Sergio Koifman Processo CNPq /2005-0

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USOS DA EPIDEMIOLOGIA:
Advertisements

Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Indicadores.
APRESENTAÇÃO Esta publicação evidencia o esforço conjunto das equipes técnicas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Oncologia.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Apresentação Tabular e Gráfica
Evangelina X. G. de Oliveira (IBGE)
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Critérios para emissão de parecer técnico, indicando localidades em municípios de alto risco para transmissão da doença de Chagas, a serem beneficiadas.
Estudo de coorte retrospectivo
Estudos retrospectivos de zoonoses no Estado do Paraná e municípios da Região Metropolitana de Curitiba Nathalia Terra Ferreira e Souza Iniciação Científica.
Fontes de Dados Demográficos
RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM
Plano de Trabalho da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e Ambiente 2007 EIXOS PARA DISCUSSÃO : I – Portaria nº 2439/GM de 2005 – considerando.
Pesquisa HOSS, Osni.
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
PESQUISA ORIGEM - DESTINO
Epidemiologia Indicadores de Saúde.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais Avaliação do georreferenciamento das estatísticas do registro.
UFF/MEB Curso: Medicina Disciplina: Epidemiologia - II
Estudos de Caso-Controle
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
ENSP FIOCRUZ SAÚDE PDSD SAÚDE PDSDSAÚDE PDSD Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD) Módulo SAÚDE Institutos do Milênio – Edital CNPq.
SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SENSE 2004 EXPOSIÇÃO HUMANA A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS GERADOS.
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES - RNI DE EXTRA BAIXA FREQÜÊNCIA (60Hz) - SUBESTAÇÃO DE POÇOS DE CALDAS (STPC.O - JULHO 2002) Autores:
Geografia Humana e Econômica
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Mestranda Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Programa de Pós-graduação em Psicologia.
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
SINALIZAÇÃO PARA CIRCUITOS ELÉTRICOS DISTINTOS COM OU SEM ALTERAÇÃO DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO Nicola Franceli, Fábio de Assis Martins, Brasílio.
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Estatística.
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
1 “CÂNCER E EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL NO SETOR MADEIREIRO, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL” AUTORES Profª MSc. Silvia Helena Arias Bahia. Profª Drª Inês Echênique.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional Volume IV
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA ESTUDO CASO CONTROLE Departamento de Enfermagem Disciplina: Epidemiologia Clínica Professora: Dra Dulce Aparecida Barbosa Alunos:
EXERCÍCIOS 1) No Município de Boa Esperança, Estado de São Paulo, no ano de 1980, foram registrados 70 casos de sarampo e, no ano de 1997, 90 casos. Qual.
A Oncologia Pediátrica no Brasil
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
ESF FALCÃO PEREGRINO - CAJATI RETROSPECTIVA 2014.
Desenhos de Estudo Epidemiológico
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Seminário Internacional sobre RNI, a saúde e o ambiente.
ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Estatística Descritiva
TERRITORIALIZAÇÃO.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): análise da demanda e sua distribuição espacial em uma cidade do Nordeste brasileiro Amanda Priscila de.
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
Medição de Campos Eletromagnéticos Técnicas de Medição, caracterização de campos em ambientes industriais, urbanos e residenciais Athanasio Mpalantinos.
LDAT 138 kV Carajás – Atlântico/Campinas Brasília 19/11/2015 José Moisés Machado da Silva Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
Epidemiologia Descritiva
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Transcrição da apresentação:

Sergio Koifman Processo CNPq 400813/2005-0 Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde, Rio de Janeiro Exposição a Campos Eletromagnéticos e Leucemias na Infância: Análise Exploratória de sua Associação no Município de São Paulo Sergio Koifman Processo CNPq 400813/2005-0

Objetivos Esta investigação teve como objetivo principal determinar a magnitude da associação entre a distribuição de leucemias na infância no Município de São Paulo e a exposição a campos eletromagnéticos.

Metodologia Foram comparadas as informações sobre as distribuições deste tipo de radiação não ionizante na exterior dos domicílios de óbitos infantis por leucemia com aquelas observadas em amostra de base populacional de óbitos infantis por causas não neoplásicas, ocorridas no mesmo período (1992-2002) e área geográfica similar a de ocorrência dos óbitos por leucemias.

Metodologia A fonte de dados de casos (óbitos por leucemias em crianças de 0-14 anos) e controles (óbitos por causas não neoplásicas) empregada foi o Programa de Aprimoramento de Informações de Mortalidade (PROAIM) da Prefeitura do Município de São Paulo, obtendo-se para ambos os grupos as variáveis sexo, idade, endereço do domicílio, bairro, data do óbito, e a causa básica e associadas de morte.

Metodologia Em base a este banco de dados, foi organizada uma amostra aleatória de endereços referentes aos controles, sendo os mesmos visitados, aferidos os campos magnéticos no exterior das residências de forma pontual (pontos laterais), bem como identificados os equipamentos de configuração elétrica próximos aos domicílios (linhas de transmissão de alta tensão elétrica, transformadores e circuitos primários de distribuição).

Discussão Em relação aos resultados obtidos com as determinações pontuais de campos magnéticos realizados no exterior das residências de crianças falecidas com leucemia e naquelas falecidas por outras causas, observa-se um perfil similar de distribuição de campos magnéticos em ambos grupos.

Discussão Por outro lado, a comparação do perfil de distribuição de equipamentos de alta tensão elétrica, sobretudo circuitos primários e transformadores elétricos entre os domicílios de ambos grupos, revela um importante excesso destes equipamentos nas proximidades das residências dos óbitos por leucemias.

Discussão Tem sido levantada a hipótese na literatura de que a configuração elétrica dos domicílios refletiria mais adequadamente um padrão de exposição contínuo no tempo aos campos eletromagnéticos de baixa frequencia, o que não seria aferido com acurácia através de medições pontuais, ou, medições cumulativas de curta ou média duração.

Discussão As residências dos óbitos por leucemias na infância, e aqueles ocorridos por outras causas na população geral, apresentam padrões distintos de exposição “histórica” aos campos eletromagnéticos, uma vez que o padrão de configuração elétrico no seu exterior é marcadamente distinto, como observado nesta investigação?

Discussão Conhecendo-se a localização dos circuitos primários e transformadores, bem como suas distâncias dos domicílios, seria factível realizar uma modelização do perfil de exposição contínua no tempo aos campos magnéticos de baixa frequencia originados pela rede elétrica, mediante a consulta aos registros de distribuição das empresas do setor elétrico no Município de São Paulo.

Discussão Enquanto a prevalência de exposição a campos magnéticos maiores que 2.0 mG é da ordem de 1,5% na Alemanha, a amostra estudada da população geral em São Paulo revelou que 36.7% dos domicílios (105 residências de um total de 289 inspecionados externamente) apresentaram níveis de exposição pontual de tal magnitude.

Discussão Do ponto de vista de planejamento urbano, e considerando-se o Princípio da Precaução, através do qual busca-se limitar a exposição desnecessária a agentes potencialmente danosos a saúde humana, os resultados no presente estudo apontam a necessidade de implementar medidas voltadas para a restrição de tais fontes de exposição a este tipo de radiação não ionizante.

Equipe de Pesquisa Roberto Moreno (CTEEP) Rosalina Jorge Koifman (Fiocruz) Marcelo Poirot Land (UFRJ) Sergio Koifman (Fiocruz)

Apoio Institucional CNPq CTEEP PROAIM/ Prefeitura São Paulo RCBP de São Paulo/USP FAPERJ FIOCRUZ