Brincando com alimentos...

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Transcrição da apresentação:

Brincando com alimentos... Avaliação das escolhas alimentares dos alunos nas Unidades Educacionais terceirizadas e mistas com sistema de autosserviço do município de São Paulo DRE de Santo Amaro Cogestora: Sra. Maria José de Paiva Simões Perez Sala Estagiários de nutrição: Erika Rocha de Barros Maria José Alves Silva Flávio Júlio Nascimento Nutricionista da SME/DME: Adriana Teiko Hioki Shimamoto

DIAGNÓSTICO A recusa do peixe cozido, independente da forma de preparo, foi maior do que a aceitação. Interferência da presença de estímulo no momento da distribuição da refeição, na aceitação e recusa do peixe. Interferência da apresentação diferenciada do cardápio, na aceitação e recusa do peixe.

JUSTIFICATIVA Nome da U.E. Nº. alunos que se alimentaram Peixe   Peixe Legume, verdura ou feculento cozido Legume e verdura cru n % EMEI ANHANGUERA 104 683 65,38 39 37,50 - EMEI CELSO FERREIRA DA SILVA 35 194 54,29 21 60,00 EMEI DONA LEONOR MENDES DE BARROS 160 1023 63,75 85 53,13 EMEI NEUSA MARIA ROSSI 70 513 72,86 44 62,86 EMEI CORA CORALINA 873 83,65 64 61,54 EMEI ALMIRANTE SYLVIO F. DE MAGALHÃES 83 38,10 3 14,29 EMEI CRUZ E SOUZA 171 1323 77,19 95 55,56 EMEI BORBA GATO 118 73,73 79 66,95 EMEI ARTHUR BAPTISTA DA CRUZ 173 1243 71,68 110 63,58 EMEI JOÃO DE DEUS BUENO DO REIS 134 733 54,48 65 48,51 EMEI GELOUA DE CAMPOS 107 15 0,93 17 15,89 EMEI LOURDES HEREDIA MELLO 86 176 19,77 6 6,98 EMEI ALEXANDRE CORREIA 121 453 37,19 27 22,31 EMEI CASIMIRO DE ABREU 88 507 56,82 66 75,00 CEI ONADYR MARCONDES 124 613 49,19 50 40,32 EMEBS ANNE SULIVAN 67 153 22,39 11 16,42 23 34,33 EMEI RAUL JOVIANO DE AMARAL 19 113 57,89 14 73,68

OBJETIVOS Objetivo Geral Promover ações que contribuam na formação de hábitos alimentares saudáveis, dos alunos da EMEI Cora Coralina. Objetivos Específicos Incentivar hábitos alimentares saudáveis, com ênfase no consumo de peixe, de forma lúdica e prática; Sensibilizar a unidade educacional quanto à sua importância na formação de hábitos alimentares saudáveis; Sensibilizar os pais e responsáveis na adoção de alimentação saudável.

METODOLOGIA Local de intervenção EMEI Cora Coralina: unidade com maior recusa de peixe. Público Alvo Crianças de 4 à 6 anos de idade Pais e responsáveis Equipe educacional

METODOLOGIA Reunião com a diretora e a coordenadora pedagógica Apresentação da proposta de intervenção; Planejamento e agendamento das atividades do projeto; Apoio da equipe escolar. Comunicação ao DOT Pedagógico Encaminhado e-mail com projeto de intervenção.

Total de alunos participantes CRONOGRAMA ATIVIDADE OUTUBRO NOVEMBRO DIA 22 23 24 25 26 30 31 1 9 Jogo Americano X   Sensibilização dos educadores Jogo de Percurso Coleta de dados Palestra aos pais Entrega do folder ATIVIDADE Total de alunos participantes Jogo Americano 300 Jogo de Percurso  299

METODOLOGIA Confecção do Jogo Americano com as crianças; Sensibilização dos funcionários da unidade educacional; Brincadeira do Jogo de Percurso; Coleta de dados (aplicação do instrumento); Folder educativo para as crianças; Palestra aos pais.

OLÁ! VOCÊ SABE QUEM SOU EU? Receita – Peixe Lusitano CULINARISTA: Ana Maria D’Angelo INGREDIENTES: 2 colheres de sopa rasas de alho (20g) 2 cebolas médias (160g) 2 colheres de sopa rasas de salsinha ou cebolinha (10g) 2 tomates médios (200g) 3 batatas médias (500g) 6 colheres de sopa rasas de óleo (60mls) 1 colher de sobremesa rasa de sal (15g) 1 kg de filé de pescada ou merluza 2 colheres de sopa rasas de coentro (10g) – (opcional) 2 colheres de sopa rasas de orégano (10g) – (opcional) MODO DE PREPARO: Cortar o tomate em rodelas e reservar. Em uma panela, colocar a metade do óleo e refogar o alho e a cebola. Juntar o tomate e refogar por 5 minutos sem deixar amolecer muito. Temperar com 5g sal, metade da salsinha ou cebolinha e orégano (opcional) e reservar; Cortar as batatas em rodelas grossas e cozinhar em água por 10 minutos sem deixar amolecer demais. Retirar da panela e reservar. Cortar cada filé em tiras, formando lascas. Temperar o peixe com o sal restante. Refogar o peixe aos poucos no óleo restante, sem mexer para não desmanchar. Reservar. MONTAGEM DO PRATO: Em uma assadeira grande colocar uma camada das batatas em rodelas. Por cima, colocar uma camada de peixe e em seguida, uma camada do refogado de temperos. Levar ao forno por 15 minutos. Por último, salpicar a salsinha ou cebolinha. Servir em porções. Rendimento: 1280g ou 12 porções Porcionamento (EMEI e EMEF): 100g OLÁ! EXTERNO VOCÊ SABE QUEM SOU EU? VENHA CONHECER UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA... REVISADO POR: Setores Supervisão; Treinamento, Estágios e Projetos; Cardápio- DME. FOLDER ELABORADO POR: Maria José Silva, Erika Rocha de Barros (estagiárias em nutrição/DME ); Adriana Teiko Hioki, Erika Choi (nutricionistas/DME).

POSSO SER PREPARADO DE VÁRIAS FORMAS... AGORA VAMOS BRINCAR ? MERLUZA Filés cozidos, grelhados ou ensopadas NAMORADO Assado ou ensopado PACU Grelhado ou assado PESCADA Assada, grelhada ou ensopada SARDINHA Assado, grelhado ou ensopada DOURADO Assado, recheado com farofa ou em postas Pinte os ingredientes que fazem parte da preparação PEIXE LUSITANO VOCÊ SABIA QUE... Existem peixes que só sobrevivem em água doce e outros só em água salgada (do mar). Meu corpo pode ser coberto por escamas ou não, assim como podem possuir espinhas ou não. MAS O HOMEM TEM CAUSADO POLUIÇÃO E CONTAMINAÇÃO ATRAVÉS DOS LIXOS, ESGOTO E PRODUTOS QUÍMICOS TRAZENDO PREJUÍZO A NATUREZA!!! AJUDE A NÃO CONTAMINAR A NATUREZA, JOGANDO O LIXO NO LIXO!!! POR QUE É BOM COMER PEIXE ? Porque é excelente para o bom desenvolvimento do organismo! Nós peixes somos ricos em proteínas; Alguns ricos em ômega-3 (tipo de gordura saudável); E somos boas fontes de vitaminas e minerais. EXTERNO

Hum... Preferimos não comentar e sim mostrar! EXECUÇÃO Hum... Preferimos não comentar e sim mostrar!

RESULTADOS Gráfico 1 – Distribuição de alunos (%) que recusaram o peixe antes e após a intervenção p< 0,01* * Teste do qui quadrado

Gráfico 2 – Número de repetições do peixe antes e após a intervenção RESULTADOS Gráfico 2 – Número de repetições do peixe antes e após a intervenção * Teste do qui quadrado p< 0,01*