Quadro geral das Ciências da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Escola Superior de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Leila Zein Roberta Neves
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
Escola Secundária de Palmela 2011/2012 Trabalho realizado por: Daniel Ferreira Mihaela Culeac.
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
II Orientação Técnica PCAGP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
Antropologia Conceitos básicos
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Profª. Taís Linassi Ruwer
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Fundamentos da Administração Pública
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Comportamento Organizacional
Método de Ensino.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Quadro geral das Ciências da Educação. Vera Baptista Nº 12338 Marta Martins Nº 12547

Ciências de Educação: 3 categorias: As que estudam as condições gerais e locais de educação; As que estudam a situação de educação e os próprios factos de educação; As da reflexão e da evolução.

Quadro das ciências da Educação 1. Ciências que estudam as condições gerais e locais da instituição social: - História da Educação - Sociologia Escolar - Economia da Educação Educação Comparada 2. Ciências que estudam a relação pedagógica e o próprio acto educativo (estudam as condições imediatas do acto educativo) - Fisiologia da Educação - Psicologia da Educação - Psicossociologia dos pequenos grupos - Ciências da Comunicação Ciências da didáctica das diferentes disciplinas Ciências dos métodos e técnicas Ciências da Avaliação 3. Ciências da reflexão e da evolução: - Filosofia de Educação - Planificação da Educação e teoria dos modelos

História da Educação e Pedagogia 3 Tipos de História da Educação História das Ideias Pedagógicas História dos Métodos e Técnicas Pedagógicas História das Instituições. A história da Educação permite-nos compreender a evolução e os processos de mudança. Dá-nos elementos de compreensão e reflexão indispensáveis á cultura geral do educador.

A Sociologia da Educação A Sociologia da Escola situa-se a 2 níveis A Escola na sociedade; Escola enquanto sociedade. Aborda questões como a origem social dos alunos, carreira escolar, organização do ensino e do mercado de trabalho…

Demografia Escolar Fenómenos demográficos têm influência sobre as situações de educação: Determinam a relação entre o numero de alunos e o numero de professores; Estado da população dos alunos (ano de escolaridade, tipo de estabelecimento, idade e sexo) Estatística de abandono escolar ou continuação.

A Economia da Educação Qualquer instituição seja ela qual for precisa de ter um orçamento: Garantir o funcionamento da instituição e o bom estado das instalações. Apoio a alunos desfavorecidos (sase, bolsas de estudo)

A Educação Comparada Diz respeito á analise e ás interpretações das diferentes praticas e politicas na matéria da educação nos diferentes países e culturas.

Fisiologia da Educação Deriva da necessidade de estudar condições fisiologias de qualquer acto educativo. As pessoas devem estar de boa saúde, ter uma boa alimentação e um tempo suficiente de sono. Desde muito cedo pode estar ligado ao comportamento da criança.

Psicologia da Educação Conjunto de analises sob o ângulo psicológico das instituições, dos métodos e das estruturas de um sistema escolar. A psicologia da educação é pois constituída pelo conjunto de estudos sobre as condutas e os processos utilizados ou provocados pelo acto e situação de educação.

Psicossociologia dos pequenos grupos O educador encontra-se em relação com o grupo de educandos. A analise de uma situação de educação supõe pois a analise dos fenómenos que regulam a vida dos pequenos grupos. Classe : As normas Os fins do grupo As comunicações Os papeis Coesão de grupo

Ciências da Comunicação Existem diferentes condições do estabelecimento e do funcionamento das comunicações na situação de educação. É possível estudar as condições para que uma boa mensagem possa ser transmitida e recebida.

Ciências da didáctica das diferentes disciplinas O quê? Conteúdo dos programas A quem? Problemas psicológicos Como? Métodos e técnicas pedagógicas Porquê? objectivos Resultados avaliações

Ciências dos métodos e técnicas Fundamentos Filosóficos, Psicológicos, Pedagógicos Educador Condições escolares criadas Tipos de estimulação Material utilizado Técnicas A.V. Computador Modo de transmissão -Palavra -Objectos -Imagens -Classes -Grupos de nível -Sem classe -Ensino magistral -Animação -Não-directivada Tipos de trabalho Executado pelos alunos -Imitação -Descoberta -Criatividade Modo de trabalho -Colectivismo -Equipa -Individualismo Aluno

Ciências da avaliação Os exames e as avaliações já não têm exactamente as mesmas funções passando de uma avaliação sumativa para uma avaliação formativa. Existência ou ausência de exames, os modos de avaliação adoptados influenciam o conjunto da situação da educação e determinam as relações professor alunos e alunos entre si.

Filosofia da Educação Investiga as condições de possibilidade de educação, determinando o numero de princípios sem os quais a análise não pode passar, e sem os quais a educação não pode existir.

Planificação da educação e teoria dos modelos Ciências que se voltam para o futuro: Situa-se um novo limiar da planificação da educação, esta questão coloca-se aos que estão encarregados de modelar o futuro e prover os problemas da amanhã, criando novas soluções a: A curto prazo; Médio E logo prazo.

Questão Tendo nós tantas ciências ligadas á Educação, como podemos explicar o facto de estarmos tão atrasados em relação a outros países “desenvolvidos”?