Resumindo Argumento: estrutura, razões, lógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os dois significados da palavra crer
Advertisements

2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
Indutiva e Estatística
Jorge Morais Carvalho Regime legal Directiva 2008/48/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril, relativa a contratos de crédito.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Modelos de Textos Científicos
Trabalho Escolar de Filosofia
Pensamento crítico: o que é, para que serve e porquê ensiná-lo.
Avaliação de casos reais: Experiências pessoais
Pensamento Crítico, Prática 2
Pensamento crítico 2008/9 Aula 6,
Pensamento crítico 2008/9 Aula 2,
Pensamento crítico 2008/9 Aula 7,
Pensamento crítico 2008/9 Aula 8,
Substituir aula de dia 17 P1: 8:00-10:00, terça 14 P2: 9:00-11:00, segunda 13 P3:--
Aula Prática 9 Turno P1: Terça, dia 14, das 8:00 às 10:00,
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Inteligência Artificial
Introdução Professor: Luiz Carlos Gabi
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Divisões da Filosofia.
Filosofia Aula 2.
Filosofia / Silenciais
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
Atividades PPI – Logística III.
Revisão Sistemática da Literatura /Análise de Competidores
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Conhecimento Científico Noutros conhecimentos...
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Unidade III Racionalidade Argumentativa e Filosofia Sub-unidade I Argumentação e Lógica Formal Lógica Proposicional.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Argumentaçãoemudançanasorganizações Paulo Proença de Moura 1º Congresso Nacional dos Economistas inicio.
Aula 4 de filosofia da ciência
Estrutura do Artigo Científico
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
SEMINÁRIO DE TRABALHOS DE TC/TCC
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Rio Verde - Goiás - Brasil
NOVA EBD LIÇÃO 9.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Aula 11. Relações lógico-semânticas do discurso II- Enunciados independentes. Professora Ana Paula.
Introdução à Lógica Jeneffer Ferreira
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Construção da Ciência
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Roseli Aparecida Leandro
Karl Popper Falsificacionismo.
RESENHA.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
Conhecimento: da definição aos tipos
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Comportamento Organizacional
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
FATOS, LEIS E TEORIAS Metodologia Científica Augusto Bispo.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Resumindo Argumento: estrutura, razões, lógica Enviesamentos e Falácias Explicações e falsificabilidade Modelos, hipóteses, experiências Análise de relatos científicos

Resumindo Argumento: estrutura, razões, lógica Enviesamentos e Falácias Explicações e falsificabilidade Modelos, hipóteses, experiências Análise de relatos científicos E isto funciona?

Crick, Watson: Estrutura do DNA Ciência Crick, Watson: Estrutura do DNA

Crick, Watson: Estrutura do DNA Ciência Crick, Watson: Estrutura do DNA Wilkins, Franklin Dados raios X Artigo Pauling

Crick, Watson: Estrutura do DNA Ciência Crick, Watson: Estrutura do DNA Wilkins, Franklin Dados raios X Artigo Pauling Sorte?

Porque é que isto funciona? Ciência Porque é que isto funciona?

Observações e Inferências Porta arrombada Falta TV Mobília partida Assaltaram-me a casa.

Observações e Inferências Tentativa: Observação: apreendemos imediatamente Explicação: abduzida por raciocínio

Observações e Inferências Aviso O Elevador está Avariado Observação: Inferência:

Observações e Inferências Aviso O Elevador está Avariado E alguém que não fala Português?

Observações e Inferências Aviso O Elevador está Avariado E alguém que não fala Português? Observação ou Inferência?

Observações e Inferências

Observações e Inferências (cuidado, piso escorregadio)

Observações e Inferências (cuidado, piso escorregadio)

Observações e Inferências Nossa observação é sempre mediada por premissas, raciocínio, experiência prévia, etc.

Percepção Passes de Basquete

Percepção

Percepção

Percepção

Percepção

Percepção

Percepção Carrossel

Conhecimento O que é saber?

O que é saber? Crença verdadeira. Conhecimento O que é saber? Crença verdadeira.

Conhecimento

Conhecimento (de cartão)

Conhecimento (verdadeira) (de cartão)

O que é saber? Crença verdadeira, pelas razões certas. Conhecimento O que é saber? Crença verdadeira, pelas razões certas.

Erros e enviesamentos de raciocínio Abdução inferência menos fiável Problemas Percepção defeituosa Erros e enviesamentos de raciocínio Abdução inferência menos fiável Sorte ou azar ?

Sorte para Crick e Watson Inevitável para Ciência Porque é que funciona? Sorte para Crick e Watson Inevitável para Ciência

Porque é que funciona? Colectiva Sistemática Organizada Coesa Ciência Porque é que funciona? Colectiva Sistemática Organizada Coesa

Não depender de um factor isoladamente, mas sim do conjunto: Pensamento Crítico Importante: Não depender de um factor isoladamente, mas sim do conjunto:

Pensamento Crítico “Thinking Maps”: Clarificação de termos Analise e Avaliação Credibilidade das fontes Relações causais e evidência Testável? Compatível? Suportada?

Livro: Critical Thinking: an Introduction Capítulos 1 a 10 Pensamento Crítico Livro: Critical Thinking: an Introduction Capítulos 1 a 10

Trabalhos Ficha 1 (entregue a 28-10-06) Ficha 2 (entrega a 26-11-06) Trabalho 1 (entrega a 10-12-06) Ficha 3 (entrega prevista para 17-12-06 mais tarde) Trabalho 2 (entrega a 6-01-07) Ficha 4 ??

Feriados dia 1 e dia 8. 4- 9:00 segunda 5- 8:00 terça Aulas de compensação Feriados dia 1 e dia 8. 4- 9:00 segunda 5- 8:00 terça

Pensamento Crítico Dúvidas Exercícios