Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Termos essenciais da oração
Advertisements

Pangeia No tempo dos dinossauros, há 200 milhões de anos, havia apenas um enorme continente. Cerca de 70 milhões de anos depois, esse continente foi se.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRÍCOLA AULA 03 – PRODUTOS ORGÂNICOS
Trabalhar com a família é bem melhor.
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
DIVULGAÇÃO DA PESQUISA
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.
Denotação e Conotação.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Relato de Viagem com Descrição
Interpretação de Texto
Mobilização da Comunidade Escolar
Diversidade de mamíferos
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
Tema:Tema(s): Os itens lexicais e seu contexto imediato de uso.
Professora: Aíla Rodrigues
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Reading and the Communication Process
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Lenda do Guaraná.
Dissertação.
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Profa. Reane Franco Goulart
Conotação de Denotação
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Tecnologias - Matemática Medida de volume – conceitos iniciais
Analise Semântica aula-10-analise-semântica.pdf.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Área da superfície total de cubo
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática
Tecnologias - Matemática Proporcionalidade direta e aplicações
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Tecnologias - Matemática Forma algébrica dos números complexos
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Linguagens, Códigos e suas
"Nenhum daqueles que esperam em vós será confundido" (Salmo 24,3)
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
COMO INTERPRETAR TEXTOS
CORRENDO COM EXCELÊNCIA
LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA QUAL É A DIFERENÇA??
Ensino Fundamental , 7º ano
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMÁTICA Ensino Médio, 1º Ano Domínio e Imagem das Funções.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Fundamental, 6° Ano Relação de denotação e conotação

As palavras de uma língua sempre operam em dois eixos: LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação As palavras de uma língua sempre operam em dois eixos: O eixo denotativo e o eixo conotativo. Esses eixos estão diretamente relacionados com a significação na língua.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Observe o exemplo: “Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), cada brasileiro lê pouco mais de dois livros por ano. Na Inglaterra, estima-se que a média seja de 4,9; nos Estados Unidos, é de 5,1. Outro dado preocupante: por aqui, o tempo médio dedicado à leitura não passa de 5,5 horas por semana, enquanto na Índia - um país em desenvolvimento cuja situação econômica é semelhante à do Brasil - a média é quase o dobro, de dez horas (...).” Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/x-questao-423887.shtml?page=1 acesso dia 16 de maio de 2012

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação O texto que você acabou de ler tem como finalidade passar uma informação objetiva sobre um acontecimento, no caso, a média de livros lidos no Brasil. Note que todas as palavras utilizadas no texto foram empregadas em seu sentido literal. Chamamos de denotação a palavra ou enunciado utilizado por um sujeito (enunciador) em seu sentido literal.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação As palavras denotativas são comumente utilizadas em gêneros informativos, como os da esfera jornalística: editoriais, reportagens, classificados, artigos etc. A seguir você verá uma reportagem. Preste atenção às palavras utilizadas neste gênero.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 6º ENSINO FUNDAMENTAL Tópico: Relação de denotação e conotação http://www.cienciaviva.pt/projectos/scienceduc/semanacienc05.jpg

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Você deve ter notado que todas as palavras empregas na reportagem do Diário de Coimbra estão empregadas no sentido literal, ou seja, sentido denotativo. Vamos analisar o título: Meninos da escola do Serrado aprenderam com a natureza Note que todas as palavras do título possuem uma significação exata, são tomadas literalmente, sem margem para outras interpretações; é assim com os vocábulos meninos, escola, serrado e natureza e com todas as outras palavras na reportagem.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Também em gêneros da esfera jurídica, como as sentenças dos tribunais, as palavras são utilizadas no sentido denotativo. Imagem: Sentença judicial em que José Mariano Drumond Filho vence ação contra Massa Falida do Banco Santos / JucaDrumond / Justiça do Trabalho de São Paulo / Domínio Público

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação As palavras denotativas também são utilizadas em contextos escolares, como as dissertações, os comunicados escolares e as declarações para todos os fins. http://www.corneliodigital.com/imagens/economia/transporte_escolar.jpg

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Ou seja, utilizamos as palavras em sentido denotativo quando queremos que o co-enunciador compreenda as palavras que proferimos de acordo com a primeira significação atribuída às palavras nos dicionários da língua.

