Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
O Professor de Educação Física e os
Programa Nas Ondas do Rádio
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Linguagem Audiovisual
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
O rádio e a lei Setembro
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Reunião de Formação: Equipe Nas Ondas do Rádio DRE 25/04/2011 Programa Nas Ondas do Rádio.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Gêneros e formatos radiofônicos
Aprendendo a fazer BLOG
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Cidade Educadora, Cidade Saudável
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação no contexto do Trabalho
Afinal, o que é Planejamento?
Projeto Jornal Mural Professores
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
O que é ensinar história?
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Educação Especial Aula 7
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Transcrição da apresentação:

Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los? Nesta Aula Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los?

Por que trabalhar com projetos? Como implementar um projeto na escola? PARA REFLEXÃO: O que é um projeto? Por que trabalhar com projetos? Como implementar um projeto na escola? Qual a natureza de um projeto educomunicativo?

TRABALHO EM GRUPO Estudo de caso

Retomando... O que é um projeto? É uma ação coletiva motivada pelo desejo de transformar uma situação. Por que trabalhar com projetos? Projetos podem resultar em políticas públicas ao demonstrar boas práticas pedagógicas, ou ser parte da execução de política pública existente (Portaria 5.792/09 e Lei Educom 13.941/05). Além de contar com recursos financeiros, reforçam a gestão democrática da sociedade.

ESTAS SÃO ALGUMAS DAS COMPETÊNCIAS DO GESTOR DE PROJETOS. Como implementar um projeto na escola? 1- Analisar a realidade social, na qual a comunidade escolar está inserida, e identificar as necessidades e os desejos de mudança. 2- Compreender os processos histórico e social que deram origem à situação que se quer mudar (é mais fácil desatar um nó quando sabemos como ele foi amarrado). 3- Compreender as relações institucionais, comunitárias e grupais que podem influenciar o desenvolvimento de um projeto. 4- Planejar uma intervenção, considerando as possibilidades e os limites de uma transformação. ESTAS SÃO ALGUMAS DAS COMPETÊNCIAS DO GESTOR DE PROJETOS.

Qual a natureza de um projeto educomunicativo? É uma intervenção planejada em espaços educativos para melhorar a comunicação humana. Três características conjuntas o definem: Educação para e pelos meios, Incentivo ao Protagonismo infanto-juvenil e Zelo pela liberdade responsável de expressão.

Objetivos almejados: Promoção do diálogo entre os vários agentes do processo educativo; Desenvolvimento de habilidades e competências pré-existentes mas, até então pouco estimuladas, como liderança e trabalho em grupo; Ampliação da capacidade de expressão dos indivíduos; Apropriação dos recursos midiáticos, partindo dos interesses e das necessidades de quem deles se utiliza;

Objetivos almejados: Uso da tecnologia para a mediação de conflitos e promoção de valores humanos e solidários na escola; Discussão de temas transversais como sexo, direitos e cidadania (ECA), violência, meio ambiente (sustentabilidade) de forma natural, ou seja, franca e aberta; Promoção da gestão participativa dos meios de comunicação, da informação e do próprio espaço escolar; Comprometimento maior dos sujeitos com a transformação social.

IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA TAREFA: IDENTIFICANDO NECESSIDADES E DESEJOS DE MUDANÇA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: Modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso?   O uso das ferramentas enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?   Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

EDUCOMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA DE PROJETOS: ABORDAGENS E CONVERGÊNCIAS Fontes: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE COMUNICAÇÃO Ismar de Oliveira SOARES http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/131.pdf A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS PELO PROJETO EDUCOM.RADIO: UM SONHO POSSÍVEL Eliany Salvatierra MACHADO Cláudia LAGO Maria Izabel de Araújo LEÃO http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/15.pdf EDUCOMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA DE PROJETOS: ABORDAGENS E CONVERGÊNCIAS Lílian Bhruna Pinho de ANDRADE Richard ROMANCINI http://www.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos

Equipe de Assessoria Programa Nas Ondas do Rádio Realização http://nasondasdoradio.ning.com midianaescola@gmail.com Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço