Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Assistência ao RN na Sala de Parto
ATENDIMENTO E REANIMAÇÃO AO RN NA SALA DE PARTO
RECÉM NASCIDO NORMAL.
Assistência Imediata ao
Parto: clínica e assistência
Admissão do Paciente na Unidade Hospitalar
CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECÉM - NASCIDO
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
SONDAGEM NASOGÁSTRICA
REANIMAÇÃO AVANÇADA NEONATAL
Exsangüineotransfusão
REANIMAÇÃO AVANÇADA NEONATAL
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
NEONATOLOGIA Definições: AIG, PIG, GIG. Baixo peso: menor 2.500g
HEPATITES VIRAIS CONJUNTO DE INFECÇÕES CAUSADAS POR VIRUS HEPATOTRÓPICOS QUE SÃO ROTULADOS POR LETRAS DO ALFABETO: HEPATITE A (HVA) HEPATITE B (HVB) HEPATITE.
LACTENTES Avaliação nutricional
CURSO DE GESTANTES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Acidentes com materiais biológicos
Óbitos Infantis e Fetais
Óbitos Infantis e Fetais
Sistema ABO, RH, MN.
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
Enfermagem obstétrica
PARTO RECONHECIMENTO:
Enfermagem na Infância e Adolescência
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Vasa Previa Informação de Fundación de Vasa Previa
Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.
Assistência de enfermagem na alimentação da pessoa internada
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA
NEONATOLOGIA Atendimento e reanimação em sala de parto
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
PRIMEIROS SOCORROS.
Acidente com material perfuro-cortante
CUIDADOS COM RN.
Preparo ou Montagem da sala para cirurgia
Trabalho de parto e parto
Assistência ao Recém–Nascido
Nutrição do lactente: avaliação e desenvolvimento
Assistência ao Recém – Nascido
Risco Biológico.
Métodos de diagnóstico rápido
Aula 1 REANIMAÇÃO NEONATAL: CONDUTAS Curso para Auxiliares
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
REANIMAÇÃO NEONATAL ANA MARIA A. P. DE MELO HU-USP
COLHEITA DE SANGUE.
Alojamento conjunto Turma 201
Taquipnéia Transitória do recém-nascido
Assistência ao Pré-natal
Fundamentos de Enfermagem
para exames laboratoriais
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
Ressuscitação NEONATAL
Transcrição da apresentação:

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Para a assistência ao recém-nascido normal, que constitui a maioria das situações, nada mais deve ser feito além de se enxugar, aquecer, avaliar e entregar à mãe para um contato íntimo e precoce. Em toda sala de parto deve estar presente pelo menos um profissional capacitado a reanimar de maneira rápida e efetiva, mesmo quando se espera um RN saudável. (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO A recepção do RN deve ter normas estabelecidas com as diferentes atribuições constituídas para a equipe profissional, objetivando prestar uma assistência de qualidade. Para tanto, a equipe deverá realizar os seguintes procedimentos: (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO (continuação) • preencher a ficha do RN com dados da história familiar e materna, pregressos e atuais, e do trabalho de parto; • dispor sobre a mesa de atendimento do RN o seguinte material: • Uma sonda de aspiração traqueal para cada RN; • Soro fisiológico; • Luvas; • Gaze esterilizada, anel de borracha e/ou de plástico (dispositivo específico) e material para ligadura de cordão (pinças e tesoura); e • Manter disponível, para qualquer emergência, o material e medicação para reanimação; (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO (continuação) • receber o RN, secá-lo e colocar em campo estéril e aquecido sob o calor radiante; • levar o RN à mãe; • identificar o RN com uma braçadeira, com o nome da mãe, no antebraço e tornozelo; • em partos múltiplos, a ordem de nascimento deverá ser especificada nas pulseiras através de números (1, 2, 3, 4, etc.), após o nome da mãe; • aspirar boca e depois narinas; • passar a sonda nasogástrica para excluir atresia de coanas e esôfago; • (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO (continuação) • verificar a vitalidade do RN atavés do índice de Apgar no 1 ° e 5° minutos, e, daí em diante, de 5 em 5 minutos, até que o Apgar seja maior que 7; • laquear o cordão a uma distância de 2cm do anel umbilical, usando álcool etílico a 70%. Verificar a presença de uma veia e duas artérias; • pingar nitrato de prata a 1% (preparar diariamente em frasco escuro), uma gota em cada olho; • lavar o estomago, se o líquido amniótico for meconial, sanguinolento ou purulento, com água destilada ou soro fisiológico; • colocar o RN para mamar logo que finalizar as medidas de atendimento após o nascimento; (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO (continuação) - prescrever Vitamina K, 1 mg IM; • registrar, na ficha do RN, sua impressão plantar e digital do polegar direito e do polegar direito da mãe; • examinar a placenta; • colher amostras de sangue de cordão para tipagem sangüínea e sorologias; e • colher sangue da mãe para tipagem sangüínea e reação sorológica para sífilis, quando indicado. (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO PONTUAÇÃO: SEM ASFIXIA – 8 A 10 COM ASFIXIA LEVE – 7 A 5 COM ASFIXIA MODERADA – 4 A 3 COM ASFIXIA GRAVE – 2- 0 (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Após a assistência imediata ao recém-nascido, quando não foipossível antes do nascimento, deve-se realizar anamnese detalhada abordando a identificação, todos os antecedentes familiares e maternos, da gestação, do trabalho de parto e parto. O exame do RN deve ser minucioso, feito em local e condições satisfatórias, incluindo todos os órgãos e sistemas passíveis de serem avaliados clinicamente. (Ministério a Saúde, 2001)

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Aferir as medidas antropométricas: Pesar o RN, mensurar a sua estatura, medir o perímetro cefálico, torácico e abdominal; Durante a administração do Kanakion que será administrado via IM no vasto lateral da coxa esquerda do RN, algumas maternidades aplicam a vacina hepatite B que será IM no vasto lateral da coxa direita. (FIGUEIREDO, 2003 )

Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto ASSISTÊNCIA MEDIATA AO RECÉM-NASCIDO São geralmente os cuidados que são prestados aos RN nas primeiras duas primeiras horas de vida. São cuidados mediatos: Higiene corporal; Exame físico completo; Avaliação das capacidades de alimentação; Avaliação da perda ponderal. (FIGUEIREDO, 2003 )