Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania                                      Abertura

Estrutura da apresentação Missão Objetivos Participantes Metodologia Sensibilização Módulos básicos Coalizões temáticas Desdobramentos

Missão da Cidade A Cidade do Conhecimento é uma rede de comunicação e cooperação entre estudantes e trabalhadores de todos os níveis e setores. Usar as novas tecnologias de informação e comunicação para a democratização do conhecimento.

Missão GMD Contribuir com a formação dos profissionais que atuam em pontos públicos de acesso à internet, transformando-os em gestores de mídias digitais. Preparar estes profissionais para atuar em rede, buscando permanentemente a formulação de projetos e atividades que reflitam as necessidades e oportunidades das comunidades em que estão envolvidos, sempre utilizando a infra-estrutura disponível. O avanço das mídias digitais, evidente e irreversível, tem sido acompanhado por políticas públicas voltadas à inclusão digital, em especial pela universalização do acesso, com destaque para a instalação de pontos de acesso à internet em escolas, telecentros e outros postos de atendimento à população.  Frente ao crescimento dessa infra-estrutura e das possibilidades de uso das novas mídias digitais, torna-se cada vez mais importante investir na capacitação dos profissionais que atuam nestes pontos ajudando a população a acessar as informações que circulam na rede, estimulando novas formas de trabalho e criando novas identidades e culturas. Com este objetivo, a Cidade do Conhecimento, projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo sob a forma de uma rede cooperativa entre a universidade e a sociedade, criou o programa Gestão de Mídias Digitais (GMD), iniciativa que visa preparar esses profissionais para atuar em rede buscando permanentemente a formulação de projetos e atividades que reflitam as necessidades e oportunidades das comunidades em que estão envolvidos, sempre utilizando a infra-estrutura disponível.  Iniciado em agosto e com duração de 8 meses, o GMD reúne 280 participantes de cerca de 100 pontos públicos de acesso à web e conta com o apoio da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e dos principais laboratórios e núcleos de pesquisa da USP voltados ao desenvolvimento de mídias digitais. Mais informações no site www.cidade.usp.br/gmd

Missão GMD Estimular a criação de formas democráticas e inovadoras de utilização das mídias digitais, construindo novas identidades culturais.

Objetivos Desenvolver projetos que: • Promovam a formação de gestores atentos aos usos sociais da internet; • Atendam as demandas da comunidade; • Fortaleçam os laços cooperativos com a universidade.

Participantes Monitores e lideranças do AcessaSP – Governo do Estado de São Paulo 60 infocentros na cidade de São Paulo 180 inscritos Coordenadores dos Telecentros – Prefeitura de São Paulo 20 telecentros no município 20 inscritos CDI São Paulo 20 EICs 30 inscritos Outras entidades 50 inscritos

Metodologia • Concepção e gestão participativa • Seminários preparatórios – abril/maio/junho 2002 • Mês de sensibilização – agosto 2002 • 12 encontros presenciais – 2x mês 6 seminários – módulos básicos 6 laboratórios – desenvolvimento de projetos comunitários por coalizão temática • Portal do GMD – ferramenta de trabalho colaborativo à distância

Sensibilização Apresentação do projeto e atividades de sensibilização na USP – formação das coalizações temáticas Visita à Comdex Filme, churrasco e futebol

Módulos básicos 1 – História das TICs 2 – Iniciativa e criatividade 3 – Tecnologia e Cidadania 4 – Cultura digital 5 – Comunicação 6 - Gestão de Processos e Projetos  

Módulo 1 - História Histórico do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação Importância da comunicação e da informação no desenho da sociedade atual Importância das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no desenvolvimento humano, econômico, político e social

Módulo 2 – Iniciativa e criatividade Modelos de identificação de demandas e definição de prioridades Empreendedorismo, capacidade de articulação e formulação de parcerias Captação de recursos e sustentabilidade

