Pensamento Crítico, Prática 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
TCC: Monografia e/ou Artigo
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Trabalho Escolar de Filosofia
Pensamento crítico: o que é, para que serve e porquê ensiná-lo.
Funcionamento das Práticas
Pensamento crítico 2008/9 Aula 2,
Pensamento Crítico, Prática 2
Substituir aula de dia 17 P1: 8:00-10:00, terça 14 P2: 9:00-11:00, segunda 13 P3:--
Serão os valores morais universais?
Apologética.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Lógica e lógica de programação
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Terrorismo religioso O poder das ideias - Dia da Filosofia
Conceitos Básicos.
Questões preparação para exame Soluções
O que é Pesquisa Científica?
O I L U M N S Professor: Odair.
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Dissertação.
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
EDAISMO Sabe o que é ?.
Escola Secundária Francisco de Holanda
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
Amor e Sexualidade.
Educação Sexual na Adolescência
Teoria e prática da argumentação
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
ÉTICA PROFISSIONAL.
Jovens.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Informações implícitas
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
O QUE É FILOSOFIA ?.
COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Lógica Matemática Introdução.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
Textos Argumentativos
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Introdução à Engenharia de Computação
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Educação sexual Tema: Actividades e idades Mais factos sobre Bibliografia Recomendada em “Educação Sexual em Meio Escolar – Linhas Orientadoras”
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Paradigma moral da sociedade laica
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
DISSERTAÇÃO: TEMAS POLÊMICOS
A distinção validade-verdade
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Transcrição da apresentação:

Pensamento Crítico, Prática 2 Argumentação Argumentação

Argumento Objectivo Persuadir o interlocutor Como? Partir de premissas aceitáveis Seguir um raciocínio válido Chegar a uma conclusão clara

Textos 1 e 2 Qual é a conclusão de cada texto?

Textos 1 e 2 Qual é a conclusão de cada texto? Texto 1: Não é aos cépticos que compete refutar os dogmas, mas sim aos que os defendem que compete mostrar provas.

Textos 1 e 2 Qual é a conclusão de cada texto? Texto 2:

Textos 1 e 2 Qual é a conclusão de cada texto? Texto 2: São crianças tão terrestres como seus pais, a única diferença é sua tarefa espiritual de impulsionar mudanças na humanidade. (?) Os colégios e os demais centros educativos, devem estar atentos para reconhecer a presença das crianças Índigo dentro das salas de aula. (?) Não tem conclusão...

Textos 1 e 2 Que razões são apresentadas?

Textos 1 e 2 Que razões são apresentadas? Texto 1: Que normalmente recusamos uma conclusão que se baseie apenas na falta de provas em contrário, tal como a hipótese de uma chaleira de loiça azul entre a Terra e Marte.

Textos 1 e 2 Que razões são apresentadas? Texto 2: ? O que são razões?

Textos 1 e 2 Que razões são apresentadas? Afirmações justificativas O que são razões? Afirmações justificativas

Textos 1 e 2 As razões suportam a conclusão?

Textos 1 e 2 As razões suportam a conclusão? Texto 1: Sim. Apresenta ideias que justificam aceitar a conclusão.

Textos 1 e 2 As razões suportam a conclusão? Texto 1: Sim. Apresenta ideias que justificam a conclusão: Se propomos a chaleira em órbita só porque não podem provar o contrário acham disparate. Logo não é necessário provar o contrário para rejeitar uma afirmação.

Textos 1 e 2 As razões suportam a conclusão? Texto 2: Não há relação entre as afirmações.

Textos 1 e 2 Serão ambos argumentos?

Textos 1 e 2 Serão ambos argumentos? O que é um argumento? Razões que justificam uma conclusão

Textos 1 e 2 Encontramos termos mal definidos?

Textos 1 e 2 Encontramos termos mal definidos? Texto 2: tarefa espiritual Sete Leis Espirituais

Textos 1 e 2 E frases demasiado vagas? um novo estado de consciência mais evoluído

Textos 1 e 2 Para um bom argumento (até agora...): Conclusão clara Justificações relevantes Termos bem definidos Afirmações concretas e específicas Bom encadeamento

Pressupostos

Texto 3 Conclusão Razões São relevantes? É um argumento?

Texto 3 Por vezes um argumento inclui premissas implícitas (pressupostos). Um exemplo neste texto:

Texto 3 Por vezes um argumento inclui premissas implícitas (pressupostos). Um exemplo neste texto: Se a publicidade influencia, a violência também influencia.

Texto 3 Por vezes um argumento inclui premissas implícitas (pressupostos). Um exemplo neste texto: Se a publicidade influencia, a violência também influencia. Ou: se algumas coisas influenciam, então a violência influencia.

Texto 3 Por vezes um argumento inclui premissas implícitas (pressupostos). Um exemplo neste texto: Se a publicidade influencia, a violência também influencia. Ou: se algumas coisas influenciam, então a violência influencia. Ou ainda: se a publicidade influencia, então tudo na TV influencia.

