Brasília, 16 de agosto de 2007 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Prof. Murilo S. de Camargo
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
2009.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Indicadores de Gestão na Rede Federal de EPCT e o SISTEC
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS DE OCC DO MEC PARA IFES
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
REUNI Programa de reestruturação e expansão das IFES Participação voluntária Prazo de realização a partir de 2008 até 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Pró-Reitoria de Planejamento
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Revisita ao PPP.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Introdução As Instituições Federais de Ensino Superior passam por um processo de expansão, por meio da ampliação das matrículas, cursos, campus, infraestrutura,
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
26 – 27/07/07 - 1º Seminário Nacional REUNI
Transcrição da apresentação:

Brasília, 16 de agosto de 2007 1

Grupo Assessor Grupo Assessor nomeado pela Portaria nº 552 SESu/MEC, de 25 de junho de 2007, em complemento ao art. 1º §2º do Decreto Presidencial nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Atribuições: Elaboração das normas complementares ao Decreto 6.096/2007 Definição de Diretrizes e Indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão

Roteiro da apresentação Detalhamento da diretrizes Instrumento da apresentação dos Planos (formulários) Indicadores das metas Simulações de investimento e custeio Acompanhamento da execução das metas Cronograma para apresentação dos planos para 2008

Princípios norteadores do Grupo Assessor na elaboração das Diretrizes Considerar a autonomia, a diversidade e a as diferenças entre instituições Considerar a manutenção e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior Considerar a jornada de trabalho do professor Contemplar a importância da articulação entre graduação e pós-graduação

REUNI-Objetivo Criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais

Princípios e bases do REUNI A participação no REUNI é voluntária Não há modelo único de organização acadêmica, curricular ou pedagógica para apresentação de propostas ao REUNI

REUNI-Meta Global (Decreto) Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento. Elevação gradual da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito. Prazo de 5 anos para cumprimento das metas, a contar do início de cada plano .

REUNI – Requisito para apresentação de propostas Todas as propostas encaminhadas deverão contemplar um aumento mínimo de 20% nas matrículas de graduação projetadas para a universidade, além de atender as demais diretrizes do programa.

Diretrizes do REUNI Seis dimensões para o REUNI Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Reestruturação Acadêmico-Curricular Renovação Pedagógica da Educação Superior Mobilidade Intra e Inter-Institucional Compromisso Social da Instituição Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação

1 - Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno; Redução das taxas de evasão; e Ocupação de vagas ociosas. ALEX 10

2 - Reestruturação Acadêmico-Curricular Revisão da estrutura acadêmica buscando a constante elevação da qualidade; Reorganização dos cursos de graduação; Diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada; Implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos; e Previsão de modelos de transição, quando for o caso. NAOMAR 11

3 - Renovação Pedagógica da Educação Superior Articulação da educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica; Atualização de metodologias (e tecnologias) de ensino-aprendizagem; Previsão de programas de capacitação pedagógica, no caso de implementação de um novo modelo. IGUATEMY 12

4 - Mobilidade Intra e Inter-Institucional Promoção da ampla da mobilidade estudantil mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre cursos e programas, e entre instituições de educação superior. LEANDRO 13

5 - Compromisso Social da Instituição Políticas de inclusão; Programas de assistência estudantil; e Políticas de extensão universitária. Paulo Speller 14

6 - Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo da graduação Articulação da graduação com a pós- graduação: expansão quali-quantitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior. DAVIDOVICH 15

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI Propostas serão apresentadas em Formulário eletrônico (SESu/MEC) Para cada dimensão, o formulário eletrônico proposto para apresentação de propostas contempla um quando para apresentação de itens inovadores não contemplados no artigo 2º do decreto 6.096.

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI 1. Introdução: justificativa, conceitos e fundamentos. 2. Caracterização atual da Instituição: perfil (geral para a instituição).

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI 3. As dimensões do projeto: objetivos e metas. Para cada uma dos aspectos das dimensões, o plano deve apresentar os seguintes pontos: Diagnóstico da situação atual; Metas a serem alcançadas com cronograma de execução; Estratégias para alcançar as metas; Etapas; e Indicadores.

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI 4. Plano geral de implementação da proposta: Reordenação da gestão acadêmica da IFES; Formação docente para a proposta; Programação da transição entre modelos, quando for o caso; Plano de contratação de pessoal docente e técnico; e Plano diretor de infra-estrutura física.

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI 5. Cronograma geral de implementação e execução. 6. Orçamento parcial e global detalhado de todas as etapas (investimento, manutenção e pessoal). 7. Plano de acompanhamento e avaliação da proposta, apresentando os indicadores de progresso relativo às metas globais do Decreto 6.096

Roteiro para apresentação de propostas ao REUNI 8. Plano de acompanhamento de indicadores de qualidade utilizando os instrumentos nacionais de avaliação disponíveis para a graduação e a pós- graduação. 9. Impactos globais (expectativas de transformação da universidade ao final do programa). 10. Quadro síntese da proposta conforme sistema fornecido pela SESu.

Recomendações para a apresentação de propostas Coerência global e consistência da proposta; Existência de flexibilidade curricular, itinerários formativos diversificados, fomento à mobilidade estudantil; Formação e apoio pedagógico aos docentes da educação superior; Adoção de práticas pedagógicas modernas, uso intensivo e inventivo de tecnologias de apoio à aprendizagem; e Mecanismos de inclusão para propiciar igualdade de oportunidades de acesso e permanência na universidade pública.