Algumas características da linguagem denotativa: LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Algumas características da linguagem denotativa: 1- seu único objetivo é informar; 2- quando empregadas no sentido denotativo, as palavras não geram emoção; 3- o enunciador, ao utilizar as palavras no modo denotativo, busca sempre ser objetivo; 4- estão presentes em textos cujo propósito comunicativo é informar, ou seja, são informativos.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Até aqui falamos apenas das palavras em estado de dicionário, cuja significação é restrita e não dá margem para outras interpretações. Mas as palavras também operam em um outro eixo, o da significação ampla. Veja o exemplo a seguir e tente analisar as palavras presentes no exemplo.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/Devorar%20no%20sentido%20de%20destruir.jpg

O enunciado “Estamos devorando o planeta" LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação O enunciado “Estamos devorando o planeta" só é compreensível dentro do sistema da língua se for compreendido conotativamente. Da mesma forma, a palavra “mundo”, no enunciado: “Água, carne, peixe: o mundo já consome mais do que a Terra pode oferecer“, só pode se entendida se a interpretarmos não no seu sentido mais restrito, ou seja, “mundo” enquanto “totalidade de astros e planetas”, mas se interpretarmos no seu sentido mais amplo, “mundo” enquanto totalidade da população.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Em sentido diverso, a conotação sugere ideias não-objetivas, com sentido figurado ou associativo, portanto subjetivo. Isso quer dizer que um termo conotativo não se refere ao sentido próprio da palavra, mas, antes, ao sentido abstrato, de natureza, às vezes, afetiva. (Kahlmeyer-Mertens, 2007, p. 84). Veja a charge a seguir:

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação http://adoracaosemlimite.files.wordpress.com/2008/10/torcedora.jpg?w=600

Denotação = palavras usadas no seu sentido literal, mais restrito. LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Então... Denotação = palavras usadas no seu sentido literal, mais restrito. Conotação = palavras usadas no seu sentido amplo, subjetivo.

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Agora que já sabemos um pouco sobre denotação e conotação, vamos praticar?

Coloque D para denotação ou C para conotação. LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Coloque D para denotação ou C para conotação. (_________) Meu irmão é meu espelho. (_________) O espelho está quebrado. (_________) Minha mãe tem um grande coração. (_________) O dia tem 24 horas. C D C D

Coloque D para denotação ou C para conotação. LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Coloque D para denotação ou C para conotação. (_________) Meu coração está triste. (_________) O coração do doente parou de bater. (_________) O dia hoje foi pesado. (_________) O dia hoje está quente. C D C D

Consumidor atento não compra gato por lebre LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Observe a imagem abaixo: Consumidor atento não compra gato por lebre Imagem: Alvaro QC based in the work of Stannered / GNU Lesser General Public License

Na imagem anterior, há um provérbio: LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Na imagem anterior, há um provérbio: “Consumidor atento não compra gato por lebre.” Como podemos explicar o provérbio “comprar gato por lebre”? A linguagem foi utilizada no sentido denotativo ou conotativo?

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Alguns provérbios ou ditos populares fazem uso da conotação. Tente compreender os sentidos dos provérbios que seguem e dê o seu significado em linguagem denotativa.

SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME. LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Provérbio 01 SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME.

Provérbio 02 AJOELHOU, TEM QUE REZAR... LÍNGUA PORTUGUESA, Série 6º ENSINO FUNDAMENTAL Tópico: Relação de denotação e conotação Provérbio 02 AJOELHOU, TEM QUE REZAR...

QUEM DESDENHA QUER COMPRAR LÍNGUA PORTUGUESA, Série 6º ENSINO FUNDAMENTAL Tópico: Relação de denotação e conotação Provérbio 03 QUEM DESDENHA QUER COMPRAR

NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO LÍNGUA PORTUGUESA, Série 6º ENSINO FUNDAMENTAL Tópico: Relação de denotação e conotação Provérbio 04 NÃO ADIANTA CHORAR PELO LEITE DERRAMADO

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Observe a imagem: como o personagem que está no fim da fila interpretou a palavra “homens-bomba”? http://www.portaldohumor.com.br/conteudo/imagens/6eb27a7ce8ffd0721b4fea5c50a63f0b.jpeg

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Observe a imagem ao lado: a palavra ‘impressão’ pode ser tomada no sentido conotativo ou denotativo? Explique. → http://static.imagensengracadas.com.br/images/2012/01/papo-de-impressora.jpg

LÍNGUA PORTUGUESA, 6º Ano do Ensino Fundamental Relação de denotação e conotação Obra consultada: MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 1997.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   8 Sentença judicial em que José Mariano Drumond Filho vence ação contra Massa Falida do Banco Santos / JucaDrumond / Justiça do Trabalho de São Paulo / Domínio Público http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File%3AJos%C3%A9_Mariano_Drumond_Filho_x_Massa_Falida_do_Banco_Santos_-_Senten%C3%A7a.PDF&page=1 20/09/2012 21 Alvaro QC based in the work of Stannered / GNU Lesser General Public License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:128px-Nuvola_man_icon.png