O Coordenador Pedagógico desafios e práticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E se no céu você encontrar alguém que você não gosta?
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ...
A GESTÃO DO TEMPO E A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DO PC
A Formação do Coordenador Pedagógico: desafios e práticas
Proposta para formação continuada
Catedral das Assembléias de Deus Ministério de Madureira
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
A FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
CRONOGRAMA 2011 DATATEXTOSGRUPO 16/08TEORIA POLÍTICA NO BRASIL – INFLUÊNCIAS, IDÉIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS AULA EXPOSITIVA - JULIANA 18/08TEORIA DAS ELITES.
CRONOGRAMA 2011 DATATEXTOSGRUPO 16/08TEORIA POLÍTICA NO BRASIL – INFLUÊNCIAS, IDÉIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS AULA EXPOSITIVA - JULIANA 13/08TEORIA DAS ELITES.
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TUTOR E CURSISTA
TEORIA DO CINEMA E DOCUMENTÁRIO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Jornada Pedagógica – POIE
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
Formação Coordenadores Pedagógicos CEI’s Indiretos e Conveniados
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Semana Pedagógica - Julho/2011
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Vídeo Educar – Rubem Alves
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Projeto Político-Pedagógico
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
Vantagens de entrar na 3ª idade Ligue o Som Transição Automática.
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Altinópolis.
Oficina 2- Diretor - Gestor de uma escola aprendente
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Associação Helil de Amparo à Criança
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Homenagens para todos os papais da Turma 111
SALA DO EDUCADOR 9º ENCONTRO COM A EQUIPE DE APOIO E TÉCNICOS. Coordenadora Fabiana Manzano dos Santos Sorriso/MT -05 de Junho de 2014.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2014 “Possibilidades e Desafios.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
1ª Formação de Professores Coordenadores
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria Regional de Educação de Itaquera Diretoria de Orientação Técnica – DOT Ação Formativa 2014: Coordenadores.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
O papel pedagógico do órgão gestor
Escola Nacional de Ciências Estatísticas Escola Virtual IBGE 02/12/2010 Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

O Coordenador Pedagógico desafios e práticas G I - 16/08/13 das 8:00 as 12:00h GII - 16/08/13 das 13:00 as 17:00h GIII- 30/08/13 das 8:00 as 12:00h

CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO GRUPO 1: 08h00 12h00 16/08 – 06/09 – 18/10 – 22/11 – 03/12 GRUPO 2: 13h00 17h00 GRUPO 3: 08h00 12h00 30/08 – 27/09 – 25/10 – 29/11 – 03/12

Pauta Leitura: EU, robô?, in Não se desespere! provocações filosóficas. Sínteses do encontro anterior. Apontamentos da Avaliação do encontro anterior. Texto “Notas da experiência e o saber de experiência” de Jorge Larrosa Bondía. Café Por que continuar falando de rotina? Texto: Aprendizagem, construção do conhecimento e processo grupal, in Educador, Madalena Freire Retomada da tarefa do encontro anterior. Para o próximo encontro... Avaliação

GII - Patrícia e Luciana Leitura das sínteses... G I - Amanda e Luciana GII - Patrícia e Luciana GIII- Ieda e Ana Lúcia

Apontamentos da Avaliação

Leitura e destaques Texto: Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Jorge Larrosa Bondía

A formação é uma viagem aberta, uma viagem que não pode estar antecipada, e uma viagem interior, uma viagem na qual alguém se deixa influenciar a si próprio, se deixa seduzir e solicitar por quem vai ao seu encontro... a experiência formativa e a experiência estética não são transitivas... não vão de alguém para alguém, mas acontecem a alguém com alguém... Jorge Larrosa

Por que continuar falando de rotina?

Como estamos construindo o nosso papel na Unidade? Algumas reflexões... Como estamos construindo o nosso papel na Unidade?

Como andam nossos tempos Como andam nossos tempos? Para ouvir, para estudar, para conhecer as necessidades do grupo e das crianças?

De que forma estamos trabalhando para sermos sujeitos de nossa rotina e de nossa experiência?

Rotina Conjunto de compromissos: CP como gestor do currículo, pesquisador e formador de um grupo; Surge das necessidades da Unidade (PPP); Organizador dos tempos e espaços (planejamento, pesquisa e formador) para cada ação do cotidiano.

Leitura, destaques e reflexão Texto Aprendizagem, Construção do Conhecimento e Processo Grupal, in Educador - Madalena Freire

Questão para reflexão: O Coordenador Pedagógico no seu processo de formação faz parte de um grupo. Ao mesmo tempo, coordena os grupos de formação da Unidade. Que contribuições este texto traz para atuação do CP nesses dois grupos?

Retomada da tarefa Considerando as nossas discussões sobre a rotina do Coordenador Pedagógico, o que você apontaria como necessidade de reflexão na sua rotina de trabalho?

Para o próximo encontro: Trazer uma foto/imagem que na sua opinião represente Infância

Avaliação E você, como sujeito da experiência, registre o que no encontro de hoje te afetou, deixou marcas, vestígios, efeitos...

Vinicius EMEI Miroel Silveira