ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento & Desenvolvimento
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dois modos de ler a Bíblia.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Ensaiando um ensaio.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Redação de textos técnicos recomendações
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
TEXTO ARGUMENTATIVO - PRÁTICA
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Aula 2- Elaboração de Questionários
Tipos.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Caderno Interfaces Curriculares
O peso da redação no CV UFRGS
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Texto Dissertativo ARGUMENTATIVO.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Orientações para a dissertação
Como apresentar a lição
ARTIGO CIENTIFICO.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
A dissertação argumentativa
Direitos e Deveres Cidadania.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Trabalho nas regras ABNT
Alfabetização e Letramento
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Desafio Pré-vestibular
Como elaborar uma boa redação?
Etapas de uma sequência didática
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
1 LÍNGUA PORTUGUESA Escola Nome
A produção de textos e o ENEM
Outras sugestões para revisão textual Conferência individual com a professora: é importante que você converse individualmente com o aluno-autor, ajudando-o.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
LEITURA DE LIVRO – PRODUÇÃO DE TEXTO
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN AVALIAÇÃO ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN

Pense e responda: O que já foi possível realizar com os alunos até agora? Quais mecanismos/instrumentos foram utilizados?

Auto-avaliação O que é auto-avaliação oral? A partir de uma lista dos conteúdos trabalhados solicitar que os alunos digam como se desenvolveram em relação a cada item. O aluno deve dizer o que sabe e o que não sabe sem medo de ser punido. Pode ser feita a cada 15 dias.

Auto-avaliação O que é auto-avaliação escrita? Ao final de cada trimestre o aluno escreve uma avaliação pessoal sobre os conteúdos estudados naquele período, colocando aqueles que foram compreendidos e os que não foram apreendidos. O professor pode colocar algumas perguntas que vão orientar o aluno nessa auto-avaliação.

Questionário Ao planejar um questionário deve-se evitar textos ambíguos e observar o tempo que será necessário para respondê-lo adequadamente. Exemplo: Você faz a separação do lixo? De que maneira você faz a separação do lixo? Descreva.

Questões objetivas Perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível. Exemplo: Quem exerce o poder executivo? ( ) Presidente ( ) Governador ( ) Prefeito ( ) Todas as anteriores

Questões mais amplas Para aproveitar melhor o conteúdo: Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 180 (matemática) Livro Viver, Aprender, volume 3, pg 36 (língua portuguesa)

Produção de texto De acordo com o tema deste trimestre: “CIDADANIA: DIREITOS E DEVERES. FAMÍLIA E VALORES.”

Sugestões para produção: Como você observou, a nossa sociedade foi formada por diversas raças, muitas vindas de lugares distantes. Conte de onde veio sua família e quais as diferenças que encontraram quando chegaram nesta cidade.

Sugestões para produção: Ao estudar a Declaração Universal dos Direitos humanos, percebemos que esses direitos são os nossos direitos. Escreva um texto falando sobre esses direitos, se são respeitados ou não, por que e o que fazer.

Sugestões para produção: Muita gente acha que a cadeia resolve o problema da criminalidade. Outros acham que só mesmo a pena de morte pode acabar com esses indivíduos que vivem do crime. Você concorda com estas afirmações? Defenda a sua opinião. Dê o seu depoimento.

Correção da produção de texto Pontuação (nota de 0 a 10) Aspectos que devem ser observados em cada período: 1º ciclo (2º do 1º) Mínimo de 10 linhas Titulo – 1,0 Coesão – Coerência – (início, meio e fim) – ater-se ao tema – 4,0 Uso de pontuação e letra maiúscula – 1,0 Noção de parágrafo – 1,0 Ortografia – não usa segmentação e juntura 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0

Correção da produção de texto 2º ciclo (1º e 2º períodos do 2º ciclo) Mínimo de 20 linhas Titulo – 1,0 Coesão –Coerência na exposição de idéias e argumentos – 3,0 Encadeamento entre as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão – 2,0 Uso de pontuação e letra maiúscula - 0,5 Uso adequado do parágrafo – 0,5 Ortografia – observar todos os aspectos – 1,0 Legibilidade da letra – 1,0 Concordância verbal e nominal – 1,0

A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação ao contrário diagnóstica e inclusiva. A avaliação na maioria das vezes está centrada no professor e no sistema de ensino e não em quem aprende. Cipriano Luckesi