As TIC e as Novas Áreas Curriculares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

POLUIÇÃO do solo.
Índice Introdução Como começou? O que é?
Trabalho Realizado por:
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Reciclagem e reutilização
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Jogo do Ambiente.
Ciclo de vida do produto
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Resíduos.
Resíduos.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó
Desenvolvimento sustentável.
Trabalho realizado por John Severino
Jogo sobre a Poluição.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
O problema do lixo termina
O que você acha dessa notícia?.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TRATAMENTO.
Gestão de resíduos perigosos
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Processo de Reciclagem do Vidro
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Constituição do planeta Terra:
Aterro Sanitário Um aterro sanitário representa uma evolução e uma solução em relação à deposição incontrolada em lixeiras, porque consiste numa forma.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Focos de poluição e resíduos sólidos urbanos em Vale de Chícharos: que qualidade de vida? Turma.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
RECICLAGEM.
Área de projecto Resíduos
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Energia das Biomassas.
Ambiente Natural do Marketing
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Água – fundamental para vida.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

As TIC e as Novas Áreas Curriculares Resíduos Sólidos Urbanos: lixo ou recursos ? Grupo: - Carlota Silva - Luisa Ferreira - Sara Santos - Celestino Mendes Janeiro de 2004

Resíduos sólidos urbanos: lixo ou recursos? Uma das principais lacunas relacionadas com os resíduos sólidos urbanos (RSU) é a escassez e o acesso à informação.

Resíduos sólidos urbanos: lixo ou recursos? Um dos principais problemas é não tomarmos consciência que estamos perante um problema global que agravamos a cada dia que passa e que a solução só terá início quando começarmos a olhar para os RSU como um recurso e não como lixo.

Resíduos sólidos urbanos: lixo ou recursos? Reciclar Reduzir Reutilizar RSU Incineração Lixeiras Aterros Sanitários Continuar

Reciclar Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Reciclagem é o resultado de uma série de actividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, são separados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos.

Ecoponto Voltar

Reduzir Podemos reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira mais eficiente , sempre racionalizando o uso de materiais no nosso dia a dia. Por exemplo: os restaurantes que servem comida ao quilo estão a fazer um grande sucesso porque permitem fazer o mínimo desperdício possível. Voltar

Reutilizar O desperdício é uma forma irracional de utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados , podendo ser usados na função original ou criar novas formas de utilização. Por exemplo: podemos utilizar os dois lados do papel , fazer blocos para rascunhos com papeis escritos ou impressos em apenas um dos lados. Voltar

Aterros sanitários Um aterro sanitário é um local onde se faz a deposição de RSU de uma forma controlada , havendo igualmente um controlo sistemático das águas lixiviantes e dos gases produzidos , e uma monitorização do impacto ambiental em que o aterro está activo e após o seu encerramento.

Aterro Sanitário Voltar

Lixeiras Lixeiras Uma lixeira é um local a céu aberto onde são depositados os RSU sem qualquer controlo. Os impactos ambientais são: - poluição visual e olfactiva - poluição dos lençóis de água subterrâneos e linhas de água superficiais devido aos lixiviantes resultantes do processo de degradação dos RSU - poluição atmosférica resultante da queima dos RSU (CO ,HC ,dioxinas…) - desperdício de recursos.

Lixeiras Voltar

Incineração Incineração O processo incineração é, por definição, um processo químico por via térmica, com ou sem recuperação da energia calorífica produzida.   A incineração de RSU é um processo de combustão controlada que tem como principais objectivos a redução do volume, a recuperação de energia e a estabilização dos resíduos.

Esquema de uma incineradora 1. Plataforma de descarga 2. Fossa 3. Garra 4. Ponte rolante 5. Alimentação do forno 6. Injecção de ar primário 7. Forno 8. Extractor de escórias 9. Caldeira 10. Sobreaquecedor 11. Economizador 12. Depurador de gases 13. Filtro de mangas 14. Chaminé Incineradora da Valorsul Voltar

Conclusão À parte do aspecto de espalharmos os RSU por todo a lado fazendo destes lixo, a solução de usarmos as chamadas lixeiras para a sua deposição é, por todos os aspectos referidos, a pior solução; Os aterros sanitários apesar de controlarem todos os aspectos poluentes das lixeiras, não valorizam os recursos; A incineração valoriza os recursos em termos energéticos mas produzem efluentes gasosos perigosos; As melhores soluções passam efectivamente pela politica dos três RRR – Reciclar, Reduzir, Reutilizar.

Conclusão É imperativo que adquiramos predisposição para uma mudança urgente de mentalidade face ao ambiente . Para além dos parasitas, devemos ser a única espécie que não se conseguiu adaptar e evoluir no seu meio ambiente numa base de equilíbrio, ou seja, sem o destruir.

Conclusão Nós somos piores que os vírus. Pelo que se sabe, eles não destroem os da mesma espécie e, apesar de destruírem o corpo que habitam, desenvolvem meios para se propagarem para outros. Mas nós, apesar de sermos seres racionais e inteligentes, estamos a dar cabo do nosso admirável planeta e nem sequer temos outro para onde ir...