1ª Consocial Informações Gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais questões no horizonte do Ministério da Justiça Maio, 2009
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
1ª Consocial PARTICIPANTES DA ETAPA NACIONAL Definição de vagas.
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Conferência Nacional Proposta Metodológica.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Informações sobre o Pós-Conferência.
Secretário Nacional de Juventude
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.

Região Sul Florianópolis, Outubro-2009
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Controle Social.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio COMIGRAR Etapa Nacional será em maio de 2014 em São Paulo 1.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
O que é uma Conferência? Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. São grandes fóruns organizados,
Transcrição da apresentação:

1ª Consocial Informações Gerais

O que é uma Conferência? Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, determinadas políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.

Exemplos de Políticas Públicas resultantes de Conferências Sistema Único de Saúde (SUS) Sistema Único de Assistência Social Criação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos-PR Criação do Conselho das Cidades – CONCIDADES Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil Plano Nacional de Segurança Pública

Histórico da 1ª Consocial Em setembro de 2009, a CGU realizou o 1º Seminário Nacional sobre Controle Social. O evento, com mais de 500 participantes por dia, contou com apresentações de diversas experiências de sucesso na prática do controle social. Ao final do evento, os participantes entregaram um abaixo- assinado ao Ministro-Chefe da CGU, solicitando a convocação de uma conferência nacional. Em 8 de dezembro de 2010, o Presidente da República assinou o Decreto de Convocação da 1ª Consocial.

Objetivo Geral “Promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.”

Eixos Temáticos 1 Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2 Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

4 Diretrizes para prevenção e combate à corrupção. Eixos Temáticos 3 A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; 4 Diretrizes para prevenção e combate à corrupção.

Comissões Organizadoras Compostas por representantes do governo, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas Constituídas em todas as Etapas convocadas da Consocial CON Comissão Organizadora Nacional COEs Comissões Organizadoras Estaduais / Distrital COMUs Comissões Organizadoras Municipais Importante: É responsável pela coordenação dos trabalhos e aprovação do Regimento Interno da respectiva Etapa

60% Sociedade Civil 30% Poder Público 10% Conselhos Representação Os segmentos devem estar representados, tanto na composição das Comissões Organizadoras quanto na formação dos grupos de delegados enviados à Etapa imediatamente seguinte (no caso das conferências convocadas), seguindo a seguinte proporção: 60% Sociedade Civil 30% Poder Público 10% Conselhos

* São Etapas Convocadas Etapas da 1ª Consocial Etapas da 1ª Consocial Etapas da 1ª Consocial 1 Etapa Nacional * 2 Etapas Preparatórias Conferências Municipais / Regionais * Conferências Estaduais / Distrital * Conferências Livres Conferências Virtuais Programas e Atividades Especiais * São Etapas Convocadas

Conferências Estaduais / Distrital Convocadas preferencialmente pelo(a) Governador(a) do Estado Podem ser convocadas pela sociedade, caso o Poder Público não o faça a tempo Organizadas por uma Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por representantes do governo, da sociedade e dos conselhos de políticas públicas Importante: Encaminham propostas e delegados para a Etapa Nacional

Constituir Comissão Organizadora Convocação das Conferências Estaduais Conferências já convocadas pelos governadores em todos os 25 estados e no Distrito Federal Os estados agora devem: Constituir Comissão Organizadora Aprovar o Regimento Interno Estadual (dividindo vagas de delegados aos municípios)

Aspectos importantes na divisão das vagas de delegados aos municípios/regiões: O número de vagas é matéria do Regimento Interno Estadual. A definição do quantitativo é importante para estimular a convocação pelos municípios. O total de vagas a ser distribuído é a quantidade de participantes que a Conferência Estadual pode comportar. Uma sugestão é multiplicar por 10 o número de vagas que a Etapa Nacional destinou ao estado. Deve ser respeitado o percentual de representação de cada segmento (60% - poder público, 30% - sociedade civil e 10% - conselhos)

Conferências Municipais / Regionais Convocadas preferencialmente pelo(a) Prefeito(a) Podem ser convocadas pela sociedade, caso o Poder Público não o faça a tempo Organizadas por uma Comissão Organizadora Municipal (COMU), composta por representantes do governo, da sociedade e dos conselhos de políticas públicas Importante: Encaminham propostas e delegados para as Conferências Estaduais / Distrital

que abrangem 88 municípios. Convocação das Conferências Municipais/Regionais - O prazo de convocação foi iniciado em 04/07/2011 - Os prefeitos podem convocar até 02/09/2011 - A sociedade civil pode convocar de 02 a 23/09/2011 Até o momento, foram identificadas a convocação de 28 Municipais e 8 Regionais, que abrangem 88 municípios.

Conferência (Etapa) Nacional Já convocada pelo Presidente da República Organizada por uma Comissão Organizadora Nacional (CON), já constituída, composta por representantes do governo, da sociedade e dos conselhos de políticas públicas A CON já definiu os Eixos Temáticos para todas as Etapas Importante: Recebe delegados das Conferências Estaduais Recebe propostas das Conferências Estaduais, Livres e Virtuais, que são reunidas no Caderno de Propostas

Conferências Livres Importante: Não são convocadas Podem ser promovidas pela sociedade, pelos conselhos e até pelo próprio Poder Público Complementam as Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Distrital e visam a ampliar as possibilidades de participação Importante: Não elegem delegados e encaminham propostas diretamente para a Etapa Nacional

Conferências Virtuais Não são convocadas São realizadas pela internet e coordenadas pela Comissão Organizadora Nacional Complementam as Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Distrital e visam a ampliar as possibilidades de participação Importante: Não elegem delegados e encaminham propostas diretamente para a Etapa Nacional

Programas e Atividades Especiais Visam a ampliar o debate sobre os temas da 1ª Consocial Podem ser realizados sob a forma de concursos culturais, debates acadêmicos, seminários e outras formas de mobilização da sociedade A publicação dos resultados dos Programas e Atividades Especiais no Relatório Final da 1ª Consocial depende da aprovação da Comissão Organizadora Nacional Importante: Não elegem delegados e não encaminham propostas

Cronograma de Realização

Resultado final esperado Partindo do Texto-base, com aprofundamento nos temas dos 4 eixos temáticos, a proposta é que da Conferência Nacional tenha como resultado um documento final com 80 diretrizes, que servirá de base para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

O que está acontecendo agora?

Repercussão na mídia De março a agosto/2011 Cerca de 130 notícias na mídia local e nacional, veiculadas por jornais, agência de notícias, blogs e sites do governo.

601 seguidores no Facebook Consocial nas Redes Sociais Mais de 4.000 mensagens trocadas entre a Consocial e os participantes das redes sociais 601 seguidores no Facebook 335 seguidores no Twitter 146 amigos no orkut

0800 da Consocial Ainda vem por aí... Informe Consocial Boletim eletrônico, quinzenal, para distribuição aos mais de 500.000 cadastrados no mailing da Consocial.. Novo site da Consocial Novo layout e mais espaço para interação, com fóruns, chats e enquetes, além da integração com o Sistema Informatizado de Relatoria 0800 da Consocial

Internet e Redes Sociais Site: www.cgu.gov.br/consocial E-mail: consocial@cgu.gov.br Facebook: Consocial Cgu Orkut: 1ª Consocial Twitter: @ConsocialCGU Participe!

Vânia Vieira Muito Obrigado! Diretora de Prevenção da Corrupção da CGU Presidente da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Consocial consocial@cgu.gov.br Muito Obrigado!