Planilha de Cálculo Adaptado de: Excel para Engenheiros, L. A

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Transcrição da apresentação:

Planilha de Cálculo Adaptado de: Excel para Engenheiros, L. A Planilha de Cálculo Adaptado de: Excel para Engenheiros, L.A. Gómez, 2009 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para Engª de Produção Prof. Ricardo Rezende, D.S.

Apresentação A planilha de cálculo eletrônica ou folha de cálculo eletrônica é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para a realização de cálculos ou apresentação de dados Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas As planilhas eletrônicas estão presentes na maioria dos computadores pessoais e apresentam uma poderosa ferramenta, muitas vezes subutilizada pelos engenheiros Elas são utilizadas principalmente em aplicações financeiras e como pequenos banco de dados

História É interessante conhecer o caminho percorrido para o desenvolvimento das planilhas eletrônicas Hoje, imaginamos que esses programas sempre existiram, mas antes deles as únicas ferramentas disponíveis eram os grandes computadores e calculadoras, com gasto de muitas horas Alguns relatos históricos: VisiCalc – criada por Dan Bricklin e Bob Frankston na década de 1970, foi a 1ª planilha eletrônica a rodar num computador pessoal; programado em um computador Apple II, era adquirido por pequenos comerciantes para rodar orçamentos e controle de estoques

História Lotus 1-2-3 – desenvolvido em 1983 pela Lotus, representou uma pequena evolução em relação ao VisiCalc; apesar de custar em torno de 500 dólares na época, teve sucesso imediato, rodando em um IBM PC Microsoft - Excel – inicialmente a Microsoft desenvolveu a planilha MultiPlan para sistemas operacionais CP/M e posteriormente para o DOS; foi um fracasso pois era inferior ao Lotus 1-2-3. Daí evoluiu o Excel, que nasceu em 1985 para um Macintosh, superior ao concorrente. Em 1987 foi lançada a 1ª versão para Windows; mas o sucesso ocorreu quando foi incorporado ao pacote Office

História Google – em 2006, foi lançado aplicativo online Google- spreadsheets <http://spreadsheets.google.com>, sendo posteriormente mudado para Google Docs <http://docs.google.com> Há um processador de texto compatível com o Word da Microsoft; esta planilha está baseada no software livre OpenOffice, com grande parte das funcionalidades do Excel Vantagens: É gratuito; não requer instalação de programa; leitura e gravação de planilha no Excel; arquivos armazenados em servidores e podem ser acessados de qualquer localidade

Conhecendo uma folha de cálculo Célula – elemento indicado pelo cruzamento entre uma linha e uma coluna; é o componente elementar de uma planilha eletrônica; recebe valores e fórmulas Valores – valores numéricos, datas ou textuais podem ocupar as células Fórmulas – define como deve ser calculado o valor de uma célula; são o principal motivo de existência das planilhas; as fórmulas podem ser digitadas ou usando funções internas da planilha; todas as fórmulas do Excel começam o sinal = Testes lógicos – são testes que retornam valores do tipo verdadeiro ou Falso

Tela inicial Menu Ícones Caixa de nomes Barra de fórmulas Cursor Indicador de coluna Área de Trabalho Indicador de linha Barras de rolagem Acesso às planilhas

Planilhas e arquivos O Excel permite a existência de várias planilhas (worksheets) dentro de um único arquivo (workbook) O controle de planilhas aparece na parte inferior da janela do Excel (abas Plan1, Plan2, Plan3); a navegação entre elas é possível clicando diretamente nas abas

Planilhas e arquivos Colocando o cursor do mouse sobre o nome de uma das planilhas e clicando com o botão direito, é possível acessar o menu de controle das planilhas

Planilhas e arquivos

Copiar, colar e colar especial O programa oferece uma ampla flexibilidade nas opções de copiar e colar; são operações mais sofisticadas do que em outro aplicativo Uma característica interessante é o colar especial

Autopreenchimento É uma opção útil que permite o preenchimento automático de uma série de dados Basta selecionar 2 valores, clicar no vértice inferior direito do campo de seleção e arrastar até o valor desejado

Endereçamento É o mecanismo pelo qual acessamos os valores contidos nas células Na forma mais simples, refere-se a uma célula: A1, por exemplo, indicando que o cursor está na coluna A e linha 1 Um passo adiante é o endereçamento de região; A região A1:C5 compreende um conjunto de células que vai da célula A1 até a célula C5, por exemplo

Endereçamento relativo Quando é realizada uma cópia dessas células que possuem o endereçamento relativo, os endereços variam de forma a acompanhar a direção da cópia: por exemplo, se copiarmos uma célula que contém uma fórmula para a linha de baixo, o endereço das linhas das células contidas na fórmula será alterado, somando-se 1 ao endereço da linha (cópia relativa)

Endereçamento absoluto Enquanto o endereçamento relativo resolve uma grande parte das situações, existem casos onde uma cópia relativa não é desejável; usa-se então o endereçamento absoluto, quando o endereço permanece fixo nas cópias. Exemplos: $A$1, fixa coluna e linha (para atalho tecle F4); $A1, fixa coluna; A$1, fixa linha

Endereçamento por planilha Outro tipo de endereçamento é o de planilha: além de indicar a coluna e a linha de uma determinada célula, este tipo de endereçamento informa em que planilha do workbook a célula se encontra

Formatação As células do Excel podem ser formatadas nos mais diversos modos

Formato condicional É possível aplicar formatações condicionais em função dos valores da célula, ressaltando-se valores caso estejam fora de um determinado padrão Assim é possível alterar a formatação caso os valores das células atendam algumas condições Exemplo Um professor aplica uma prova e deseja destacar os alunos com nota menor que 5 preenchendo a célula com vermelho claro e o texto de vermelho escuro

Formato condicional As notas são digitadas no Excel e seu campo selecionado; a programação é feita no ícone Formatação Condicional

Fórmulas e funções O Excel dispõe de um número muito grande de funções; clique em Fórmulas e depois em Inserir Função

Fórmulas e funções Para cada função escolhida aparece o nome, os argumentos e uma breve descrição que permite ao usuário verificar se a função é adequada antes de ser inserida na planilha

Exemplo: orçamento de uma obra civil Um empreiteiro que trabalha com instalações hidrossanitárias e elétricas decide fazer uma planilha que o auxilie a realizar orçamentos simples A quantidade de materiais é levantada conforme cada projeto, e o custo do projeto e da instalação são calculados conforme a metragem quadrada do projeto O custo do projeto e instalação é fixado em CUB/m2; o valor final deve ser apresentado em reais (R$) O empreiteiro decide construir 4 planilhas-padrão no mesmo arquivo, uma para cada parte do orçamento; planeja usar um arquivo para cada obra, alterando apenas seus campos

Orçamento hidrossanitário Para este orçamento o empreiteiro define a quantidade de material (coluna E); o Preço Total é então calculado pelo produto do Preço Unitário pela Quantidade

Orçamento elétrico O processo anterior é repetido para o orçamento elétrico; observe que após inserir a 1ª fórmula (célula F5; endereçamento relativo), basta arrastá-la até a célula F8

Orçamento de serviços Neste orçamento há um parâmetro indexador (o CUB) e não é possível usar só a cópia relativa (veja fórmulas ao lado)

Orçamento total Finalmente, no caso do orçamento total, o resultado dos orçamentos parciais é transportado para o total usando o endereçamento de planilha