % aprova restrição No seu trabalho, o Sr(a) preferiria que o empregador não permitisse o fumo, limitasse o fumo a uma área específica interna, a uma área específica externa ou não restringisse o fumo? Corrêa, Paulo C R P : 603 entrevistas ; julho % aprova restrição Conhecimentos, Crenças e Atitudes sobre tabagismo em BH Conhecimentos, Crenças e Atitudes sobre tabagismo em BH

Em BH 19% dos entrevistados não sabem que a FAT causa doenças Atualmente têm sido feitos muitos comentários sobre o fumo passivo (que é a exposição à fumaça de cigarros comuns ou de palha). Na sua opinião essa fumaça apenas incomoda os não-fumantes ou Sr(a) acha que ela pode causar sérios problemas de saúde, como câncer e doença cardíaca? Atualmente têm sido feitos muitos comentários sobre o fumo passivo (que é a exposição à fumaça de cigarros comuns ou de palha). Na sua opinião essa fumaça apenas incomoda os não-fumantes ou Sr(a) acha que ela pode causar sérios problemas de saúde, como câncer e doença cardíaca? Opinião sobre os efeitos da exposição à fumaça de produtos de tabaco Opinião sobre os efeitos da exposição à fumaça de produtos de tabaco Correa, Paulo C R P Correa, Paulo C R P : Conhecimentos, Crenças e Atitudes sobre tabagismo em BH 2%não incomoda/ não causa doenças 2% não incomoda/ não causa doenças 17% apenas incomoda os não-fumantes

05 dez 2004

Projeto BH Respirando Melhor Maio a dezembro de 2005

Mídia ganha

Julho de 2005 Centro de BH

Educar…Educar…Para depois poder legislar… Desafios: formar a coalisão formar a coalisão obter funding obter funding estabelecer linha de base estabelecer linha de base campanha campanha cadê o funding para fazer a pesquisa cadê o funding para fazer a pesquisa de avaliação após a veiculação?

Projeto HAC livre de fumo –maio 07

RESPIRE À VONTADEPOLÍCIAMILITAR D E M I N A S G E R A I S AMBIENTE LIVRE DO FUMO AMBIENTE LIVRE DO FUMO

RESPIRE À VONTADE POLÍCIAMILITAR D E M I N A S G E R A I S AMBIENTE LIVRE DO FUMO AMBIENTE LIVRE DO FUMO

Local: Auditório da CETESB - São Paulo - SP - Brasil Data: 27 de agosto de 2007

FAT Fumaça ambiental do tabaco é a fumaça à qual os não-fumantes estão expostos. É formada pela fumaça que é liberada pela ponta de um cigarro aceso mais a fumaça exalada pelo fumante. Fumaça ambiental do tabaco é a fumaça à qual os não-fumantes estão expostos. É formada pela fumaça que é liberada pela ponta de um cigarro aceso mais a fumaça exalada pelo fumante. Vários nomes: tabagismo passivo, exposição involuntária ao fumo Vários nomes: tabagismo passivo, exposição involuntária ao fumo Sabidamente cancerígena para humanos Sabidamente cancerígena para humanos

Quem primeiro usou o termo Tabagismo Passivo Colley JR, Holland WW, Corkhill RT Colley JR, Holland WW, Corkhill RT Influence of passive smoking and parental phlegm on pneumonia and bronchitis in early childhood. Lancet 1974;2:1031–4. Influence of passive smoking and parental phlegm on pneumonia and bronchitis in early childhood. Lancet 1974;2:1031–4.

O que há na fumaça do cigarro? 4700 substâncias 4700 substâncias Amônia, Acetona, Arsenico, Monóxido de Carbono, Cianureto, Formaldeído, Metano, Nicotina, Alcatrão, Tolueno, etcAmônia, Acetona, Arsenico, Monóxido de Carbono, Cianureto, Formaldeído, Metano, Nicotina, Alcatrão, Tolueno, etc

Definições Material Particulado : mistura de compostos sólidos microscópicos e gotículas líquidas suspensas no ar Material Particulado : mistura de compostos sólidos microscópicos e gotículas líquidas suspensas no ar material particulado na atmosfera : um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros. material particulado na atmosfera : um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa de seu pequeno tamanho. As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.

