Delegação, Centralização e Descentralização Disc.: OSM Prof. Jássio Pereira Encontro 10
Estrutura da aula Delegação Centralização e Descentralização Vantagens e desvantagens Relação com a OeP
Delegação Definição Processo de transferência de determinado nível de autoridade. Quem delega não se livra da responsabilidade. Clareza da delegação é fundamental. Resulta de situações criadas pelo volume e complexidade das atividades.
Delegação Importância Permite coordenador trabalhos mais complexos Maior motivação dos funcionários Menor tempo de espera pela tomada de decisão Amplitude de controle mais adequada Prepara substitutos
Delegação Obstáculos Do ponto de vista do chefe Medo de perder o poder Falta de tempo para treinar subordinados Falta de subordinados capacitados Mania de perfeição
Delegação Obstáculos Do ponto de vista do subordinado Medo de assumir responsabilidades Preguiça Incentivos inadequados
Delegação Regras para tornar a delegação mais efetiva Selecionar o subordinado adequado Explicar com precisão Recompensar Estabelecer controles divulgados e aceitos Treinar Não criticar excessivamente
Descentralização Definição Ocorre nas seguintes situações Menor concentração de poder decisório na alta administração. Ocorre nas seguintes situações Carga de trabalho da alta administração volumosa. Morosidade do processo decisório Proporcionar maior participação
Descentralização Questões a considerar Grau de confiança dos chefes nos subord. Capacidade do subordinado de lidar com novas responsabilidades.
Descentralização Vantagens Especializar níveis mais baixos Maior tempo para a alta administração Facilidade na definição de metas Tomada de decisão mais próxima dos fatos Diminuição dos conflitos entre os níveis hierárquicos
Descentralização Desvantagens Decisões sem visão do conjunto Maior necessidade de controle Risco de duplicar esforços
Diferenças Descentralização Delegação Ligada ao cargo Vários níveis hierárquicos Caráter formal Menos pessoal Longo prazo Delegação Legada a pessoa Um nível hierárquico Caráter informal Mais pessoal Curto prazo
QUANDO DESCENTRALIZAR?
Quando descentralizar??? Maior diversificação das atividades Ambiente empresarial turbulento Maior dispersão geográfica Dificuldade de comunicação Maior capacidade técnica do funcionário Maior grau de informalidade da estrutura
Centralização Definição Determinantes Concentração de poder decisório na alta administração. Determinantes Condições internas Ambiente externo Preferências da alta administração
Centralização Quando ocorre: Manter nível de integração entre unidades Manter uniformidade das decisões Aumentar o nível de controle
Centralização Vantagens Desvantagens Menor número de níveis hierárquicos Maior uniformidade nas decisões Maior segurança nas informações Desvantagens Dependência da hierarquia para tomar decisões Desestímulo à criatividade Uniformidade impede competição
Centralização e descentralização Descentralização de uma empresa: um ponto de vista contingencial Questões para determinar a quantidade de descentralização: 1. Qual o tamanho atual da empresa? 2. Onde estão localizados os clientes da empresa? 3. Até que ponto a linha de produtos da empresa é homogênea? 4. Onde estão localizados os fornecedores? 5. Existe necessidade de decisões rápidas na empresa? 6. A criatividade é uma característica desejável na empresa?