PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

O Projeto.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Os Jovens e os Media.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Concurso Eco-Verde Projecto do 9ºB.
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Quivi,fruto regional Projecto do 5ºG, 7ºF e colaboração do 9ºB e alunos da Educação Especial.
Os Ecopontos na vila e freguesias vizinhas
Colóquio «VIVER O VERDE»
Auto da Barca Verde Projecto do 9ºB. Constituição do grupo Toda a turma.
Manta de retalhos de Rotary (Evento de enriquecimento) Todas as turmas envolvidas no projecto (e AVET)
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
AUTOAVALIAÇÃO.
Santarém Março a Julho de 2007
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Medidas educativas para alunos com NEE
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
A Educação Ambiental face aos novos desafios
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO «Viver o Verde» EB2,3 de Caldas das Taipas

Candidatura em Setembro Reformulação em Outubro/ Novembro para a DGIDC.

PE «Viver o Verde» Inserido no PCA «Aprender o Verde» do Agrupamento (AVET); Um contributo para o Programa Eco- Escolas; Um dos cerca de 30 projectos da Região Norte e de 100 em todo o país;

Objectivo Geral do Projecto Contribuir para um desenvolvimento contínuo de competências-chave nos alunos e para a apropriação social do espírito empreendedor junto das escolas e das comunidades educativas.

Nesse sentido… Há que privilegiar o conhecimento e a inovação, através de uma cultura mais empreendedora que exige…

A adopção de atitudes e valores culturais favoráveis à capacidade e iniciativa de empreender: –sentido de responsabilidade, sentido de risco, espírito de iniciativa, capacidade de identificar oportunidades e recursos, de realizar cálculos estratégicos e de planificar intervenções, tendo em conta riscos e vantagens, capacidade de liderança e de mobilização de equipas, sentido de autonomia e autoconfiança, etc.);

Turmas envolvidas 5ºG

Turmas envolvidas 7ºF

Turmas envolvidas 9ºB

Turmas envolvidas 1ºCEF

Colaboração da Educ. Especial

Criação do logótipo do Projecto 9ºB

Criação do logótipo do Projecto 9ºB O seleccionado

Protocolo de Parceria Com a ACIT (9ºB)

Divulgação do Projecto Disciplina na MOODLE

Tópicos na MOODLE Um para cada Projecto

Tópicos na MOODLE Um para a actividade de enriquecimento

Divulgação do Projecto No site do AVET

No site do AVET página para o Projecto de Empreendedorismo

Divulgação do projecto na imprensa local (Reflexo) Online Jornal impresso

Formação de alunos BIC-Minho deu formação aos alunos das 4 turmas envolvidas, em Abril de 2008.

Apresentação Global do Projecto Colóquio «Viver o Verde» -Powerpoint projectado durante o colóquio; -Cartaz do Projecto;

Avaliação do Projecto Fichas do DGIDC; Relatório para o AVET; Disciplina na Moodle; Link no site do AVET; Elaboração de CD para enviar para a DGIDC, DREN, CMG, ACIT, … e demais entidades. FIM