Ilustração de poesias de Vinícius de Moraes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Projeto Sala de Informática
Professora Ticyara Halik Smanioto Vicente
TEMA: colonização de SC
Do sonho Aos Ares.
PROJETO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A reciclagem e o Ambiente
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
Elisabeth Scaramussa Correia
Josiania Duarte de Andrade
RELEITURA DE UMA POESIA
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
Rosa Candeia Gianizeli
Uma palavra que vem do GREGO
História – aula 2.
O uso dos softwares nas escolas
Tópicos Especiais em Comunicação II
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
Uma Aventura…Literária 2013
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Seminário Nacional Eco-Escolas Águeda 2013 A importância do envolvimento dos alunos em concursos / projetos ambientais.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
LITERATURA DE CORDEL
Apresentação.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
Cinema e  Caricatura.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Relatório da atividade
NTD – 1ª ETAPA 7º ano - Gramática
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
A Matemática da cesta básica
San Base, nascido em 1956 na ex-União Soviética, desde cedo desenvolve um interesse pela matemática e tecnologia informática. Ele chama à sua arte Pintura.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Sugestão de planejamento Pedagógico
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Professor Romildo Tavares
                                                                                                                                               Escultura.
Capitalismo e suas influências
POESIA E MÚSICA COM VINÍCIUS DE MORAES U.M.E. “Pedro II”
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Ilustração de poesias de Vinícius de Moraes

1. Identificação da atividade e do(s) aluno(s) Alunos do 8° ano Ilustração e exposição artistica dos poemas de Vinícius de Moraes Ida ao laboratório de informática para uma apurada pesquisa de um poema do autor. Duplique este slide, conforme o necessário, se houver mais de uma questão. Este slide e slides relacionados pode ser movido para o anexo ou oculto, se necessário.

- reconhecer na poesia uma forma de expressão e comunicação; 2. Objetivos Identificar os poemas que podem ser transcritos para uma arte em forma de imagem sendo ela, caricaturas, charges, ou pinturas, para comemorar o centenário do poeta Vinicius de Moraes e conhecer a sua obra poética; - reconhecer na poesia uma forma de expressão e comunicação; - utilizar os recursos digitais no laborátorio de informática como o corel e paint para edição das ideias.

3. Pontos positivos (receptividade do público-alvo; objetivos de aprendizagem atingidos...) A atividade foi desenvolvida quase completamente no laboratório de informática, onde tiveram facilidade para encontrar as poesias que se enquadrariam no formato pretendido que foi de ilustração de alguns poemas. Envolvimento dos alunos com tal atividade. A busca pela interpretação da poesia escolhida por eles

4. Pontos a serem reorganizados Maior tempo para elaboração das pinturas . Técnicas de caricaturas precisam ser aprimoradas. Maior envolvimento da comunidade escolar para prestigiar a atividade exposta.

Resumo das etapas da atividade Escolha das poesias Etapa 2 Interpretação Etapa 3 Produção dos materiais Etapa 4 Exposição das artes Resumo das etapas da atividade Os seguintes slides mostrar vários exemplos de linhas do tempo usando gráficos SmartArt. Inclua uma linha do tempo para o projeto, marcando claramente as etapas, datas importantes, e destaque em ponto o projeto se encontra agora.

5. Análise Final Foi um excelente projeto e despertou um poder de atuação nas mais diversas abordagens da arte. Descobri artistas em potencial que mereciam mais atividades como esta. Grande criatividade no uso dos mais diversos materiais como tinta, papelão, pinceis, grafite, massas de modelar. Foi impressionante a interação que todos tiveram e a troca de informações sobre o ponto de vista na poesia que despertou o interesse para tranformar em imagem algo escrito no papel.

ALGUMAS REFERÊNCIAS QUE OS ALUNOS UTILIZARAM www.baixaki.com.br/busca/?q=caricatura‎ Acessado em 06/10/2013 http://www.alienado.net/como-fazer-caricatura/ Acessado em 07/10/2013 www.youtube.com/watch?v=ASX9yihsxuM‎ Fotos: http://guilhermeraffide.blogspot.com.br/2011/02/how-to-draw-hellboy-ou-como-desenhar-o.html

Caricatura cedida de www.blogdalilicatt.com