Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como a vida começou no planeta Terra?
Advertisements

Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
Quem é o homem ?.
Teorias contemporâneas da administração
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Sistema Nervoso.
Características gerais dos seres vivos
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Sofrimento Psíquico e Trabalho
A interdependência da vida
Prof.a Andréia Chagas Pereira
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
T E I A D A V I D A.
COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
A Biologia como Ciência Origem da Vida
A Natureza do Caminho Interior
Educação Ambiental.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
A Natureza do Caminho Interior
Educação Ambiental.
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC / Governo Eletrônico Prof. Aires José.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Bioquímica.
Educação.
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Características dos seres vivos
Ecologia: Aula 01 Prof. Dra. Divamélia Gomes.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
A Bioquímica é uma Ciencia Química : o que se estuda em bioquimica?
Fundamentos da Administração
Teoria Geral dos Sistemas
TEORIA DE SISTEMAS   .
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Revisão: Célula Rafael Dall Alba.
Visão Geral das Células e da Pesquisa Celular
CITOLOGIA Estudo da Célula.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
As bases biológicas da compreensão humana. Humberto R. Maturana e Francisco J. Varela Disciplina: Governo Eletrônico Professor: Dr. Aires José Rover Dr.
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Características gerais dos seres vivos
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Mecanicismo cartesiano
O MECANICISMO DESCARTES.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Aula 1 Os seres vivos.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
As substâncias químicas dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS E CONSTITUIÇÃO
Somos todos seres sociais
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. (ccsrcoelho@terra.com.br) Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr. (fapfialho@terra.com.br)

AULA 2 - CONEXÕES OCULTAS: CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. (ccsrcoelho@terra.com.br) Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr. (fapfialho@terra.com.br)

CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL Biológica Cognitiva Social A busca de uma estrutura conceitual que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida.

As Organizações Em que medida uma organização humana pode ser considerada um sistema vivo?

A NATUREZA DA VIDA O que é a vida? Quais são as características que definem a vida? Todo o sistema vivo é constituído por células.

A NATUREZA DA VIDA Quais são as características que definem a vida celular? A existência de uma membrana que lhe dá o limite. É um sistema membranoso interligado (sistema endomembranoso), que está sempre em movimento, envolve os orgânulos (ou organelas) e chega até os limites da célula. Trata-se de uma “esteira rolante” móvel que é continuamente, produzida, decomposta e produzida de novo. A membrana celular regula a composição molecular da célula e assim preserva a sua identidade.

A NATUREZA DA VIDA Quais são as características que definem a vida celular? Autogeração: a existência de processos metabólicos. O metabolismo é a química incessante de autoconservação da vida, através dos fluxos químicos e energéticos, avida continuamente produz, repara e perpetua a si mesma. Os padrões de relações entre as macromoléculas: as proteínas e os ácidos nucléicos (DNA e RNA) Numa célula bacteriana - 2 tipos essenciais de proteínas – as enzimas que atuam como catalizadoras de diversos processos metabólicos e as proteínas estruturais que conformam a estrutura da célula. As moléculas de RNA servem de mensageiras e transmitem, a partir do DNA, informações para a síntese de enzimas – estabelece vínculo entre os aspectos genéticos e metabólico da célula. DNA é responsável pela auto-replicação da célula.

A NATUREZA DA VIDA Quais são as características que definem a vida celular? Rede celular autopoiética: 2 tipos de processos de produção 1. Rede metabólica: nela, os alimentos que passam pela membrana celular são transformados nos “metabólitos”, matéria-prima das macromoléculas. 2. Rede epigenética: está ligada a produção das macromoléculas a partir dos metabólitos, inclui o nível genético, mas vai além dele. Intuição: as formas e funções biológicas não são simplesmente determinadas por uma “matriz genética”, mas são propriedades que nascem espontaneamente da rede autopoética inteira. Temos que compreender não somente as estruturas genéticas e a bioquímica da célula, mas também as complexas dinâmicas que se desenrolam quando a rede epigenética depara com as restrições físicas e químicas do ambiente.

A NATUREZA DA VIDA Quais são as características que definem a vida celular? Intuição: Segundo Lovelock e Margulis “a evolução dos primeiros organismos vivos processou-se de mãos dadas com a transformação da superfície planetária, de um ambiente inorgânico numa biosfera auto-reguladora.” Para Morowitz, “a vida é uma propriedade dos planetas, e não dos organismos individuais.”

A NATUREZA DA VIDA Quais são as características que definem a vida celular? Síntese: A célula é uma rede metabólica autogeradora, limitada por uma membrana, fechada no que diz respeito à sua organização; que é aberta do ponto de vista material e energético, e faz uso de um fluxo constante de matéria e energia para produzir, reparar e perpetuar a si mesma; e que opera distante do equilíbrio, um estado em que novas estruturas e novas formas de ordem podem surgir espontaneamente, o que conduz ao desenvolvimento e à evolução.

MENTE E CONSCIÊNCIA Séc. XVII – René Descartes- concepção da natureza em dois domínios independentes: O da mente, a “coisa pensante” ( res cogitans); O da matéria, a “coisa extensa” (res extensa). Séc. XIX – Neurocientistas – estruturas cerebrais e funções mentais estão intimamente ligadas – mas a relação permanece misteriosa. Déc. 60 - Concepção sistêmica da vida: mente e consciência não são coisas, mas processos. Gregory Bateson – Biologia- processo mental; Humberto Maturana – Cognição – processo do conhecimento. Déc. 70 – Maturana e Varela – Teoria da Cognição de Santiago – Ciência da cognição.

MENTE E CONSCIÊNCIA Teoria da Cognição de Santiago Idéia central: é a identificação da cognição, o processo de conhecimento, com o processo de viver. A cognição está intimamente ligada à autopoise, a auto-geração das redes vivas. O sistema autopoiético é definido pelo fato mudanças estruturais contínuas ao mesmo tempo que conserva o seu padrão de organização em teia. Os componentes da rede continuamente produzem e transformam uns aos outros de duas maneiras distintas: auto-renovação e criação de novas estruturas.

MENTE E CONSCIÊNCIA Teoria da Cognição de Santiago Idéia central: Auto-renovação: todo o organismo vivo se renova constantemente, na medida em que suas células se dividem e constrôesm estruturas , na medida em que seus tecidos e órgãos substituem suas células num ciclo contínuo. O organismo preserva sua identidade global, seu padrão de organização. Criação de novas estruturas – novas conexões da rede autopoiética: são mudanças que não são cíclicas, mas seguem uma linha de desenvolvimento, mas ocorrem continuamente, quer em decorrência das influências ambientais, quer como resultado da dinâmica interna do sistema.

MENTE E CONSCIÊNCIA Teoria da Cognição de Santiago Idéia central: Acoplagem estrutural: o sistema vivo se liga estruturalmente ao seu meio ambiente, ou seja, liga-se ao ambiente através de interações recorrentes, cada uma das quais desencadeia mudanças estruturais no sistema. Os sistemas vivos são autônomos. O ambiente só faz desencadear as mudanças estruturais; não as especifica nem as dirige. Essa acoplagem estrutural estabelece uma nítida diferença entre os modos pelos quais os sistema vivos e não vivos interagem com o ambiente.

MENTE E CONSCIÊNCIA Teoria da Cognição de Santiago Acoplagem estrutural: A medida que o organismo vivo responde às influências ambientais com mudanças estruturais, essas mudanças, por sua vez alteram o seu o comportamento futuro. É um sistema que aprende. Com o tempo, acaba formando o seu próprio caminho individual de acoplagem estrutural e, assim, constrói a sua própria história.

MENTE E CONSCIÊNCIA Teoria da Cognição de Santiago A cognição, portanto, não é a representação de um mundo que existe independentemente e por si, mas antes a contínua produção através do processo do viver. “Viver é conhecer” ou “Conhecer é criar”

Cognição e Consciência MENTE E CONSCIÊNCIA Cognição e Consciência A consciência – a experiência vivida e consciente – se manifesta em certos graus de complexidade cognitiva que exigem a existência de um cérebro e de um sistema nervoso central.

“Todo o nosso conhecimento tem origem na nossa percepção.” Exercício -1 Sensazione – o contínuo refinamento dos sentidos. “Todo o nosso conhecimento tem origem na nossa percepção.” (Leonardo Da Vinci)

Sensazione Qual foi a coisa mais bonita que você viu na vida? O som mais belo que ouviu? A coisa mais suave e agradável ao tato? Imagine um sabor delicioso e um aroma agradável. De que maneira sua experiência com um sentido afeta todos os outros?

Sensazione Dinâmica dos 5 + 1 sentidos. Visão Audição Olfato Paladar Tato ?

Sensazione Trabalho de grupo: Como o pesquisador/profissional do conhecimento pode usar os seus sentidos para aperfeiçoar o seu desempenho na busca da sustentabilidade?