1 UFES – Gestão 2004-2007 Participação na ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) UFES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Universidade Federal de São Carlos
1.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Bacharelado em Sistemas de Informação
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Etapas da construção do PDI IFTO
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais Andifes - Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais.
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
CÂMARA DE SAÚDE.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação a Distância
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
Conselho Universitário
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Transcrição da apresentação:

1 UFES – Gestão Participação na ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) UFES

2 A ANDIFES representa as 53 instituições federais de ensino superior (IFES), presentes em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal Desempenho das IFES: 45 hospitais universitários que oferecem mais de 10 mil leitos. 525 mil estudantes na graduação 112 mil estudantes na pós- graduação doutores formados dissertações de mestrado 7 milhões de atendimentos hospitalares 205 mil cirurgias 1 milhão de tratamentos odontológicos UFES Participação da UFES na ANDIFES Dados de 2001 Este desempenho positivo das IFES ocorreu em ambiente de restrição orçamentária e no quadro de pessoal

3 Propostas apresentadas pela ANDIFES ao Presidente Lula em agosto de 2003, para os 4 anos seguintes Duplicar o nº de alunos nos cursos de graduação; Duplicar o nº de alunos na pós-graduação; Ocupar 100% das vagas; Combater a evasão e retenção, elevando o índice de diplomação; Ofertar novas vagas nos vestibulares para cursos noturnos; Formar professores para o ensino médio; Titular professores sem graduação para o ensino fundamental; Trabalhar com nossos alunos para a plena alfabetização do povo brasileiro; Dobrar as atividades de extensão, especialmente em áreas de pertinência social como nutrição, saúde, alfabetização, geração de emprego, etc; Dobrar o número de trabalhos científicos publicados em revistas indexadas; Quadruplicar o número de patentes licenciadas, aumentando a interação com o setor produtivo nacional; Buscar formas de superar a desigualdade de acesso ao ensino superior; Estabelecer parcerias com estados e municípios, ampliando a atuação da universidade nas diversas regiões de cada estado. UFES Participação da UFES na ANDIFES

4 Realização pela ANDIFES de Seminários temáticos, com resultados a serem sistematizados em um documento para apresentação ao MEC Objetivos dos seminários –envolver a comunidade acadêmica e facilitar a participação de amplos setores da sociedade e especialistas –obter uma contribuição acerca do conceito de universidade pública associada a um projeto de nação a ser apresentada ao debate com a sociedade e o governo. UFES Participação da UFES na ANDIFES Além dos dirigentes das IFES, participam também dos seminários representantes do corpo discente e convidados da comunidade.

5 Programação dos seminários temáticos UFES Participação da UFES na ANDIFES13/02/04 TEMALOCALDATAPARTICIPANTES DA UFES EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO SISTEMA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR Universidade Federal do Paraná (UFPR) 09 e 10/02/2004 PROGRAD E PROPLAN O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 08 e 09/03/2004 PRPPG E PROPLAN PROJETO ACADÊMICO DAS UNIVERSIDADES: CURRÍCULOS, AVALIAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade Federal do Pará (UFPA) 22 e 23/03/2004 PROGRAD E PROPLAN AUTONOMIA, FINANCIAMENTO E GESTÃO INSTITUCIONAL Universidade Federal do Paraíba (UFPB) 05 e 06/04/2004 PROAD E PROPLAN RECURSOS HUMANOS: GESTÃO, CARREIRAS E RELAÇÕES DE TRABALHO Universidade Federal de Goiás (UFG) 19 e 20/04/2004 PROAD E PROPLAN REUNIÃO DO CONSELHO PLENO DA ANDIFES, PARA APROVAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DAS PROPOSTAS ORIGINÁRIAS DOS DIVERSOS SEMINÁRIOS REGIONAIS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 03 e 04/05/2004 REITORIA

6 Os Seminários Internos da UFES

7 Seminários internos anteriores aos da ANDIFES Objetivos dos seminários internos da UFES : –permitir que os representantes da UFES levem às reuniões da ANDIFES uma opinião oriunda de uma discussão mais ampla com a comunidade acadêmica –proporcionar a esses representantes uma atuação maior como ator do que como espectador –promover a divulgação dos trabalhos e discussões que estão sendo realizados UFES Os Seminários Internos da UFES

