EXPLORAÇÃO FLORESTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES COM MOTOSSERRA
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA UT
NA OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES
OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS
OPERAÇÃO DE EXTRAÇÃO DE TORAS OU ARRASTE FLORESTAL
Planejamento Estratégico de Marketing
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
IV – UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN)
O que é gestão financeira
Sistema de Informação Gerencial
Organização industrial
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Teorias da Administração
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
GEOGRAFIA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
REDE VIÁRIA FLORESTAL.
SISTEMAS DE EXPLORAÇÃO OU COLHEITA FLORESTAL
Profª. Selma Maria da Silva
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
LOGÍSTICA Operador Logístico.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
O PLANEJAMENTO É PRIVILÉGIO DE INTELECTUAIS OU DE BUROCRATAS ?
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Atividades do campo.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
FTAD – Contabilidade e Finanças
Estratégias do agronegócio
Escola Superior de Guerra
Estratégia de Produção
ATUALIZAÇÃO DO PROCESSO DE COLHEITA FLORESTAL E A UTILIZAÇÃO DO HARVESTER
Estratégia de Operações
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
A indústria e a transformação da natureza
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Controle de estoque.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
Iniciando na logística empresarial
QUALIDADE, CONTROLE E GARANTIA
Introdução Definição do Local de Instalação de Uma Empresa
Curso: Engenharia de Produção
Armazenagem.
Estratégia de Operações
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
A Tecnologia da Informação nas Empresas
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO de longo prazo
Sistemas de Drenagem Urbana
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento estratégico
Tecnologia de Produção de Biomassa Energética
Antiqueira Consultoria Florestal Antonio Carlos Antiqueira Nov/08 1.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
Apresenta Novidade destinada à Empresas do ramo de heveicultura Inventor: Fábio Augusto Colella.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Transcrição da apresentação:

EXPLORAÇÃO FLORESTAL

Introdução Conceitos: - Consiste no emprego de um conjunto de técnicas administrativas e operacionais necessárias para o corte, a extração e o transporte de madeira, visando seu aproveitamento industrial, bem como a transformação da árvore ou parte dela em produtos aproveitáveis pelo mercado consumidor.  

- Conjunto de trabalhos executados para a colheita da madeira, compreendendo o corte ou a derrubada, a extração, o desgalhamento, o descascamento, o carregamento e o conseqüente transporte

- Conjunto de operações efetuadas no maciço florestal, que visa preparar e extrair a madeira até o local de transporte, fazendo-se uso de técnicas e padrões estabelecidos, com a finalidade de transformá-la em produto final, sendo composta pelas etapas de corte (derrubada, desgalhamento e processamento ou traçamento); descascamento, quando executado no campo; extração e carregamento.  

Objetivo - Utilização racional da floresta através de métodos e técnicas adequadas visando o abastecimento contínuo de matéria prima às indústrias madeireiras, e o mercado consumidor dos diversos produtos oriundos da floresta, com base nos aspectos sócio-econômicos e ambientais, de acordo com a legislação em vigor.  

Importância - Em termos de Amazônia, é de grande importância para a economia da região, embora se saiba que essa atividade nos moldes em que são desenvolvidos em sua maioria atualmente, apresente resultados ainda bastante limitados no plano social e que devido ao imediatismo do uso dos benefícios diretos e o desprezo pelas funções ambientais da floresta gerem inúmeros problemas, agravados pelo pouco conhecimento científico do patrimônio.   - Em se tratando da colheita florestal oriunda dos reflorestamentos, é muito importante do ponto de vista técnico e econômico, onde é processada, tanto pelos investimentos que são feitos, relacionados ao grau de mecanização, treinamento de mão-de-obra, quanto ao nível de aproveitamento da matéria-prima, em grande parte utilizada para abastecer os processos siderúrgicos e produção de celulose para fabricaçao de papel, embora existam empresas que ainda empregam meios rudimentares na produção, assim como outras destinações dos produtos.

Fatores que influenciam na atividade de exploração Tanto o planejamento como a execução das operações de exploração nas florestas nativas, assim como da colheita de madeiras em floretas plantadas, são bastante complexos, devido à interação de diversos fatores que, atuando em conjunto ou isoladamente, interferem de forma dinâmica nas condições operacionais das atividades. É essencial ter o conhecimento e controle destes fatores, que permitirão o estabelecimento de estratégias e práticas operacionais para execução das operações dentro dos critérios estabelecidos.

Fatores Locais (relativos ao terreno) - Localização geográfica da área: longitude, latitude e altitude; - Características climáticas: temperatura e precipitação pluviométrica (distribuição e intensidade das chuvas); - Topografia: plana, ondulada, acidentada; - Rede hidrográfica: pouco intensa, intensa, muito intensa; - Solo: estrutura, profundidade, rugosidade, textua, pedregosidade, drenagem, resistência, susceptibilidade à erosão; - Acessibilidade: distância às vias de acesso e uso de terrenos adjacentes.

Fatores Florestais - Tipologia florestal; - Composição florística; - Distribuição das classes de diâmetros; - Penetrabilidade do sub-bosque - Área total a explorar - Volume/Ha

Fatores técnicos - Métodos; - Sistemas; - Tecnologia; - Capacitação técnica

Fatores Sociais - Mão-de-obra: escolaridade, habilidade, nível de vida, experiência, motivação; - Situação de emprego: concorrência com outras empresas, salários.

Fatores Econômicos - Recursos financeiros - Demanda - Investimentos - Custo operacional; - Estradas; - Meios de Produção  

Fatores Ambientais - Condições climáticas; - Capacidade de suporte do terreno - Valores estéticos e paisagísticos  

Fatores Ergonômicos - Características ergonômicas do ambiente de trabalho; - Características das máquinas e dos equipamentos; - Segurança; - Alimentação; - Treinamento;