MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Modelo Assistencial Brasileiro
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Contribuição da Tecnologia da Informação
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Política Nacional de Humanização
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O Sistema único de saúde
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Seminário Estadual do Projeto QualiSUS Rede Subprojeto da Região de Entre Rios/PI 23 de abril de 2015.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
NOAS.
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Enfermagem em Trauma e Emergência
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Centro de Referência de Assistência Social
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Agosto/2004

FORMATO PREDOMINANTE NA ATENÇÃO DE ALTA COMPLEXIDADE Predomínio do Setor Privado Lógica baseada na oferta e não na demanda Não vinculada a uma linha de atenção Portas de entrada próprias Regulação própria

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Modelo de atenção lógico, hierarquizado, em rede, a partir da atenção básica. Busca da Integralidade de ações, considerando: As dimensões do processo saúde-doença O atendimento das necessidades A Produção de saúde como resultado A humanização da atenção

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Organização da assistência aos pacientes, em serviços hierarquizados e regionalizados, com vistas a melhoria do acesso; Aprimoramento da regulação, controle e avaliação como instrumentos de gestão para garantia da qualidade do atendimento; Promoção da eqüidade do acesso aos serviços, principalmente nas regiões do país com baixa concentração de estrutura; Capacitação de recursos humanos envolvidos com a assistência e com o controle e avaliação.

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Participação da comunidade: Conselhos e Ouvidoria; Estímulo a mecanismos de acolhimento do paciente; Adesão à Política de Humanização do SUS.

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Atualização da sistemática de credenciamento adequando-o à prestação dos procedimentos de Alta Complexidade e os de Alta Tecnologia e de Alto Custo; Criação de Câmaras Técnicas compostas por MS, Conass, Conasems, Sociedades Científicas afins e usuários com o objetivo de acompanhar a implantação e implementação das políticas;

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE Organização e implantação de Redes Estaduais ou Regionais tendo como norteador o PDR. As Redes serão compostas por: Unidades de Assistência em Alta Complexidade (com seus respectivos serviços) Centros de Referência em Alta Complexidade

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE UNIDADES DE ASSISTÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE : o estabelecimento de saúde que possua condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada a pacientes com necessidades de atenção na alta complexidade; Prazo de credenciamento das unidades já existentes = 6 meses, tendo por base o PDR. Prazo de credenciamento das novas unidades: indeterminado, tendo por base o PDR.

ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO NA ALTA COMPLEXIDADE CENTROS DE REFERÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE : Unidade de Assistência de Alta Complexidade que exerça o papel auxiliar, de caráter técnico, ao gestor nas políticas de atenção em alta complexidade: Prazo de habilitação: indeterminado, tendo por base o PDR.