O material particulado pode ser classificado Partículas Totais em Suspensão (PTS) Partículas Totais em Suspensão (PTS) Podem ser definidas de maneira simplificada como aquelas cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 50 µm. Uma parte destas partículas é inalável e pode causar problemas à saúde, outra parte pode afetar desfavoravelmente a qualidade de vida da população, interferindo nas condições estéticas do ambiente e prejudicando as atividades normais da comunidade. Uma parte destas partículas é inalável e pode causar problemas à saúde, outra parte pode afetar desfavoravelmente a qualidade de vida da população, interferindo nas condições estéticas do ambiente e prejudicando as atividades normais da comunidade.

O material particulado pode ser classificado Partículas Totais em Suspensão (PTS) Partículas Totais em Suspensão (PTS) Partículas Inaláveis (MP10) Partículas Inaláveis (MP10) Podem ser definidas de maneira simplificada como aquelas cujo diâmetro aerodinâmico é menor que 10 µm. As partículas inaláveis podem ainda ser classificadas como partículas inaláveis finas – MP 2,5 (<2,5µm) e partículas inaláveis grossas (2,5 a 10µm). As partículas finas, devido ao seu tamanho diminuto, podem atingir os alvéolos pulmonares, já as grossas ficam retidas na parte superior do sistema respiratório.

O TSI SidePak foi usado para medir o nível de material particulado de diâmetro menor do que 2.5 microns (PM2.5) em pubs, bares, restaurantes e outros ambientes de trabalho. O TSI SidePak foi usado para medir o nível de material particulado de diâmetro menor do que 2.5 microns (PM2.5) em pubs, bares, restaurantes e outros ambientes de trabalho.

Bar visitado entre 21h44 do dia 6 e 2h22 do dia 7 de outubro de 2006 Média : 20 μg/m3 Observar o brusco aumento no horário da entrada e uma queda ao mínimo no da saída.

Monitoramento em Bingo - BH

o nível de PM2.5 nos locais onde o fumo é permitido é mais de 2 vezes o nível nos locais onde o fumo é proibido nas cidades pesquisadas o nível de PM2.5 nos locais onde o fumo é permitido é mais de 2 vezes o nível nos locais onde o fumo é proibido nas cidades pesquisadas Concentração média de partículas finas em estabelecimentos brasileiros e irlandeses.

o nível de PM2.5 nos locais onde o fumo é permitido é mais de 2 vezes o nível nos locais onde o fumo é proibido nas cidades pesquisadas o nível de PM2.5 nos locais onde o fumo é permitido é mais de 2 vezes o nível nos locais onde o fumo é proibido nas cidades pesquisadas Concentração média de partículas finas por tipo de estabelecimento

Ambientes 100% livres da FAT Proteção dos não- fumantes Reduz mortes e doencas causadas pela exposição a FAT Reduz mortes e doencas causadas pela exposição a FAT Ajuda os fumantes a pararem de fumar Fumantes  consumo de tabaco em 29% Fumantes  consumo de tabaco em 29% Prevenção da iniciação Cria norma social de não fumar Cria norma social de não fumar

Tabagismo Passivo - mensagens É um risco de saúde pública facilmente prevenível É um risco de saúde pública facilmente prevenível A implementação de áreas de fumantes é inexequivel e caro ; “fumódromos” proscritos A implementação de áreas de fumantes é inexequivel e caro ; “fumódromos” proscritos Pode ser a base legal para ações judiciais porque o empregador mantém um ambiente de trabalho não saudável Pode ser a base legal para ações judiciais porque o empregador mantém um ambiente de trabalho não saudável Ambientes 100% livres de fumo protegem clientes e empregados e não atrapalham os negócios! Ambientes 100% livres de fumo protegem clientes e empregados e não atrapalham os negócios!

Comentário final Programa Saber Saúde não é efetivo, conclui tese de doutorado... Programa Saber Saúde não é efetivo, conclui tese de doutorado...