Módulo 3 – Tecnologia e Cidadania Importância das redes de informação na organização social Importância da comunidade local no desenvolvimento econômico Importância da tecnologia da Informação na construção e consolidação de direitos/ cidadania Modelos de tecnologias sociais utilizadas por organizações comunitárias Tendências de desenvolvimento do governo eletrônico e da informática comunitária

Módulo 4 – Cultura digital a ) Caixa de ferramentas Listas, portais, anéis, weblogs, rádios e TVs comunitárias   Pesquisa na internet (mecanismos de busca, principais sites de conteúdo) Serviços (governo eletrônico, terceiro setor, educação à distância) b ) Cooperação: segredos da internet avançada Comunidades: criação, manutenção e inovação Trabalho em rede e teletrabalho Gestão do conhecimento e inteligência civil c ) Softwares: livres, proprietários e piratas

Módulo 5 – Comunicação a ) Mídias na sociedade brasileira: imprensa, publicidade, cultura b ) Produção de conteúdos: projetos e gestão c ) Panorama das ferramentas de edição digital d ) Comunicação na comunidade: captação de demandas e consensos

Módulo 6 – Gestão de Projetos a ) Elaboração de projetos b ) Noções básicas de gestão de projetos c ) Qualidade na prestação de serviços d ) Trabalho em equipe e ) Desafios de organização f ) Gestão do tempo e produtividade

Coalizões Temáticas Comunidade Infra-estrutura Cultura Formação de Monitores Comunicação

Coalizão 1 - Comunidade Missão: a) Atender às demandas de públicos específicos da comunidade, como a terceira idade, crianças, jovens, etc b) Conscientizar e estimular a participação da comunidade Objetivos: a) identificar o público-alvo, desenhar estratégias adequadas de atendimento e mobilizar as ferramentas de tecnologia da informação necessárias para o atendimento de desafios como: alfabetização; desemprego; combate às drogas; suporte ao morador de rua; combate à violência; direitos do cidadão. b) fortalecimento da comunidade e a sua conscientização sobre a utilização da tecnologia.  Conscientização e participação da comunidade: a conscientização da comunidade em relação à organização em comunidade e em relação aos benefícios oferecidos pelos infocentros/telecentros/CDIs é fator fundamental. Essa conscientização passa pela comunicação, pela educação e principalmente pela cultura.

Coalizão 2 – Infra-estrutura Desafio: desenvolver a infra-estrutura básica para a articulação entre ofertas e demandas tanto no GMD quanto nas vários coalizões e projetos associados. Objetivos: a) criar portais que tenham como finalidade gerar comunidades, publicação de conteúdos, b) Usar ferramentas colaborativas e personalização de sites (por comunidade e por indivíduo). b) investir na melhoria da gestão de equipamento e de banda das entidades

Coalizão 3 - Cultura Desafio: mobilizar as competências e habilidades organizacionais, editoriais, estéticas e tecnológicas que facilitem a expressão artística nas comunidades. Objetivos: a) Desenvolver projetos nos campos da cultura, entretenimento, lazer e educação, com ênfase na produção e na distribuição de música, vídeo e outros serviços relacionados à formação da identidade de indivíduos e grupos. b) Criar espaços culturais (virtuais) e de expressão.

Coalizão 4 – Formação de Monitores Desafio: investir na capacitação dos monitores pelos próprios monitores, visando a reciclagem do profissional e a melhoria da qualidade do serviço. Objetivo: identificar o repertório de habilidades e competências dos profissionais envolvidos no projeto para que estes atuem em atividades formativas e de capacitação, com o apoio da USP, do IPT e de outras organizações associadas ao GMD.

Coalizão 5 - Comunicação Desafio: organizar uma estratégia de comunicação e marketing ampla e de alto impacto nas mídias nacionais e internacionais, de interesse geral e especializados. Objetivo: a) divulgação do infocentro/telecentro/EIC/CDI; b) comunicação entre monitores e lideranças; c) fortalecimento da comunicação com a comunidade.

Desenvolvimento de projetos – início 8 e 9 de novembro Desdobramentos Desenvolvimento de projetos – início 8 e 9 de novembro 2) Aplicação da metodologia em outros projetos de formação de redes