SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

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Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Acompanhamento de Metas e Desempenho das Operações Bancárias em um Escritório Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal Luiz Alberto Laydner Ely

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS GERAIS Definir um sistema de informações simples, prático e de fácil manutenção, capaz de apresentar o andamento da evolução das operações bancárias das agências vinculadas frente às metas e custos estabelecidos nos escritórios regionais de bancos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  O sistema desenvolvido deverá possibilitar: • Acompanhamento diário de desempenho e atingimento de metas; • Visualização gráfica das informações; • Aglutinação de diversas fontes de dados; • Relatórios consolidados por qualquer período; • Relacionamento e associação de diferentes fontes de dados; • Entrada de dados e importações de outras bases facilitada;  Controlar o cumprimento da transmissão dos dados.  Reduzir a taxa de retrabalho na obtenção das informações;  Facilitar as atividades dos Gerentes de Mercados;

REVISÃO DA LITERATURA  Informação;  Sistema de Informações (SI);  Sistemas de Informações Gerenciais (SIG);  Sistemas de Apoio ao Executivo (EIS);  Tecnologia da Informação (TI);

METODOLOGIA Pesquisa-Ação Prototipação A partir de uma versão simplificada...

Caixa Econômica Federal CONTEXTO Caixa Econômica Federal Matriz Poa Poa Santa Novo Passo Caxias Norte Centro Maria Hamb. Fundo do Sul Agência Agência Agência - Controle de desempenho ineficaz; - Acompanhamento das metas intempestivo; - Grande esforço para obtenção dos dados (tempo, retrabalho, ...);

ESTRUTURA DO SISTEMA Entradas Processamento Saídas OBJETIVOS DADOS DE DESEMPENHO DIÁRIO / SEMANAL INFORMADO PELAS AGÊNCIAS DADOS DE DESEMPENHO OBJETIVOS SEMANAL OBTIDO ATRAVÉS DO SIDEM Informação Gráficos SISTEMA Tempestividade Consolidação Redução METAS retrabalho CUSTOS (CRR)

RESULTADOS - Simplificação dos procedimentos; - Agilidade na obtenção das informações; - Padronização e regularidade no fluxo de informações; - Redução da taxa de retrabalho; - Melhor controle da remessa dos dados;