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A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – ABREMAR, foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no país. Atua na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, sempre comprometida com a divulgação do país enquanto destino turístico. Em 2013 tornou-se parte da CLIA (Cruise Lines International Association), associação mundial do setor, passando a se chamar CLIA ABREMAR BRASIL, por meio da qual promoverá, junto a outras nove associações internacionais, uma voz globalmente unificada desta atividade, que gera um impacto econômico de US$ 100 bilhões e emprega mais de 753 mil pessoas em todo o mundo. Para o mercado brasileiro, essa nova parceria vai permitir um melhor entendimento das empresas que operam na América do Sul a respeito das oportunidades, peculiaridades e entraves locais, além do início de um processo amplo de capacitação para os agentes de viagens. Nossa história
-17% -15% 2% 3% 31% 12% 13 NAVIOS 14 NAVIOS 18 NAVIOS 20 NAVIOS 17 NAVIOS 15 NAVIOS 11 NAVIOS Panorama Geral
Crescimento do Mercado Internacional
ALASCA CARIBE EUROPA BRASIL DUBAI ASIA AUSTRÁLIA/NZ Crescimento do Mercado Internacional
IMPACTO ECONÔMICO DADOS DO ESTUDO
Fonte: FGV/CLIA Abremar Brasil Impacto Econômico Comparativo (-7,5%) Transporte antes e/ou após a viagem Passeios Turísticos (-9,7%) Alimentos e bebidas (-14,2%) (-13,4%) Transporte durante a viagem (-16,5%) Hospedagem antes ou após o cruzeiro Comércio Varejista (-14,9%) R$ 172 milhões R$ 80 milhões R$ 30 milhões R$ 155 milhões R$ 67 milhões R$ 16 milhões 2010/ /2014 Variação R$ 147 milhões R$ 74 milhões R$ 26 milhões R$ 133 milhões R$ 61 milhões R$ 14 milhões
R$ 693 Milhões (-22,4%) Armadores R$ 455 Milhões (-12,9%) Cruzeiristas e Tripulantes R$ 1,1 bilhão Cruzeiristas e Tripulantes Armadores Impacto Econômico Comparativo R$ 893,5 Milhões Armadores R$ 522,5 Milhões Cruzeiristas e Tripulantes R$ 1,4 bilhão Cruzeiristas e Tripulantes Armadores 2010/ /2014 Fonte: FGV/CLIA Abremar Brasil
5 PRINCIPAIS CIDADES ESTUDADAS DEIXARAM DE ARRECADAR R$113 MILHÕES EM 3 ANOS CIDADE/PORTORIO DE JANEIROSANTOSSALVADORBÚZIOSILHABELA PERDA DE RECEITA EM 3 ANOS R$ R$ R$ R$ R$ Impacto Econômico Comparativo (arrecadações) Fonte: FGV/CLIA Abremar Brasil
ESTIMA-SE QUE MAIS DE POSTOS DE TRABALHO FORAM PERDIDOS EM 3 ANOS O setor de cruzeiros gerou postos de trabalho na economia Brasileira durante a temporada 2010/11 Impacto Econômico Comparativo (Geração de Empregos) Fonte: FGV/CLIA Abremar Brasil
DESAFIOS Carga tributária Legislação Infraestrutura / Custos
12 Premissas para os itinerários abaixo Assumindo R$ 4 milhões de Receita de Venda do Cruzeiro R$1,2 milhões de receita bruta de vendas a bordo ITINERÁRIO 2 Cruzeiro de 7 Dias por portos Argentinos/Uruguaios ITINERÁRIO 1 Cruzeiro de 7 Dias por portos Brasileiros Santos Navegando Punta Del Este Buenos Aires Montevidéu Navegando Santos Rio de Janeiro Navegando Salvador Ilhéus Navegando Búzios Santos ITINERÁRIOS PARA COMPARAÇÃO DE IMPOSTOS
13 COMPARAÇÃO DE IMPOSTOS POR ITINERÁRIO ITINERÁRIO 1 CABOTAGEM % ITINERÁRIO 2 INTERNACIONAL IMPOSTO SOBRE CHARTER R$ % N/A IMPOSTOS SOBRE A RECEITA DE VENDA DO CRUZEIRO R$ % R$ IMPOSTOS SOBRE A RECEITA A BORDO R$ % N/A TOTAISR$ % R$ VARIAÇÃO DE IMPOSTOS CABOTAGEM VS. INTERNACIONAL R$
14 PRATICAGEM Preços no Brasil não são regulados e estão entre os mais altos do mundo *Média Vs. Pequim Vs. Barcelona 144% 1.045% Vs. Pequim Vs. Barcelona 110% 885% Vs. Pequim Vs. Barcelona 3% 381% Vs. Pequim Vs. Barcelona 86% 770%
15 PROPOSTA DE SOLUÇÕES Redução e regulamentação dos preços de praticagem (CNAP - Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) Redução de custos e taxas do portos Isenção de PIS/COFINS para a compra de combustível em cruzeiros de cabotagem
Ainda assim, um país de Oportunidades!
Obrigado!