Teoria atômica da matéria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
Advertisements

Átomos, Moléculas e Íons
ÍNDICE Química: Matéria, Energia e Átomo Cap 2 – O átomo * Teorias sobre o átomo * Modelos atômicos * Organização dos elétrons no átomo * Íons (cátions.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
Evolução dos modelos atômicos
O que é Átomo?.
CONCEITOS TEORIA ATÔMICA
ESTRUTURA ATÔMICA.
O Início Leucipo de Mileto/ Demócrito de Abdera:
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Colégio Marista Rosário Prof.: Débora Perônio da Silva
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF.: ROBERTO GOIS.
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Prof: wellington O ÁTOMO.
?
História Dos Modelos Atômicos.
Aula 3 Lays Omena - Química.
Cursinho Pré-vestibular Química Geral e Orgânica
CFB – QUÍMICA 2° Bimestre – Modelos Atômicos Prof
Evolução dos modelos atômicos
Teoria Atômica De Dalton a Rutherford.
INTRODUÇÃO À QUÍMICA GERAL
O que é um modelo atômico ?
Glauco, Merilin, Sandra.
Estrutura atômica (Atomística)
História do modelo atómico
Evolução dos Modelos Atômicos
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
Teorias Atômicas.
Evolução dos Modelos Atômicos
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
Frente A Módulo 03 Natureza elétrica da matéria e núcleo atômico
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
MODELOS ATÔMICOS.
MODELOS ATÔMICOS Letícia Finster Melo.
O que são átomos? De que são feitos?
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Química.
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
ATOMÍSTICA.
Capítulo 2 átomos, moléculas e íons
Teorias, modelos atômicos e estrutura atômica dos átomos:
ÁTOMOS E ELEMENTOS Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
QUÍMICA Modelos Atômicos.
Átomos, Moléculas e Íons Jacqueline de Souza Botan Daniela Maria dos Santos.
Universidade Federal de Itajubá
Postulados de Dalton: Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas e indivisíveis, os átomos. 2- O número de átomos diferentes que.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Conceitos e Princípios atômicos
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Rafael Gonçalves de Mattos Ronan Marins R. Pires
O que é um modelo atômico ?
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
Fonte: Escola João XXIII Átomo Professora Janice Fonte:
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Química – frente 1A Aula 01.
COLÉGIO DRUMMOND - LORENA (QUÍMICA)
Profa Ana Beatriz Maselli
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
MODELOS ATÔMICOS CONCEITOS RADIOATIVIDADE
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Modelos atômicos.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA. DALTON: Postulados de Dalton: 1- Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas, os átomos. 2- Os átomos.
MODELOS ATÔMICOS.
Estrutura Atômica Plínio Tavares Barbosa Apodi - RN.
MODELOS ATÔMICOS Química. Leucipo e Demócrito (400 a.C) Leucipo e Demócrito (400 a.C) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os.
Transcrição da apresentação:

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Demócrito ÁTOMO A=NÃO TOMO= PARTE Teoria baseada em especulações

Teoria atômica da matéria John Dalton: Primeira idéia científica do átomo. Átomos com propriedades diferentes Elemento químico Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados. Os compostos são formados quando átomos de mais de um elemento se combinam.

A descoberta da estrutura atômica Mais tarde, os cientistas constataram que o átomo era composto de partículas subatômicas ainda menores (+) ou (-) Modelo de Dalton fica ultrapassado Experimentos determinaram o elétron Thomson determinou a proporção carga/massa do elétron (1,76 x 108 C/g)

A descoberta da estrutura atômica Millikan determinou que a carga do elétron é 1,60 x 10-19 C. Conhecendo a proporção carga-massa, 1,76 x 108 C/g, Millikan calculou a massa do elétron: 9,10 x 10-28 g. Com números mais exatos, conclui-se que a massa do elétron é 9,10939 x 10-28 g.

A descoberta da estrutura atômica Radioatividade Uma substância radioativa é colocada em um anteparo contendo um pequeno orifício de tal forma que um feixe de radiação seja emitido pelo orifício. A radiação passa entre duas chapas eletricamente carregadas e é detectada. Três pontos são observados no detector: um ponto no sentido da chapa positiva, um ponto que não é afetado pelo campo elétrico, um ponto no sentido da chapa negativa.

A descoberta da estrutura atômica

A descoberta da estrutura atômica Radioatividade Um alto desvio no sentido da chapa positiva corresponde à radiação que é negativamente carregada . Essa se chama radiação  (consiste de elétrons). Nenhum desvio corresponde a uma radiação neutra. Essa se chama radiação  Um pequeno desvio no sentido da chapa carregada negativamente corresponde à radiação carregada positivamente. Essa se chama radiação .

Descoberta da estrutura Atômica Pela separação da radiação, conclui-se que o átomo consiste de entidades neutras e carregadas negativa e positivamente. Thomson supôs que todas essas espécies carregadas eram encontradas em uma esfera. Modelo “pudim de ameixa”.

O átomo com núcleo Rutherford executou o seguinte experimento: Uma fonte de partículas foi colocada na boca de um detector circular. As partículas  foram lançadas através de um pedaço de chapa de ouro. A maioria das partículas  passaram diretamente através da chapa, sem desviar. Algumas partículas  foram desviadas com ângulos grandes. Se o modelo do átomo de Thomson estivesse correto, o resultado de Rutherford seria impossível.

O átomo com núcleo Para fazer com que a maioria das partículas  (positiva) passe através de um pedaço de chapa sem sofrer desvio, a maior parte do átomo deve consistir de carga negativa difusa de massa baixa  o elétron. Para explicar o pequeno número de desvios grandes das partículas , o centro ou núcleo do átomo deve ser constituído de uma carga positiva densa.

O átomo com núcleo Rutherford modificou o modelo de Thomson da seguinte maneira: Suponha que o átomo é esférico mas a carga positiva deve estar localizada no centro, com uma carga negativa difusa em torno dele.

O átomo com núcleo O átomo consiste de entidades neutras, positivas e negativas (prótons, elétrons e nêutrons). Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pequeno. A maior parte da massa do átomo se deve ao núcleo. Pode haver um número variável de nêutrons para o mesmo número de prótons. Os isótopos têm o mesmo número de prótons, mas números diferentes de nêutrons. Os elétrons estão localizados fora do núcleo. Grande parte do volume do átomo se deve aos elétrons.

Isótopos, números atômicos e números de massa O átomo com núcleo Isótopos, números atômicos e números de massa Número atômico (Z) = número de prótons no núcleo. Número de massa (A) = número total de prótons e nêutrons no núcleo. Por convenção, para um elemento X, escreve-se ZAX. Isótopos têm o mesmo Z, porém A é diferente.

Exercícios 1- Quantos prótons, nêutrons e eletrons existem em um átomo de 197Au? Z=79 2- O magnésio tem 3 isótopos com massas 24,25 e 26. Escreva o símbolo químico completo para cada um deles. Quantos nêutrons existem no núcleo de cada um dos isótopos? Z=12 Resp. 1= 79 p.; 79 e.; 118 n. Resp. 2a= 12Mg24; 12Mg25 e 12Mg26 ; 2b= 12; 13 e 14