PDI: Hora de planejar. Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Comissão Municipal de Elaboração
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
Apresentação do Campus Porto Alegre
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Apresentação do Projeto
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Diretrizes para os Institutos Federais
Etapas da construção do PDI IFTO
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLENÁRIA FINAL.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ministério da Educação
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
PDI: Hora de planejar.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Reunião Diretores de Ensino PROEN. OBJETIVO:  Apresentações iniciais  Apresentação do Plano Inicial de Trabalho PROEN  Estabelecimento de Acordos e.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PDI: Hora de planejar

Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??

IFMT - HISTÓRICO  23/09/ Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso – Atual Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva;  14/04/ Aprendizado Agrícola de Mato Grosso – Atual Campus São Vicente;  17/08/1980 – Escola Agrotécnica Federal de Cáceres – Atual Campus Cáceres;  13/09/2006 – Fase da Pré-expansão (autorização da UNED Bela Vista – Atual Campus Bela Vista);  2007 – Início oficial da expansão – (autorização das UNEDs Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Barra do Garças e Rondonópolis);  29/12/2008 – Lei – Cria os Institutos Federais.

Determinava que todos os IFs elaborassem seu PDI no prazo de seis meses Lei /2008

PDI 2009 – 2014 PROCESSO DE ELABORAÇÃO  5 MESES DE ELABORAÇÃO  10 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS  35 MEMBROS NA COMISSÃO  MAIS DE 1800 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS

PDI 2009 – 2014 ASPECTOS GERAIS DO DOCUMENTO  9 CAPÍTULOS  120 PÁGINAS  15 QUADROS INFORMATIVOS  METAS PARA DEZ CAMPI EM FUNCIONAMENTO OU EM IMPLANTAÇÃO  PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO DO IFMT ATÉ 2014

IFMT - MISSÃO Proporcionar a formação científica, tecnológica e humanística, nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando o educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental.

EXPECTATIVA DE MATRÍCULAS 2009 – 2014 IFMT Campus Total Cuiabá – Octayde Jorge da Silva Total São Vicente Total Cáceres Total Cuiabá – Bela Vista Total Pontes e Lacerda Total Campo Novo do Parecis Total Juina Total Confresa Total Barra do Garças Total Rondonópolis Total EaD Total Geral IFMT

MATRÍCULAS IFMT Previsto  2009 > 7519  2010 >  2011 >  2012 > Realizado  2009 > 7241  2010 >  2011 >  2012 > 17254

Percentuais gerais de oferta educacional IFMT Brasil

Chegou a hora de planejar E AGORA??

Planejar a Oferta educacional  Cursos técnicos, prioritariamente integrado - inclusive PROEJA (50%)  Formação de professores - licenciatura e formação continuada para a educação básica pública (20%)  PROEJA (10%)  Cursos superiores de tecnologia  Mestrado profissional, prioritariamente em rede e em estreita articulação ensino-pesquisa  Cursos FIC (como oferta educacional), em estreita articulação ensino-extensão

 Introdução de 20% de educação a distância nos cursos presenciais (técnicos e superiores)  Desenvolvimento de fortes estratégias voltadas ao combate à evasão.  Vinculação das ações afirmativas aos programas e aos projetos de permanência do estudante na Instituição  Articulação dos programas de assistência estudantil às atividades de ensino, pesquisa e extensão  Desenvolvimento de avaliação institucional e avaliação de cursos, para toda a comunidade e para todos os cursos  Fortalecimento e intensificação de políticas e de projetos de fomento à inclusão e diversidade Planejar o contexto educacional

 Formação de técnicos, tecnólogos e bacharéis para o desenvolvimento tecnológico e a inovação  Formação de professores preparados para a realidade matogrossense e brasileira  Formação profissional de jovens e adultos que possam ser inseridos no mundo do trabalho  Incentivo ao empreendedorismo associado à inovação Planejar a formação acadêmica

 Popularização e difusão tecnológica na rede pública de ensino  Incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I)  Incentivo à cultura de inovação no setor produtivo, atendendo às demandas da sociedade  Incentivo à formação de grupos de PD&I e de extensão  Atuação dos grupos de pesquisa ou de extensão em rede  Abertura aos Mestrados Profissionais em rede  Ampliar o diálogo com as comunidades Planejar o contexto de Pesquisa, Extensão e Inovação

 Desenvolvimento de uma política interna de formação continuada para os servidores, alinhada com as necessidades institucionais, que contemple:  Integração de novos servidores e formação em educação profissional e tecnológica;  Formação continuada de gestores (programa de desenvolvimento da gestão);  Oferta de vagas para servidores em programas de mestrado;  Desenvolvimento de ações institucionais para fixação dos servidores nos câmpus/unidades, fortalecendo o sentimento de pertencimento;  Acompanhamento sistemático de obras e reformas. Planejar o ambiente de trabalho

 Implementação e fortalecimento de práticas participativas e integradas de planejamento e avaliação  Elaboração, acompanhamento e avaliação do PROJETO POLÍTICO/PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL  Elaboração, acompanhamento e avaliação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL  Elaboração e acompanhamento do PLANO DE AÇÃO anual, com base no PDI  Elaboração e acompanhamento do RELATÓRIO DE GESTÃO anual que apresente os resultados das metas previstas no plano de ação e evolução do PDI Planejar a ação contínua de planejar

Por que planejar? “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” Bernardinho “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha.” Jesus Cristo (Mateus 7: 24 e 25) É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las Bernardinho

CRONOGRAMA Novembro Reuniões em cada campus Reunião Comissão Central Março R Fevereiro Reuniões de trabalho nos campi Reunião da Comissão Central Dezembro Segunda Reunião ampliada Reunião Comissão Central

TAREFAS CONVOCAR REUNIÃO COM A COMUNIDADE PARA DEBATER: 1 – A LEI , A MISSÃO DO IFMT E OS VALORES DO IFMT 2 – A OFERTA DE CURSOS E O NÚMERO DE MATRÍCULAS NO CAMPUS (Considerar o contexto socioeconômico regional) 3 – A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA (Considerar o orçamento do Campus)

CRONOGRAMA  Novembro – Reunião nos Campi  Dezembro – Reunião Ampliada  Fevereiro – Reuniões nos Campi  Março – Reunião Ampliada  Abril – Reuniões nos Campi  Maio – Reunião Ampliada  Junho – Assembleia de validação do texto

Degmar Anjos (65)