INTRODUÇÃO À DIDÁTICA Professor: Pr. Kenneth Eagleton O PROFESSOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
Seminário Regional – Rio de Janeiro
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Liliani Lecco Dettogni
Currículo : Noções introdutórias
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O Aluno a Distância.
Avaliação Institucional
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Programa aluno pesquisador
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
A Indústria da Hospitalidade
UNIDADE I - Metodologia Científica
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Lívia Santos Coordenação Adjunta Instituto Capixaba de Ensino
Como Passar no Vestibular
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Perfil do Profissional
PROJETO “TEIA DO SABER”
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
A Importância da Atividade Física
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O próprio Deus nos chama à liderança.
RELATO DO ENCONTRO DO DIA 03/05/2012 BOM DIA! RELATO DO DIA 03/05/12 CURSO EMPREENDEDOR RURAL – SEBRAE.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
VIDA DEVOCIONAL 1a aula Pr. Kenneth Eagleton.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Projeto: Conta que eu conto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
PARA QUE NUNCA TE ESQUEÇAS DA CRIANÇA MARAVILHOSA QUE HÁ DENTRO DE TI…
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Utilizando Estudos de Caso no Ensino Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Laboratório de Aprendizagem
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
Avaliação Econômico Financeiro de empresas.
Assistente Administrativo e Financeiro
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
CORRENDO COM EXCELÊNCIA
QUEM SÃO OS ALUNOS(AS) DO EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS FISS O devido trabalho trata de uma pesquisa realizada.
Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Desafios da adolescência
Método de Ensino.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Como melhorar o seu quociente de inteligência. O quociente de inteligência (QI) é o valor que se dá à inteligência de uma pessoa. Atualmente, milhões.
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À DIDÁTICA Professor: Pr. Kenneth Eagleton O PROFESSOR

Em uma situação de ensino / aprendizagem, existem dois personagens: o professor e os alunos.

O PROFESSOR Qualificações do professor: Caráter Vida transformada Ser um estudante / estudioso Fiel aos compromissos Interesse real pelos alunos

O PROFESSOR: QUALIFICAÇÕES Caráter: Quais são os traços desejáveis? Vida transformada: Que tipo de transformação e porque?

O PROFESSOR: QUALIFICAÇÕES Ser um estudante / estudioso : Direção da nossa energia mental, indagações e sonhos para o amanhã

O PROFESSOR: QUALIFICAÇÕES Ser um estudante / estudioso : Humildade Não é “sabe-tudo” Crescimento contínuo “Não podemos passar a outros aquilo que não possuímos.”

O PROFESSOR: QUALIFICAÇÕES Fiel aos compromissos : Quais são os compromissos que um professor assume? Interesse real pelos alunos : Porque que isto é importante?

O PROFESSOR: CRESCIMENTO O aspecto intelectual : Programa de leitura e estudo Cursos de atualização Conhecer bem os alunos

O PROFESSOR: CRESCIMENTO O aspecto físico : Seu dinheiro está sob controle? Seus bens materiais? Emprego do tempo? Vida sexual? Vida mental? Forma de nos alimentar? Exercício físico? Descanso?

O PROFESSOR: CRESCIMENTO O aspecto social : Tem amizades com pessoas não crentes? Tem amizades com pessoas de outras faixas etárias?

O PROFESSOR: RESPONSABILIDADE A Responsabilidade do ensino : Influência sobre a vida dos alunos Mais será exigido: Lc 12:48; Tg 3:1

O PROFESSOR Uma vida submetida a provas: “...uma vida que não é submetida a provas, não vale a pena ser vivida.” “O que nos aprimora é a experiência que submetemos a avaliações.” “A maior ameaça ao desempenho de um bom professor é estar satisfeito com seu trabalho;”