PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?

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Transcrição da apresentação:

PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS? Vivência sobre a produção de lixo e reciclagem Aula de Ciências para o 2 ano - EF

INTRODUÇÃO Nesta atividade vamos refletir sobre a produção de lixo, considerando o lixo que produzimos no nosso dia-a-dia na escola. Pensem no que é jogado nos lixos de sua casa e da escola.

TAREFAS 1. Pesquisar sobre Resíduos Recicláveis. Verifiquem quais materiais são recicláveis e quais não são. Links sugeridos: http://www.natureba.com.br/materiais-reciclaveis.htm http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/naoreciclaveis.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem http://www.planetaplastico.com.br/literatura/literatura/coletaselet.htm Assita ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8&feature=related

2. Agora vamos trabalhar! Coloquem o avental, os óculos e as luvas. Peguem o cesto de lixo da sala de aula e coloquem com cuidado o lixo sobre o plástico. Observem o lixo colocado sobre o plástico e separem o que é reciclável do que não é, colocando cada tipo em um saco plástico transparente.

3. Observem o saco com os resíduos 3. Observem o saco com os resíduos. Quanto do que vai para o lixo da sala é reciclável? Quanto se produz de cada tipo de resíduo? Anotem suas conclusões no Diário de Ciências.

4. Agora vocês vão medir quanto de resíduo líquido é produzido para lavar as mãos. Coloquem o balde embaixo da torneira e lavem as mãos como sempre fazem. Observem o quanto de água foi utilizada. Anotem suas observações no Diário de Ciências.

Leiam o texto Descartar, não. Reaproveitar e reciclar Leiam o texto Descartar, não! Reaproveitar e reciclar. Disponível em: http://www.cienciaparagente.com.br/Index.cfm?go=Detalhe&CodUnidade=26&midia=livro

AVALIAÇÃO INDICADOR Objetivo plenamente atingido Objetivo parcialmente atingido Objetivo não atingido PONTOS PESQUISA Conseguiu realizar o acesso aos sites e obteve as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto Conseguiu realizar o acesso aos sites mas não obteve todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto Não conseguiu o acesso aos sites , não obtendo informações para desenvolver o projeto PROCESSO Realizou os registros necessários com riqueza de detalhes Realizou os registros com poucos detalhes Realizou os registros parcialmente/Não realizou os registros Excelente apelo visual Bom apelo visual Faltou capricho e organização no registro TRABALHO EM EQUIPE Participou ativamente da separação dos materiais e dos registros, colaborando com o grupo Participou da separação dos materiais e fez o registro, mas sem interagir e trocar ideias com o grupo Não participou da saparação dos materiais/ não colaborou com os registros, deixando de contribuir com as conclusões do grupo