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Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 3 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/3 Modelos e Operações Input Processamento Output Modelo Aberto

Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 4 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/4 Modelos e Operações Input Processamento Output Modelo Fechado Feedback

Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 5 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/5 Modelos e Operações Taxonomias Movimentos/Tarefas Lentos - Balísticos Contínuo - Serial - Discreto Fino - Global Aberta - Fechada incertezaincerteza

Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 6 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/6 Modelos e Operações Modelo AbertoModelo Fechado Movimentos Rápidos (Balísticos) Representação Antecipativa Feedforward Programação Representação Antecipativa Feedforward Programação Movimentos Lentos (Controlados) Feedback Concomitante

Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 7 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/7 Modelos e Operações Representação Antecipativa O que é? Ideia do movimento Projecto antecipado do gesto De que depende? Concentração subjectiva Motivação Grau de aprendizagem O que provoca? Antecipação do objectivo /da execução Feedforward Reacção ideomotora - Efeito dinamogénico Como evolui? Fase Cognitiva (uma ideia vaga) Fase proprioceptiva (a RA corresponde a sensações) Fase verbal (a RA resulta de abstracções - permite a generalização)

Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 8 Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 2/8 Modelos e Operações Feedback O que é? Operação de controlo do sistema Informação de retorno - reaferência Avaliação do comportamento De que depende? Concentração subjectiva Motivação Grau de aprendizagem Características do movimento (lento-rápido) O que provoca? Reforço (quando correcto) Correcção (quando é detectado erro) Como evolui? Evolui em função da capacidade de lhe atribuir significado Evolui em função da representação antecipativa