SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Notas para o Multiplicador:
Meio ambiente e desenvolvimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – USP
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Resultados e Ações Pré-Certificação
Semana de Recepção aos Calouros de 2006
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO 14001
Sistemas de Gestão Integrada
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Gestão Ambiental.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Visão Geral das Normas ISO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Ecologística: a logística da ecologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Sugestões de ações para implantações
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Curso Técnico em Meio Ambiente
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Importância da Certificação
Sustentabilidade.
SUSTENTABILIDADE NO ABN AMRO REAL & Equator Principles Cris Ronza 14 de Março de 2006.
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Agenda 21 nas Universidades
Profª: Cristiane M. Zanini
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
INTRODUÇÃO À POLÍTICA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Seu Agente de Mudança..
Faculdade UniCESP/SOEBRAS Gestão Ambiental Qualidade Aplicada ao Meio Ambiente Grupo: Arlene Resende Geovane Batista Ighor Ornelas Isabel Leal Siegfried.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Sistema de Gestão Ambiental
ISO
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
Conteúdo programático
Evidência de auditoria:
ISO que bicho é esse? ..
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL INTERRELAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL QUALIDADE DE VIDA

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CHUVA ÁCIDA PRESERVAÇÃO DE CONDIÇÕES ADEQUADAS À VIDA NO PLANETA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL POLUIÇÃO DESPERDÍCIO CHUVA ÁCIDA EFEITO ESTUFA LIXO CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO A partir da década de 70 Fóruns Internacionais para discussão das questões ambientais: Estocolmo (72) Primeiras ONGs - Organizações não governamentais

PRESERVAÇÃO DE CONDIÇÕES ADEQUADAS À VIDA NO PAÍS Após a Conferência de Estocolmo (1972): foram criados os principais órgãos de Meio Ambiente: Federal: SEMA - Secretaria de Meio Ambiente Estadual: CETESB (São Paulo) em 1986 foi publicada a Resolução 1 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente

A PRESERVAÇÃO DE CONDIÇÕES ADEQUADAS À VIDA NA FCF EMBORA NÃO SEJAMOS POLUIDORES DE LARGA ESCALA, A SOMA DE PEQUENAS E DIVERSAS PORÇÕES, COM DISTINTAS NATUREZAS E NÍVEIS DE PERICULOSIDADE, É SIGNIFICANTE. SENDO UM TRABALHO FEITO NUMA UNIVERSIDADE, ESTAMOS TENDO A OPORTUNIDADE DE FORMAR ELEMENTOS QUE, ALÉM DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA, AGREGUEM A FORMAÇÃO EM SGA.

FONTES DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL PESQUISA DE OPINIÃO REALIZADA NOS EUA SOBRE CREDIBILIDADE DE FONTES DE INFORMAÇÃO ENTIDADES TÉCNICAS INDEPENDENTES 79% 76% CIENTISTAS/PROFESSORES JORNAIS 75% NOTICIÁRIOS DE REDE DE TV 72% GOVERNO 64% 37% EMPRESAS/INDÚSTRIAS 0% 20% 40% 60% 80% 100% ACREDITA NA MAIORIA DO QUE DIZEM ACREDITA EM PARTE DO QUE DIZEM

SÃO TAMBÉM CIDADÃOS, QUE ESPERAMOS: ALUNOS SÃO TAMBÉM CIDADÃOS, QUE ESPERAMOS: ESTEJAM DANDO BONS EXEMPLOS COMO ELEMENTOS DA SOCIEDADE E COMO FUTUROS PAIS DE FAMÍLIA. ESTARÃO AGINDO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO, EXERCENDO INFLUÊNCIA SOBRE SEUS FUTUROS COLEGAS, SUBORDINADOS, NESTE ÂMBITO.

SENTIR ORGULHO POR TRABALHAR NA USP FUNCIONÁRIOS SENTIR ORGULHO POR TRABALHAR NA USP A UNIVERSIDADE NÃO SEJA “APENAS”O SEU TRABALHO

MERECEM UM AMBIENTE EM QUE: SE PRATIQUE ATOS CONSCIENTES EM QUE SE MINIMIZEM RISCOS, POLUENTES, EMISSÕES NO GERAL OPORTUNIDADE DE GANHO DE CONHECIMENTO, QUE PODERÃO ESTAR LEVANDO ÀS SUAS FAMÍLIAS E COMUNIDADES

OS NOVOS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES MEIO AMBIENTE QUALIDADE SAÚDE SEGURANÇA OS NOVOS COMPONENTES DAS ORGANIZAÇÕES FCF

Qualidade de Vida Conceito “Independente de nação, cultura ou época, é importante que as pessoas sintam bem psicologicamente, possuam boas condições físicas e sintam-se socialmente integradas e funcionalmente competentes” (OPAS, 1998)

