Formação continuada 4 série

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Transcrição da apresentação:

Formação continuada 4 série Prof. Edna Heloisa Schaeffer

Função Social: medir, ordenar, codificar e quantificar. Como os números racionais se apresentam em nosso contexto? Buscar em livros, revistas e jornais como eles aparecem.

As idéias de representação: Parte – todo; Razão; Quociente; Fração como operador; Reta numérica;

Operações de números racionais (frações) Pegue uma folha sulfite e divida a mesma em quatro partes iguais: Qual é a fração que você pode usar para representar cada uma dessas partes? Represente, com uma operação, a porção da folha formada por: duas dessas partes: quatro dessas partes: seis dessas partes:

O grupo de Taís recortou cartões retangulares, cada um deles representando 1/8 da folha. Use a adição e a multiplicação para registrar sua resolução: Qual é a fração que representa: 3 partes da folha; 6 dessas partes da folha; 9 dessas partes dessa folha;

Que porção da folha corresponde a 1/3 de 4 folhas?

Pedro dividiu a folha ao meio Pedro dividiu a folha ao meio. Da metade, recortando, tirou a terça parte. Que parte da folha Pedro recortou?

Repartindo: Podemos encontrar o resultado de algumas divisões de frações utilizando a idéia de repartir. Por exemplo, se repartimos 1/ 3 de uma barra de chocolate entre 2 crianças, cada uma receberá a metade de 1/ 3 da barra:

Então, o resultado da divisão de 1/3 por 2 é 1/6 Então, o resultado da divisão de 1/3 por 2 é 1/6. Escrevemos: 1/3 ÷ 2 = 1/6.

QUANTAS VEZES CABE? Em outros casos encontramos o resultado verificando quantas vezes um número cabe no outro. Com números naturais estamos acostumados a fazer isto. Por exemplo, se queremos achar o resultado de 8 dividido por 4, procuramos quantas vezes 4 cabe em 8. Como 4 cabe 2 vezes em 8 (2 x 4 = 8), dizemos que 8 : 4 = 2. Podemos aplicar esta idéia a frações. Quando procuramos o resultado de ½ ÷ 1/4

estamos querendo saber quantas vezes ¼ cabe em 1/2 estamos querendo saber quantas vezes ¼ cabe em 1/2 . Um desenho responde imediatamente:

Como se pode perceber, as idéias de "repartir" e de "quantas vezes cabe" são equivalentes. É uma questão de se achar mais fácil ou mais difícil usar cada uma delas, em cada caso.

1. Os alunos de uma classe vão sair em excursão 1.Os alunos de uma classe vão sair em excursão. A metade dos participantes irá a pé, 1/3, de bicicleta, e 5, de carro. Quantos alunos vão sair em excursão? Quantos vão a pé? Quantos vão de bicicleta? 2.Uma escada possui 19 degraus. Cada degrau tem 17/2 centímetros de altura mais 1/2 centímetro de revestimento. Que altura tem a escada? 3.Metade de um pomar está plantado com macieiras, um terço é caminho e ainda restam 300 metros quadrados de laranjal. Qual a área do pomar?

4. Para uma festa de aniversário, uma costureira está colocando uma barra que contorna uma toalha retangular. Essa toalha tem, de comprimento, 180 centímetros e , de largura, 2/3 de comprimento. Qual é a medida, em centímetros, da largura dessa toalha? Determine a medida do contorna dessa toalha, em centímetros.

5. Com 5 litros de leite, quantos copos podem ser cheios com ¼ de litro? Se 1 litro de leite custa R$ 1,60, qual é o custo de 1 desses copos de leite? Se o copo de leite está sendo vendido por R$ 0,48, qual é o lucro em 1 litro? E o lucro em 5 litros, nas condições do item anterior?