O Arcadismo no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Literatura 5ª Aula Neoclassicismo / Arcadismo
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Arcadismo Século XVIII.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
1 - REVOLTAS NATIVISTAS:
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
Profª. Karen Neves Olivan
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
ARCADISMO.
Classicismo.
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
Literatura Colonial Brasileira:
O PROJETO LITERÁRIO DO ARCADISMO ( )
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
LITERATURA BRASILEIRA (acabe com as inutilidades)
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO-SETECENTISMO-ESCOLA MINEIRA)
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Classicismo (1527 – 1580).
Profª. Karen Neves Olivan
CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
A Literatura no Período Colonial Brasileiro
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Revisão 8º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
Revisão – professora Margarete
ARCADISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
Arcadismo/Neoclassicismo
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
ARCADISMO Pontos importantes.
Arcadismo Principais datas Publicação das Obras Poéticas, Cláudio Manuel da Costa;
Arcadismo O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade.
Professor: Nilo Jr.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
AS REVOLTAS COLONIAIS (SÉCULOS XVII E XVIII) Prof. Rafael Chaves -
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Arcadismo Caroline Ferrari.
Transcrição da apresentação:

O Arcadismo no Brasil

Momento histórico do Neoclassicismo no Brasil O Brasil no século XVIII Centro econômico da Colônia deslocou-se do Nordeste para o Sudeste (Vila Rica e Rio de Janeiro); Uma pequena burguesia letrada, faz ecoar na colônia as idéias do Iluminismo francês; Influenciados pelo Iluminismo francês, pelos ideais da Revolução Americana (1776) e admiradores de Marques de Pombal; Inconfidência Mineira (1789).

Origem do Arcadismo O nome Arcadismo designa, especialmente um novo estilo de época na literatura e provém da palavra Arcádia, região lendária da Grécia, habitada por pastores e protegida pelo deus Pan. O Arcadismo é também chamado Neoclassicismo, porque é uma volta à antiguidade clássica greco-romana, propondo-se a explorar a estética desta época e também a do Renascimento, no século XVI.

Marco inicial: Publicação das "Obras Poéticas", de Cláudio Manuel da Costa e fundação da Arcádia Ultramarina, movimento poético-literário que dá início ao Arcadismo, em 1768. Marco final: Publicação do livro de poemas Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836. (Romantismo)

Características do Arcadismo Pastoralismo Bucolismo Nativismo Subjetividade Exploração satírica da realidade burguesa Universalismo e respeito às formas fixas Preferência pela cultura clássica Adoção de pseudônimos pastoris.

Princípios do Arcadismo Fugere Urben (Fuga da Cidade) – voltaram-se para a natureza; Lócus amoenus (lugar ameno) – fugir da agitação dos centros urbanos; Carpe diem (aproveite o dia) – aproveitar o tempo presente; Áurea mediocritas (áurea mediocridade) – louvação à vida equilibrada, espontânea, humilde, em contato com a natureza; Inutilia truncat (cortem-se as inutilidades) – linguagem simples e objetiva.

Produções Literárias no Arcadismo Poesia Épica Cláudio Manuel da Costa (poema Villa Rica) Santa Rita Durão (poema Caramuru) José Basílio da Gama (poema O Uraguai) Poesia Lírica Tomás Antônio Gonzaga (Poemas As Liras de Marília de Dirceu). Poesia Satírica Tomás Antônio Gonzaga (Poemas Cartas Chilenas)

Tomás Antonio Gonzaga (Dirceu) Nasceu em Minas Gerais, filho de Portugueses ligados à mineração. Estudou humanidades no Rio de Janeiro e Direito em Coimbra. Exerceu cargo de jurisdição em Vila Rica (atual Ouro Preto), capital da capitania de Minas Gerais. Aí começou sua amizade com Cláudio Manuel da Costa e seu romance com Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, que passaria a ser identificada com A Marília de seus poemas.

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado; Lira I Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado; De tosco trato, d’expressões grosseiro, Dos frios gelos, e dos sóis queimado. Tenho próprio casal, e nele assisto; Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, Graças à minha Estrela!

Cláudio Manuel (Glauceste Satúrnio) Nasceu em Mariana, MG, estudou no Rio de Janeiro e em Coimbra. Em 1768, publicou Obras, livro de poemas considerado o marco inicial do Arcadismo brasileiro. Envolveu-se com a Inconfidência Mineira. A poesia lírica é a parte mais representativa de sua obra, principalmente os sonetos. Produziu o poema épico, Vila Rica, publicado somente em 1839.

Sonetos XIV Quem deixa o trato pastoril amado Pela ingrata, civil correspondência, Ou desconhece o rosto da violência, Ou do retiro a paz não tem provado. Que bem é ver nos campos translado No gênio do pastor, o da inocência! E que mal é no trato, e na aparência Ver sempre o cortesão dissimulado! Ali respira amor sinceridade; Aqui sempre a traição seu rosto encobre; Um só trata a mentira, outro a verdade. Ali não há fortuna, que soçobre....

Frei José de Santa Rita Durão Mineiro de Mariana, Minas Gerais. Sua obra consiste basicamente no Caramuru, poema épico do descobrimento da Bahia, que narra as aventuras de Diogo Álvares Correia. Entre os personagens destacam-se: o português Diogo Correia, o Caramuru; e as índias Moema e Paraguaçu. Moema era apaixonada por Diogo, mas é Paraguaçu quem se casa com ele. Quando os dois estão indo para Paris, Moema se lança ao mar nadando atrás do navio e acaba morrendo afogada.

Caramuru XLII Perde o lume dos olhos, pasma e treme, Pálida a cor, o aspecto moribundo; Com mão já sem vigor, soltando o leme, Entre as salsas escumas desce ao fundo. Mas na onda do mar, que irado freme, Tornando a aparecer desde o profundo, -Ah! Diogo cruel! – disse com mágoa, E, sem mais vista ser, sorveu-se n’água. (Santa Rita Durão)