8 Convidados Reitor Vice-Reitor Diretores de Centro Pró-Reitores Coordenadores de Cursos de Graduação Membros dos Colegiados de Cursos de Graduação Chefes de Departamento Representantes da comunidade acadêmica UFES Os Seminários Internos da UFES

9 Calendário das reuniões de trabalho na UFES - não houve a reunião preparatória para o I Seminário da ANDIFES UFES Participação da UFES na ANDIFES13/02/04 TEMADATACOORDENAÇÃO O PAPEL DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO 01/03/ h PRPPG / PROPLAN PROJETO ACADÊMICO DAS UNIVERSIDADES: CURRÍCULOS, AVALIAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL 15/03/ h PROGRAD / PROPLAN AUTONOMIA, FINANCIAMENTO E GESTÃO INSTITUCIONAL29/03/2004PROAD / PROPLAN RECURSOS HUMANOS: GESTÃO, CARREIRAS E RELAÇÕES DE TRABALHO 12/04/2004PROAD / PROPLAN REUNIÃO DO CONSELHO PLENO DA ANDIFES, PARA APROVAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DAS PROPOSTAS ORIGINÁRIAS DOS DIVERSOS SEMINÁRIOS REGIONAIS 26/04/2004PROPLAN / REITORIA Em cada reunião, a PROPLAN apresenta a compilação das propostas apresentadas nas reuniões anteriormente realizadas na ANDIFES e na UFES.

10 Dinâmica para Desenvolvimento do Trabalho

11 Fase 1 (duração: vinte minutos) Cada participante ou grupo de participantes será convidado a escrever numa folha de papel uma frase com uma proposta sobre os temas do Seminário, sem se identificar. Fase 2 (duração: quarenta minutos) As frases (propostas) serão editadas em conjunto pelos participantes, inicialmente sem crítica, buscando apenas eliminar as redundâncias. Fase 3 (duração: uma hora) Haverá um debate com o objetivo de obter propostas comuns referentes aos temas. UFES Dinâmica: três fases Dinâmica para Desenvolvimento do Trabalho

12 O 1º seminário da ANDIFES teve o tema “Expansão e Democratização do Acesso ao Sistema Federal de Ensino Superior” e os participantes distribuíram-se em oito grupos temáticos 1 – Ocupação de Vagas Ociosas 2 – Políticas Afirmativas 3 – Expansão da Graduação e Cursos Noturnos 4 – Expansão da Pesquisa e Pós-Graduação 5 – Expansão do Ensino Técnico 6 – Expansão da Extensão 7 – Expansão da Educação à Distância 8 – Infra-estrutura Tecnológica para a Expansão do Ensino UFES Os Seminários da ANDIFES

13 O 2º seminário da ANDIFES teve o tema “O Papel da Universidade no Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação” e os participantes distribuíram-se em quatro grupos temáticos UFES Os Seminários da ANDIFES 1 – Políticas e mecanismos de apoio à inovação tecnológica: papel da Universidade e relações com o Estado e as empresas 2.Arranjos institucionais para a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia 3.O papel da Universidade na produção de conhecimento 4.Pós-Graduação: a formação de recursos humanos para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação

14 O 3º seminário da ANDIFES teve o tema “Projeto Acadêmico das universidades: currículos, responsabilidade social e avaliação” e os participantes distribuíram-se em quatro grupos temáticos 1. Trabalho de Conclusão de Curso como prática de responsabilidade social 2. A extensão no currículo e na carga horária das disciplinas é um exercício imediato de cidadania 3. Avaliação externa e auto-avaliação institucional 4. Avaliação Docente: da titulação ao desempenho no magistério UFES Os Seminários Internos da UFES

15 O 4º seminário da ANDIFES teve o tema “Autonomia, Financiamento e Gestão Institucional” e os participantes distribuíram-se em três grupos temáticos UFES Os Seminários da ANDIFES 1 – Autonomia Acadêmica: Controle estatal e controle social no setor público e no setor privado 2 - Financiamento Público da Educação Superior 3 - Autonomia Administrativa e Gestão Institucional

16 O 5º seminário da ANDIFES teve o tema “Recursos Humanos: Gestão, Carreiras e Relações de Trabalho” e os participantes distribuíram-se em quatro grupos temáticos UFES Os Seminários da ANDIFES 1.Carreiras e política salarial nas IFES 2.Autonomia e gestão de pessoas 3.Cargos administrativos, avaliação de desempenho, contratação de pessoal, isonomia e regime de trabalho 4.Hospitais Universitários.