PDI: Hora de planejar
Um rápido histórico do IFMT Quem Somos??
IFMT - HISTÓRICO 23/09/ Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso – Atual Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva; 14/04/ Aprendizado Agrícola de Mato Grosso – Atual Campus São Vicente; 17/08/1980 – Escola Agrotécnica Federal de Cáceres – Atual Campus Cáceres; 13/09/2006 – Fase da Pré-expansão (autorização da UNED Bela Vista – Atual Campus Bela Vista); 2007 – Início oficial da expansão – (autorização das UNEDs Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Barra do Garças e Rondonópolis); 29/12/2008 – Lei – Cria os Institutos Federais.
Determinava que todos os IFs elaborassem seu PDI no prazo de seis meses Lei /2008
PDI 2009 – 2014 PROCESSO DE ELABORAÇÃO 5 MESES DE ELABORAÇÃO 10 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 35 MEMBROS NA COMISSÃO MAIS DE 1800 QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS
PDI 2009 – 2014 ASPECTOS GERAIS DO DOCUMENTO 9 CAPÍTULOS 120 PÁGINAS 15 QUADROS INFORMATIVOS METAS PARA DEZ CAMPI EM FUNCIONAMENTO OU EM IMPLANTAÇÃO PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO DO IFMT ATÉ 2014
IFMT - MISSÃO Proporcionar a formação científica, tecnológica e humanística, nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando o educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental.
EXPECTATIVA DE MATRÍCULAS 2009 – 2014 IFMT Campus Total Cuiabá – Octayde Jorge da Silva Total São Vicente Total Cáceres Total Cuiabá – Bela Vista Total Pontes e Lacerda Total Campo Novo do Parecis Total Juina Total Confresa Total Barra do Garças Total Rondonópolis Total EaD Total Geral IFMT
MATRÍCULAS IFMT Previsto 2009 > 7519 2010 > 2011 > 2012 > Realizado 2009 > 7241 2010 > 2011 > 2012 > 17254
Percentuais gerais de oferta educacional IFMT Brasil
Chegou a hora de planejar E AGORA??
Planejar a Oferta educacional Cursos técnicos, prioritariamente integrado - inclusive PROEJA (50%) Formação de professores - licenciatura e formação continuada para a educação básica pública (20%) PROEJA (10%) Cursos superiores de tecnologia Mestrado profissional, prioritariamente em rede e em estreita articulação ensino-pesquisa Cursos FIC (como oferta educacional), em estreita articulação ensino-extensão
Introdução de 20% de educação a distância nos cursos presenciais (técnicos e superiores) Desenvolvimento de fortes estratégias voltadas ao combate à evasão. Vinculação das ações afirmativas aos programas e aos projetos de permanência do estudante na Instituição Articulação dos programas de assistência estudantil às atividades de ensino, pesquisa e extensão Desenvolvimento de avaliação institucional e avaliação de cursos, para toda a comunidade e para todos os cursos Fortalecimento e intensificação de políticas e de projetos de fomento à inclusão e diversidade Planejar o contexto educacional
Formação de técnicos, tecnólogos e bacharéis para o desenvolvimento tecnológico e a inovação Formação de professores preparados para a realidade matogrossense e brasileira Formação profissional de jovens e adultos que possam ser inseridos no mundo do trabalho Incentivo ao empreendedorismo associado à inovação Planejar a formação acadêmica
Popularização e difusão tecnológica na rede pública de ensino Incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I) Incentivo à cultura de inovação no setor produtivo, atendendo às demandas da sociedade Incentivo à formação de grupos de PD&I e de extensão Atuação dos grupos de pesquisa ou de extensão em rede Abertura aos Mestrados Profissionais em rede Ampliar o diálogo com as comunidades Planejar o contexto de Pesquisa, Extensão e Inovação
Desenvolvimento de uma política interna de formação continuada para os servidores, alinhada com as necessidades institucionais, que contemple: Integração de novos servidores e formação em educação profissional e tecnológica; Formação continuada de gestores (programa de desenvolvimento da gestão); Oferta de vagas para servidores em programas de mestrado; Desenvolvimento de ações institucionais para fixação dos servidores nos câmpus/unidades, fortalecendo o sentimento de pertencimento; Acompanhamento sistemático de obras e reformas. Planejar o ambiente de trabalho
Implementação e fortalecimento de práticas participativas e integradas de planejamento e avaliação Elaboração, acompanhamento e avaliação do PROJETO POLÍTICO/PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Elaboração, acompanhamento e avaliação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Elaboração e acompanhamento do PLANO DE AÇÃO anual, com base no PDI Elaboração e acompanhamento do RELATÓRIO DE GESTÃO anual que apresente os resultados das metas previstas no plano de ação e evolução do PDI Planejar a ação contínua de planejar
Por que planejar? “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las” Bernardinho “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha.” Jesus Cristo (Mateus 7: 24 e 25) É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las Bernardinho
CRONOGRAMA Novembro Reuniões em cada campus Reunião Comissão Central Março R Fevereiro Reuniões de trabalho nos campi Reunião da Comissão Central Dezembro Segunda Reunião ampliada Reunião Comissão Central
TAREFAS CONVOCAR REUNIÃO COM A COMUNIDADE PARA DEBATER: 1 – A LEI , A MISSÃO DO IFMT E OS VALORES DO IFMT 2 – A OFERTA DE CURSOS E O NÚMERO DE MATRÍCULAS NO CAMPUS (Considerar o contexto socioeconômico regional) 3 – A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA (Considerar o orçamento do Campus)
CRONOGRAMA Novembro – Reunião nos Campi Dezembro – Reunião Ampliada Fevereiro – Reuniões nos Campi Março – Reunião Ampliada Abril – Reuniões nos Campi Maio – Reunião Ampliada Junho – Assembleia de validação do texto
Degmar Anjos (65)