Qualidade e satisfação no trabalho INTERAÇÃO NO PROCESSO DE QUALIDADE Organização Pessoa Carreira Benefícios Salário Comunicação clara e clima recentivo Comprometimento e lealdade do funcionário Auto-estima e realização das ansiedades pessoais Estabilidade e segurança Sentimento de pertencimento Crescimento e comprometimento Vivência do significado do trabalho, responsabilidade, autonomia e feed-back Sinergia confiança parceria motivação harmonia Resultado Qualidade e satisfação no trabalho comprometimento Esquema apresentado por Juiana Carrijo, V Seminário de Q&P da FCF, 2000

CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL PROJETO FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS 1a. Instituição de ensino a ser certificada na América do Sul

Sistema de Gestão Ambiental na FCF Gerenciamento Ambiental é uma ferramenta para uma organização manter-se consciente das interações que seus produtos e atividades tem com o meio ambiente e para atingir continuadamente e melhorar o nível do desempenho ambiental desejado. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficiente é um consistente e sistemático controle de procedimentos ou operações, produtos ou serviços que causam impacto no meio ambiente.

EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001: MUNDO 1 JAPÃO: 6.648 2 UK: 2.500 3 ALEMANHA: 2.400 4 SUÉCIA: 1.900 5 EUA: 1.480 6 ESPANHA: 1.444 10 TAIWAN: 881 14 CHINA: 749 16 CORÉIA: 676 18 TAILÂNDIA: 400 19 ÍNDIA: 400 20 BRASIL 330 29 ARGENTINA: 145 FONTE: ISO (10TH cycle); ISO WORLD

Para a instituição que não se preocupa com gestão ambiental, são diversos os riscos a que ficam sujeitos as diversas partes: Instituição: perda da imagem, queixas e reclamações; Clientes: insegurança, danos à saúde, problemas ambientais; Comunidade: maior poluição, esgotamento de recursos naturais etc; Funcionários maior ocorrência de acidentes, falta de controle no processo etc.

BENEFÍCIOS DO SGA Instituição: imagem saudável, economia, conservação de energia etc; Clientes: confiabilidade, reciclagem, cuidados com a disposição final etc; Funcionários: comprometimento, melhores condições de trabalho etc. PRODUTOS E SERVIÇOS A organização desenvolve e fornece produtos ou serviços que: não produzem impacto indevido sobre o ambiente; sejam seguros em sua utilização, e ao mesmo tempo apresentam menor consumo de energia e de recursos naturais e sejam reciclados, reutilizados e sua disposição final não seja perigosa.

FCF RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO 14001 FCF RUMO À CERTIFICAÇÃO PONTOS FORTES: Conhecimento; Objetivo comum; Práticas existentes. Comissões da FCF: A meta de todas é a segurança no trabalho, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

DESAFIOS Alocação de recursos; Identificação, atendimento e monitoramento do cumprimento da legislação; Adequação das áreas.

“ Significa que devemos sempre estar trabalhando para reduzir: “Como buscar a redução dos impactos ambientais de nossos produtos, serviços e atividades?” “ Significa que devemos sempre estar trabalhando para reduzir: A geração de resíduos/lixo; O consumo de recursos naturais, como matérias primas, água, energia elétrica etc; Não devemos tolerar as perdas que ocorrem em nossos processos produtivos e em nossas atividades”.

Podemos ajudar... Colaborando com a coleta seletiva, mantendo a limpeza e a organização no seu local de trabalho, economizando água e energia elétrica etc. Usando a regra dos 3 Rs: Reduzir; Reutilizar; Reciclar.

Atividades: 1a etapa TREINAMENTOS SOBRE SGA 128 horas de treinamento 172 participantes FORMAÇÃO DE AGENTES LOCAIS DE SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL(CECAE/USP Recicla) 360 horas / 4 participantes 4 SEMINÁRIOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE Tema: Sistema de Gestão Ambiental 287 participantes

Elaboração do Manual do SGA; 2a etapa Avaliação ambiental inicial, considerando: emissões atmosféricas, efluentes em corpos d’água, gerenciamento de resíduos, contaminação do solo, uso de recursos naturais e outras questões ambientais locais e relativas a comunidade; Exame de todas as práticas e procedimentos de gestão ambiental existentes; Elaboração do Manual do SGA; Identificação de auditores líder e formação dos agentes multiplicadores;

AÇÕES PREVISTAS PARA 2003 Programa dos 3R (Reduzir, reutilizar e reciclar) Substituição de copos descartáveis por canecas Coleta Seletiva Identificação visual interna e externa dos prédios Identificação de extintores e equipamentos de segurança

O sucesso deste programa depende do envolvimento de todos os docentes, funcionários, alunos, empresas prestadoras de serviços, fornecedores e clientes.