COMO APRESENTAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
projeto de pesquisa Modelos
Prof° Christian Valério
Título do Trabalho (Arial 54)
Como elaborar um Relatório Científico
Relatórios de Atividades de Pesquisa: como elaborar?
COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Óbitos Infantis e Fetais
Pesquisa HOSS, Osni.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Universidade Federal do Amapá
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL

ARTIGO CIENTIFICO.
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Âmbito “Impactes das Alterações Climáticas na Biodiversidade” Objectivos Identificar os efeitos negativos nos ecossistemas/espécies (actuais e previsíveis),
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROJETO INTEGRADOR ADMINISTRAÇÃO – 3.SEM PROFa.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
Artigo Notícia RELATÓRIO COMPOSTO DE Obs: Ambos impressos e em CD
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
Como elaborar Memorial e
Título do Artigo Científico
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
TRABALHOS CIENTÍFICOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
TÍTULO DO TRABALHO Autor: Nome do Estudante Orientador: Nome do Prof. Orientador Colaborador: Nome do Prof. Colaborador Curso: Curso do Aluno Nome da Escola.
Orientações para escrever um Artigo Científico
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Dicas para uma boa apresentação Abaixo segue algumas dicas: – Uma boa apresentação deve ser clara e concisa. – Deve-se, sempre que possível, utilizar gráficos,
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
TÍTULO DO TRABALHO* Estudante do Curso de ....: Prof. Orientador:
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
TITULO DA DISSERTACAO AUTORES FACIMED CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) LOGO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA Edital: Data da Apresentação: 1.
Título do Projeto de Pesquisa Nome do(a) Coordenador(a) Instituição/Faculdade Edital do Projeto Aprovado Data da Apresentação: 1.
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Transcrição da apresentação:

COMO APRESENTAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICO PROFA. LAVÍNIA SCHÜLER-FACCINI Depto. Genética PPG Genética e Biologia Molecular

DEFINIÇÃO: (Bolsa de Iniciação Científica) Informe descritivo - ordenado e objetivo - das atividades realizadas pelo estudante no âmbito do projeto de pesquisa em que é colaborador.

FINALIDADE: Prestar contas; demonstrar o cumprimento do Plano de Atividades apresentado para a concessão da bolsa e o aproveitamento decorrente da experiência na Iniciação Científica.

CARACTERÍSTICAS: Objetividade ( descrições pontuais) Detalhamento ( relação de etapas ou fases das atividades/metodologia desenvolvidas) Organização (partes constituintes gerais e específicas, selecionadas conforme necessidades)

QUALIDADES: Informação consistente, objetiva, organizada e adequada Detalhamento das atividades realizadas Demonstração do andamento da pesquisa, dos resultados finais ou parciais alcançados (utilização de gráficos e tabelas) Discussão e avaliação sobre a pesquisa, seus problemas e resultados. Relação com algum interesse particular

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome Título do projeto Número do processo Local de realização Vigência Coordenador ou Orientador

2. INTRODUÇÃO Caracterização do problema Breve resumo dos objetivos iniciais Atividades realizadas Objetivos atingidos Alterações com relação ao projeto original

Fatores de risco teratogênico em gestantes de baixa renda e de classe média na população de Porto Alegre RELATÓRIO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROPESQ - 2002 Bolsista: Tiago Lansini Orientadora: Profa. Lavínia Schüler Faccini Porto Alegre, março de 2002

Resumo dos objetivos: 1. Caracterizar uma amostra de gestantes, atendidas em postos de saúde de regiões pobres em Porto Alegre, quanto à freqüência do uso de medicação durante a gravidez, tipo do medicamento, automedicação 2. Caracterizar estas gestantes quanto a outros fatores de risco teratogênico: uso de álcool, fumo, drogas ilícitas, presença de doenças crônicas, infecções maternas, tentativas de abortamento. 3. Comparar o padrão de uso de medicamentos e de outros fatores de risco reprodutivo entre mulheres classificadas em dois grupos: de baixo status sócio-econômico e de status sócio-econômico médio/alto;

Principais etapas realizadas até o momento Foi realizado um estudo transversal com entrevistas através de um questionário estruturado a 412 gestantes em 7 postos de saúde vilas da cidade de Porto Alegre e em um hospital universitário (HCPA).

3. RESULTADOS Dados concretos Tabelas / gráficos Obs: concisão

Resumo dos resultados obtidos até o momento As 412 gestantes foram divididas de acordo com o nível sócio-econômico em gestantes de baixa renda (n=275) ou de classe média (n=137). Quanto ao uso de medicamentos, 77% das mulheres usaram, pelo menos um medicamento durante a gravidez.

Resumo dos resultados obtidos até o momento Os principais fatores de risco significativamente aumentados nas gestantes de baixa renda, quando comparados com as de classe média foram: (a) freqüência de gestações em adolescentes (28,4% vs. 12,4%); freqüência de automedicação (21,8% vs. 13,1%); hábito de fumar (21,5% vs 5,1%); gestações não planejadas (69,5% vs. 51,8%); gestações não desejadas (31,3% vs. 10,9%) e tentativas de abortamento (13,1% vs. 5,8%). As tabelas abaixo mostram com mais clareza estes resultados.

4. CONCLUSÃO Um parágrafo:

Em resumo, estes estudos apontam a existência de fatores de risco específicos na nossa população, especialmente na camada de menor nível sócio-econômico, onde se observa particularmente um grande número de gestações indesejadas e de tentativas frustradas de aborto. Estudos como este podem orientar futuras políticas de saúde direcionadas para saúde-materno infantil

5. MATÉRIA ENCAMINHADA PARA PUBLICAÇÃO Resumos, artigos, capítulos, etc. Referência completa (autores, título, revista, volume, páginas, ano) Anexar as cópias dos artigos publicados

6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Referências bibliográficas completas citadas no texto gerais

7. PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE OU DESDOBRAMENTO DO TRABALHO Ainda há outras questões a serem resolvidas? Este trabalho gerou novos projetos? Conseqüências desta investigação?

Próximas etapas a serem executadas No próximo período deste projeto, estaremos realizando o objetivo de avaliar a evolução destas gestações e os recém-nascidos quanto à freqüência de natimortalidade, presença de malformações congênitas, baixo peso ao nascimento, prematuridade e perímetro cefálico ao nascer. O protocolo a ser empregado encontra-se em anexo ao projeto submetido. Os desfechos das gestações serão analisados através de: natimortalidade, idade gestacional, presença de malformações congênitas, peso ao nascimento, perímetro cefálico. Os resultados destas gestações serão comparados entre os dois níveis sócio-econômicos definidos previamente e também quanto à presença de outros fatores de risco reprodutivo (conforme descrito no projeto) através de análise multivarida (regressão logística).

8. OUTRAS ATIVIDADES DE INTERESSE UNIVERSITÁRIO Congressos, cursos Atividades de extensão Estágios de treinamento Responsabilidade social Prêmios

9. APOIO Bolsas Apoio financeiro PROPESq / CNPq / FAPERGS, etc.

10. AGRADECIMENTOS Pessoas que colaboraram Instituições Outros