A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório de Actividades,
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
1 II CONGRESSO DO DIREITO DE LÍNGUA PORTUGUESA Luanda, 6 e 7 de Dezembro de 2010.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Preservação Digital uma perspectiva arquivístiva Cecília Henriques Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo BN - 25 Novembro 2002.
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Ética e Ciência José Roberto Goldim
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Universidade do Minho Seminário MICEI2007 DBPreserve: Preservação de Bases de Dados Jos é Carlos Ramalho
Atuação do IBICT e os Open Archives
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Rio de Janeiro – outubro/2005
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Plano Director de Sistemas de Informação (PDSI)
Repositório Institucional da Universidade do Minho RepositóriUM Eloy Rodrigues –
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Planejamento e 7 de março de 2014.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
O ACESSO ABERTO NA PERSPETIVA DA COMUNIDADE DOCENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA Jorge Amaral Instituto Politécnico de Coimbra, ISEC
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Workshop sobre Acesso Livre nas Unidades de Pesquisa do MCT, 1 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2008.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
…ESTRANHA FORMA DE VIDA… O Programa ERASMUS MUNDUS visto por uma estudante europeia Universidade de Lisboa, 26 Outubro 2009 Alessandra Gallerano Erasmus.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
25 de Outubro repositório _ APRESENTAÇÃO PÚBLICA 25 DE OUTUBRO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Transcrição da apresentação:

A promoção do Acesso Livre na Universidade do Minho Angelo Miranda

Sumário RepositóriUM Iniciativas de promoção Alguns resultados Algumas recomendações

RepositóriUM Repositório Institucional da Universidade do Minho Após vários meses de estudo e implementação, abriu ao público a 20 de Novembro de 2003 com 4 comunidades – piloto

RepositóriUM – fase piloto...no entanto: O número de comunidades O número de documentos O número de autores Evoluíu mais lentamente do que o previsto e desejável. Alheamento e desconhecimento por parte dos investigadores e docentes.

Elaboração de um Plano de Comunicação para: Promover adesão de novas comunidades Aumentar número utilizadores (incentivar o auto-arquivo) Aumentar o acervo de documentos … mas também para ajudar a: Promover a criação de RIs a nível nacional Promover o movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Estratégia de comunicação

Iniciativas internas Apresentações às Comunidades / Unidades. 26 apresentações Sensibilização da Academia para a questão do Acesso Livre Entrevistas e notícias na imprensa interna; Materiais promocionais; Materiais didácticos. Promoção e sensibilização da gestão de topo.

Comunicações em conferências de âmbito internacional. Congresso da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Maio 2004, Estoril [ ] Building digital bridges: linking cultures, commerce and science, Elpub, 8, Brasília, 2004 [ ] Encontro de Documentação em Ciências da Comunicação (ENDOCOM), Setembro 2004, Porto Alegre, Brasil Berlin 3: Open Access, Março de 2005, Universidade de Southampton Iniciativas Externas

11 apresentações em seminários, palestras e workshops Palestra na Fundação Mário Soares, organizado pela BAD, Março de 2004, Lisboa Workshop da BAD sobre Acesso Livre, Outubro 2004, Lisboa Congresso da Federacion Espanola de Sociedads de Arquivística, Biblioteconomia, Documentacion e Museística, Abril de 2005, Madrid Difusão de notícias Imprensa local e nacional; Televisão. Iniciativas Externas

Acompanhamento Acompanhamento e participação activa em novos desenvolvimentos e iniciativas OAIster Google DSpace Google Scholar Presença em conferências Open Archives Forum, 2nd Workshop, Lisbon, 2002 Implementing the benefits of OAI (OAI3), CERN, Geneva, 2004 DSpace User Group Meeting, USA, 2004

Directório Acesso Livre

LusoDSpace

Investigação & Desenvolvimento Dep. Sistemas de Informação

Investigação & Desenvolvimento Dep. Sistemas de Informação Doutoramentos Comportamento de investigadores mediante a utilização de um repositório institucional. Fernanda Sarmento [ Preservação digital. Miguel Ferreira [ Mestrados O acesso livre ao conhecimento – estudo sobre a sua contextualização histórica, actual e perspectivas futuras. Angelo Miranda [ Estudo sobre a utilização e interoperabilidade entre conteúdos de aprendizagem com diferentes granularidades. Rafael Relvão [

Alguns resultados Política de produção intelectual da Universidade do Minho 25 unidades orgânicas no RI 1250 depósitos em auto-arquivo 2000 documentos Mais de acessos Reconhecimento internacional como promotor activo do Acesso Livre

Apoio e suporte da Gestão de Topo Começar: efeito bola de neve Promoção + Promoção + Promoção Colaborar com outras instituições Vantagens e benefícios claros Auto-arquivo simples e fácil Serviços atractivos e úteis Algumas recomendações

... aos investigadores e docentes... à Universidade do Minho... às Universidades Portuguesas Notas finais

Obrigado pela Atenção ! Questões ?