DISCIPLINA: ERGONOMIA COGNITIVA

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Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: ERGONOMIA COGNITIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA PRODUÇAO DISCIPLINA: ERGONOMIA COGNITIVA PROF. FRANCISCO ANTONIO PEREIRA FIALHO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA EQUIPE: Alécio A. Gouvea Eugenio L. Gonçalves Virgílio Zeca Pires

REPRESENTAÇÃO SOCIAL – CONCEPÇÕES A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA APRESENTAÇÃO DO TEMA INTRODUÇÃO REPRESENTAÇÃO SOCIAL – CONCEPÇÕES REPRESENTAÇÃO SOCIAL – CULTURA AÇORIANA REPRESENTAÇÃO SOCIAL – MANEZINHO DA ILHA REPRESENTAÇÃO SOCIAL – MISTICISMO E LINGUAGEM CONCLUSÃO FITA – RETRATANDO A CULTURA AÇORIANA VISITA DO MANEZINHO

4. EMIGRANTES AÇORIANOS; A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA INTRODUÇÃO INFLUENCIAS 1. ÍNDIOS; 2. VICENTISTAS; 3. NEGROS 4. EMIGRANTES AÇORIANOS;

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA REPRESENTAÇAO SOCIAL – ENFOQUE TEÓRICO É representado através de idéias, espírito, concepções, mentalidade, usados como sinônimos, e trabalha de forma particular a noção de visão de mundo. (Max Weber, apud Minaya, 1994.) As representações sociais são a produção cultural de uma comunidade, que tem como um de seus objetivos resistir a conceitos, conhecimentos e atividades que ameaçam destruir sua identidade. (Bauer, 1994) É a organização de imagens e linguagens que realça e simboliza atos e situações que nos são ou se nos tornam comum. (Moscovici, 1961) A representação social tanto fala como mostra, tanto comunica como exprime, e é determinante dos comportamentos, pois define ao mesmo tempo a natureza de estímulos que nos cercam e nos provocam, bem como o significado das respostas. (Trindade, 2000)

REPRESENTAÇAO SOCIAL – CULTURA AÇORIANA NA ILHA SC A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA REPRESENTAÇAO SOCIAL – CULTURA AÇORIANA NA ILHA SC 1. Repertório de práticas e representações: modos de viver nas antigas freguesias. (F. de Melo, hist. e pesquisador catarinense) 2. Estudo das raízes – origens, crenças, tradições, etc. 3. Ilhéu mistura de raças 4. Novos estilos de trabalho, artes, danças e músicas;

REPRESENTAÇAO SOCIAL – MANEZINHO DA ILHA DE SC A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA REPRESENTAÇAO SOCIAL – MANEZINHO DA ILHA DE SC 1. Eram imigrantes: lavradores/pastores e artesões recrutados no arquipélado dos açores 2. Formação escolar: analfatetos 3. Povo simples, polido, atencioso, hospitaleiro e acolhedor; 4. “Um povo mesclado, inteligente, audacioso de espírito arguto e, sobretudo essencialmente religioso a arraigado às ciências mitológicas – sabedoria intuitiva.” (Cascaes);

REPRESENTAÇAO SOCIAL – MISTICISMO E LINGUAGEM A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA REPRESENTAÇAO SOCIAL – MISTICISMO E LINGUAGEM O imaginativo influenciado: isolada em freguesia, contatos mar e baias, sócio-espacial (ilha); As superstições foram influenciadas pela ausência de comunicação; 3. Seres Fantásticos: bruxas, lobisomens, vampiros, anjo lúficer e demônios. Mitos indígenas como: boitatá, boiguaçu, iara, curupira entre outros. Literatura popular: provérbios, quadrinhas e cantigas. Uma complexa fitoterapia caseira que incoropora benzeduras e simpatias. A linguagem ilhéu tem velocidade lusitana de flexões capaz de pronunciar até 54 palavras por minutos, tem o som cantada. Sonoriza melodiosamente com o vocábulo particular dos Açores; As palavras no seu significado são oriundas do século XVI.

Fatores desagregadores (ameaçadores) da cultura local: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA CULTURA AÇORIANA E DO MANEZINHO DA ILHA DE SANTA CATARINA CONCLUSÕES: Fatores desagregadores (ameaçadores) da cultura local: a. Crescimento urbano intensificado; b. Influência dos meios de comunicação; c. Modernização da indústria pesqueira; d. Sazonalidade entre a pesca e cultura, sub. economia de serviços; e. Comunidade pesqueira transforma-se em balneários; f. Especulação imobiliária/extingue os povoados tradicionais; g. Mercantização das festas; h. Apropriação das elites de parte das culturas populares; i. Turismo de massa com forte potencial econômico;