Texto 3 Podemos aceitar algum destes pressupostos? Se a publicidade influencia, a violência também influencia. Ou: se algumas coisas influenciam, então a violência influencia. Ou ainda: se a publicidade influencia, então tudo na TV influencia.

Mesma coisa? A Carla está furiosa porque o Jorge espatifou o carro dela. Cuidado que a Carla está furiosa. O Jorge espatifou o carro dela.

Argumentos e Explicações Num argumento queremos mostrar a validade duma conclusão: Cuidado que a Carla está furiosa. O Jorge espatifou o carro dela. A fúria da Carla não está estabelecida, e a aselhice do Jorge é dada como razão para aceitarmos que a Carla está mesmo furiosa.

Argumentos e Explicações Numa explicação apresentamos uma causa para algo que é tido como verdade: A Carla está furiosa porque o Jorge espatifou o carro dela. A fúria da Carla é aceite à partida, e o que se pretende é explicar porque ela está assim.

Argumentos e Explicações Atenção: Pode depender do contexto Uma explicação pode ser a conclusão de um argumento (ou vice versa...)

Argumentos e Explicações Atenção: As pessoas dão valor aos seus carros, e reagem mal quando perdem algo de valor. Daí se conclui que a Carla ficou furiosa porque o Jorge lhe espatifou o carro.

Atenção: Ao que está a ser argumentado Ao que é aceite e está a ser explicado Ao que não é mencionado mas é assumido implicitamente

Exercício 1

Exercício 2

Texto 1

Texto 2 É um argumento?

Relevante? Em muitos animais o período fértil das fêmeas é anunciado por marcas visuais, olfactivas, ou por grandes alterações no comportamento, e a actividade sexual do macho varia de acordo com estas alterações.

Relevante? Nos anos sessenta, o movimento Norte Americano de contracultura levou milhões de jovens a defender o conceito de amor livre, e a propor a libertação do acto sexual das antigas restrições morais, sociais, e religiosas.

Relevante? Na espécie humana a ovulação é imperceptível quer para as mulheres quer para os homens.

Relevante? Relevante em conjunto Em muitos animais o período fértil das fêmeas é anunciado por marcas visuais, olfactivas, ou por grandes alterações no comportamento, e a actividade sexual do macho varia de acordo com estas alterações, mas na espécie humana a ovulação é imperceptível quer para as mulheres quer para os homens. Relevante em conjunto

Relevante? Dissociar o acto sexual da reprodução é um passo importante para garantir a igualdade entre os sexos, não limitando as mulheres a uma vida essencialmente familiar e permitindo-lhes opções de carreira profissional e independência económica.

Exemplo H1: A maioria dos adultos tem cáries. H2: A maioria dos adultos não tem cáries.

Exemplo H1: A maioria dos adultos tem cáries. H2: A maioria dos adultos não tem cáries. Não ter cáries melhora a qualidade de vida e reduz despesas de saúde.

Exemplo H1: A maioria dos adultos tem cáries. H2: A maioria dos adultos não tem cáries. Não ter cáries melhora a qualidade de vida e reduz despesas de saúde. Um juízo de valor não é relevante para uma questão de facto.

Relevante? Dissociar o acto sexual da reprodução é um passo importante para garantir a igualdade entre os sexos, não limitando as mulheres a uma vida essencialmente familiar e permitindo-lhes opções de carreira profissional e independência económica.

Relevante? Na espécie humana, o acto sexual tem cerca de 10% de probabilidade de resultar em concepção.

Relevante? Em todas as sociedades humanas o acto sexual é visto como um acto de grande importância, por vezes com significado simbólico e místico.

Relevante? Na maioria dos animais, a probabilidade de concepção por cada acto sexual é alta, e em alguns casos como o de peixes ou insectos um acto sexual resulta na concepção de milhares de indivíduos.

Relevante? Na maioria dos animais, a probabilidade de concepção por cada acto sexual é alta, e em alguns casos como o de peixes ou insectos um acto sexual resulta na concepção de milhares de indivíduos, enquanto que na espécie humana, o acto sexual tem cerca de 10% de probabilidade de resultar em concepção.

Relevante? Nas religiões dominantes no Ocidente o sexo é visto como um acto visando primeiramente a reprodução, e em alguns casos é mesmo condenada qualquer tentativa de interferir com o papel reprodutivo do acto sexual.

Argumento Assunto Conclusão Razões

Argumento Assunto Conclusão Razões Questão de facto: o sexo é ou não importante para além do seu papel reprodutivo? Conclusão Sim. Razões Baixa fertilidade, período fértil indistinto, não optimizado para reprodução. Além disso é importante.

Estrutura de um Argumento

Estrutura de um Argumento Conclusão

Estrutura de um Argumento Razões Conclusão

Estrutura de um Argumento Razões Inferência Conclusão

Análise de um Argumento Identificar Conclusões principais Identificar Razões e Pressupostos Esclarecer termos

Avaliação de um Argumento As Razões são aceitáveis? As Razões apoiam as conclusões? (As inferências são aceitáveis?) Qual a avaliação geral quanto à estrutura, fundamento, pressupostos e inferências?