Formulário Eletrônico Acadêmico Palácios 23

Formulário Eletrônico Financeiro Palácios

REUNI - Indicadores 25

REUNI-Meta Global (Decreto) Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento. Elevação gradual da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito. Prazo de 5 anos para cumprimento das metas, a contar do início de cada plano .

REUNI-Indicadores Taxa de conclusão dos cursos de graduação (TCG) relação entre o total de diplomados nos cursos de graduação presenciais (DIP) num determinado ano e o total de vagas de ingresso oferecidas pela instituição (ING5) cinco anos antes - TCG não é taxa de evasão

REUNI-Indicadores (RAP) Matrícula Projetada em Cursos de Graduação Presenciais (MAT) projeção do total de alunos matriculados na universidade, realizada com base no número de vagas de ingresso anuais de cada curso de graduação presencial, a sua duração padrão (tempo mínimo, medida em anos, para integralização curricular) e um fator de retenção estimado para cada área do conhecimento. MAT = ∑ (vagas de ingresso anuais * duração nominal *(1+ fator de retenção))

REUNI-Indicadores (RAP) Matrícula Projetada em Cursos de Graduação Presenciais (MAT) A matrícula projetada não corresponde ao número de alunos que estão matriculados pela universidade em um determinado período letivo.

REUNI-Indicadores (RAP) Docentes com Equivalência de Dedicação Exclusiva (DDE) cálculo do número de professores tomando-se por referência o professor em dedicação exclusiva. O ajuste final da medida do corpo docente será realizado em função das dimensões dos programas de pós-graduação.

REUNI-Indicadores (RAP) Dedução da Pós-Graduação (DPG) cálculo da dedução devida à pós-graduação, tomando-se por base (i) o número esperado de alunos de mestrado e doutorado na universidade em função da relação média de 1,5 alunos de pós-graduação por professor; (ii) o número efetivo de alunos de mestrado e doutorado matriculados nos programas da universidade, ponderado pelo fator de avaliação dos programas.

Dedução da Pós-Graduação (DPG) acima da média nacional REUNI-Indicadores (RAP) Dedução da Pós-Graduação (DPG) acima da média nacional mi = alunos nos cursos de mestrado di = alunos nos cursos de doutorado Favi = fator de avaliação da CAPES Cursos conceito 3 – 1,0 Cursos conceito 4 – 1,1 Cursos conceito 5 – 1,2 Cursos conceito 6 – 1,3 Cursos conceito 7 – 1,5 DDE = docentes com equivalência de dedicação exclusiva Palácios

Dedução da Pós-Graduação (DPG) Abaixo da média nacional REUNI-Indicadores (RAP) Dedução da Pós-Graduação (DPG) Abaixo da média nacional mi = alunos nos cursos de mestrado di = alunos nos cursos de doutorado Favi = fator de avaliação da CAPES Cursos conceito 3 – 1,0 Cursos conceito 4 – 1,1 Cursos conceito 5 – 1,2 Cursos conceito 6 – 1,3 Cursos conceito 7 – 1,5 DDE = docentes com equivalência de dedicação exclusiva DPG máximo = 5% de DDE Palácios

REUNI-Indicadores Relação de Alunos de Graduação por Professor (RAP) relação da matrícula projetada em cursos de graduação presenciais e a medida ajustada do corpo docente. Orlando

RECURSOS DO PROGRAMA

REUNI- Previsão Orçamentária Previsão de acréscimo orçamentário a partir do Decreto nº 6.096/2007 (valores em milhares de reais) Ano 2008 2009 2010 2011 2012 INVESTIMENTO 305.843 567.671 593.231 603.232 CUSTEIO 174.157 564.247 975.707 1.445.707 1.970.205 TOTAL 480.000 1.131.918 1.568.938 2.048.939

REUNI-Investimentos Os recursos de investimento deverão ser calculados a partir dos valores indicados na tabela 10, com acréscimo proporcional às matrículas novas projetadas considerando um valor de referência- SESu. As simulações preliminares indicam um valor de referência na ordem de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por nova matrícula projetada.

Forma de cálculo da Tabela 3

ACOMPANHAMENTO DA METAS REUNI

REUNI - Acompanhamento Dados do PingIFES SINAES Avaliações CAPES

REUNI - Cronograma Submeter propostas em formulário eletrônico de acordo com calendário (2007*): *Os calendários para apresentação de propostas nos próximos anos serão divulgados oportunamente pela SESu/MEC Etapa Data Apresentação das pré-propostas (etapa opcional) 10 de setembro de 2007. Divulgação da análise das pré-propostas 28 de setembro de 2007 Apresentação das propostas 29 de outubro de 2007 Proclamação dos resultados 07 de dezembro de 2007. Apresentação de recursos 12 de dezembro de 2007 Divulgação dos resultados dos recursos 24 de dezembro de 2007

Grupo Assessor REUNI Grupo Assessor nomeado pela Portaria nº 552 SESu/MEC, de 25 de junho de 2007, em complemento ao art. 1º §2º do Decreto Presidencial nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Naomar Almeida Filho Orlando Afonso V. do Amaral Paulo Speller Paulo Rocha Ricardo Siloto da Silva Roberto da Silva Fragale Rodrigo de Araújo Ramalho Alex Bolonha Fiúza de Mello Antonio Carlos Pedroza Iguatemy Lucena Martins Leandro R. Tessler Luis Davidovich Manuel Palácios da Cunha Murilo Silva de Camargo Atribuições: Elaboração das normas complementares ao decreto Definição de Diretrizes e indicadores para apresentação dos Planos de Reestruturação e Expansão 42

Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação