NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Pontifícia Universidade Católica
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
O Cenário Virtual.
Conceitos de Educação a Distância
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
IV Seminário de Pesquisa em EaD
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Introdução à Educação à distância
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Política Educacional Brasileira
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Transcrição da apresentação:

NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EAD Trabalho apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada à Educação, pelo mestrando Ednilson Zanini, sob a orienta ção do Prof. Dr. Antonio Francisco Fialho. Asunción - 2005

INTERATIVIDADE É a ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre o encontro de dois sujeitos (intersubjetividade) direta ou indiretamente mediatizada por algum veículo técnico de comunicação.

Paradigma Tradicional A necessidade física do professor em sala de aula; Aluno extremamente dependente do professor; O professor é a autoridade máxima na sala de aula; O aluno é mero receptor; A aula é presencial; O aluno repete os conceitos apresentados pelo professor; A motivação para o estudo é dependente de algum estímulo externo; A exposição é oral com o recurso do quadro-negro, giz e cartilha;

“Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento”.

PARADIGMA TECNOLÓGICO A presença do professor se dá de modo interativo (presencial ou não); Aluno autônomo; Professor é co-participante do processo ensino-aprendizagem; A aula pode ocorrer de modo presencial, semi-presencial e virtual; O aluno produz saber investigativo; A motivação para o estudo depende de fatores internos; A aprendizagem requer disciplina (comprometimento com horário e atividades propostas) por parte dos alunos; Utilização de recursos tecnológicos sofisticados; Aplicação de software educativos.

PARALELO Tradicional Tecnológico Currículo Fechado Aberto e Flexível Metodologia Centrada no Aluno Centrada no Aluno Operacional Dinâmica Avaliação Somativa Formativa Somativa

ENSINO A DISTÂNCIA PRESENCIAL Cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional SEMI-PRESENCIAL Acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias.

ENSINO A DISTÂNCIA Virtual Tecnologias de comunicação virtual que se conectam pessoas que estão distantes fisicamente: Internet, ciberespaço, telecomunicações, videoconferência e redes de alta velocidade.

VISÃO DE FUTURO O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.

A história pode ser vista como um fluxo ininterrupto, onde passado e futuro se entrelaçam num presente mais ou menos revelador dos processos responsáveis pelas grandes mudança. Estas nem sempre são percebidas, porque têm suas origens em movimentos de fundo, acelerações até então desconhecidas e com a entrada em cena de novos atores. (DIÁRIO EDUCACIONAL, p.126

REFERÊNCIAS CHAVES, Eduardo (2001). Ensino à distância: conceitos básicos. Disponível em: www.edutecnet.com.br LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997. Revista Diálogo Educacional / Pontifícia Universidade Católica do Paraná – v. 4, n 12 (maio/ago) 2004 – Curitiba: Champagnat, 2000 – v.4 : il.