Propriedades das Substâncias Puras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES DOS GASES
Advertisements

PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
APLICAÇÃO DA TERMODINÂMICA SISTEMAS SIMPLES
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Aula de Física Fevereiro de 2013
Química dos Biocombustíveis
PROPRIEDADES DA SUBSTÂNCIA PURA COMPRESSÍVEL José Queiroz.
Professor: José Queiroz
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Termodinâmica Eng. Ambiente 1ºAno (Nocturno)
TERMODINÂMICA Estuda as propriedades macroscópicas dos sistemas materiais e suas relações, mediantes uma descrição que considera as diferentes formas de.
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Aula 05 Calor e Trabalho.
Avaliando Propriedades Termodinâmicas
Exercícios - Capítulo 2 Definições e Conceitos Termodinâmicos
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Mudanças de Estado Físico
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
EQUILÍBRIO DE FASES EM SISTEMAS SIMPLES
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
Transformações Físicas das Substâncias Puras
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Mudanças de Fases.
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Capítulo 10 :Misturas de gases Ar úmido
C M B H C F B / Química Parte II Cap Otacílio
3. Regime Transitório (ou transiente)
A Propriedade Termodinâmica Entalpia
GASES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Termodinâmica.
1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.
Ciências da Natureza Enem 2012
Aula 08_09 – Termodinâmica Básica
Propriedades Coligativas
A Energia Interna, Entalpia e Calor Específico de Gases Perfeitos
Calor e Trabalho Definição de trabalho mecânico: “produto escalar de uma força aplicada sobre um corpo ou sistema pelo deslocamento” Definição termodinâmica.
CALORIMETRIA CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng.
Propriedades Coligativas
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Diagrama de Fases.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Introdução à Termodinâmica.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Calor e Energia.
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
TRABALHO E CALOR.
ENTROPIA.
Propriedades Termodinâmicas
Termodinâmica.
L - calor latente da substância
Caderno 2 Capítulo Calor.
Transformações gasosas: uma experiência importante
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Curso Fenômenos de Transporte
Prof. Silvio Professor Silvio.
Como funciona um motor?.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 3 – Propriedades.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 4 – Trabalho.
Termodinâmica Substância Pura
Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica
Transcrição da apresentação:

Propriedades das Substâncias Puras Aula 05 Propriedades das Substâncias Puras

Substâncias Puras Substância Pura é aquela que tem composição química invariável e homogênea. Pode existir em mais de uma fase ou estado físico, mas a composição química é a mesma em todas as fases.

Substâncias Puras Um motivo importante para a introdução do conceito de substância pura é que o estado de uma substância pura simples compressível é definido por duas propriedades independentes. Isto significa que, se, por exemplo, o volume específico e a temperatura do vapor superaquecido forem especificados, o estado de vapor estará determinado.

Transformações de Fase Processo de aquecimento de água • 1 Fase ‐ Aquecimento da massa de líquido: A temperatura sobe até o líquido começar a evaporar; O volume específico aumenta ligeiramente; • 2 Fase ‐ Transformação de fase: A temperatura permanece constante enquanto o líquido se transforma em vapor; O volume aumenta significativamente; • 3 Fase ‐ Aquecimento de vapor: Há o aumento da temperatura e do volume durante essa fase;

Equilíbrio de Fases Temperatura de Saturação é a temperatura em que ocorre a vaporização a uma dada pressão. Essa pressão é chamada de Pressão de Saturação para uma dada temperatura. Se supormos, por exemplo, a pressão inicial da 0,1MPa e a temperatura inicial 20°C veremos que a temperatura se elevará até 99,6 °C sem um aumento substancial da pressão. Dizemos que a Pressão de Saturação da água a 99,6°C é 0,1 MPa e a Temperatura de Saturação é 99,6°C a 0,1 MPa. Para uma substância pura essa relação é bem definida.

Equilíbrio Líquido-Vapor Curva de Pressão de Vapor

Diagrama T-v Líquido-Vapor

Terminologias Líquido Saturado – O estado do líquido no qual o vapor começa a se formar durante o aquecimento a pressão constante. Vapor Saturado – O estado no qual todo o líquido se vaporizou por aquecimento. Pressão de Vapor - Relação entre a temperatura e a pressão de saturação, define a condição em que o sistema começa a mudar da fase líquida para vapor. Linha de Líquido Saturado – Linha determinada pelos estados de líquido saturado. Linha de Vapor Saturado – Linha determinada pelos estados de vapor saturado.

Terminologias Regiões de Saturação - Nestas regiões há um mistura de duas fases. As propriedades termodinâmicas são determinadas a partir das frações entre elas. TÍTULO – É a fração entre a massa de vapor saturado e de líquido saturado: Região de Líquido Comprimido - Região à esquerda da linha de líquido saturado. Região de Vapor Superaquecido – Região à direita da linha de vapor saturado.

Terminologias Região Bifásica – Região entre linhas de saturação. Ponto Crítico – Ponto de encontro entre a linha de líquido saturado e a linha de vapor saturado. Ponto Triplo – Estado em que as três fases – sólida, líquida e gasosa – estaõ em equilíbrio.

Equilíbrio Sólido-Líquido

Equilíbrio Sólido-Vapor

Diagrama de Fases Ponto Triplo

Pontos Triplos

Superfícies Termodinâmicas

Exemplos: 1) Um arranjo cilindro pistão contém inicialmente 50 I de água na fase líquida a 40C e 200kPa. Calor é transferido à água a pressão constante até que todo o líquido seja vaporizado. Nessas condições determine: a) A massa de líquido b) A temperatura final c) Mostre o processo em um diagrama P-v com relação a linhas de saturação 2) Um tanque rígido contém vapor d'água a 250C a uma pressão desconhecida. Quando o tanque é resfriado a 150 C. o vapor começará a condensar. Estime a pressão inicial do tanque.

Exemplos: 3) Um arranjo pistão-cilindro contém inicialmente vapor d'água a 3,5 MPa com um superaquecimento de 5 °C. O vapor perde calor para a vizinhança e o pistão desce, atingindo os batentes. Nesse ponto, o cilindro contém somente água saturada. O resfriamento continua até o que o cilindro contenha água a 200 °C. Determine: a) a temperatura inicial; b) a pressão final; c) o título da mistura.

Exemplos: 4) A pressão manométrica (relativa) de um pneu de automóvel depende da temperatura no interior do pneu. Quando a temperatura do ar é de 25°C, o manômetro indica 210 kPa. Se o volume do pneu for de 0.025m3, determine o aumento de pressão do pneu quando a temperatura do pneu subir para 50°C. Da mesma forma determine a quantidade de massa de ar que deve sair para restaurar a pressão original nessa temperatura. Suponha que pressão padrão seja de 100 kPa.

Exemplos: 5) Um tanque rígido com 1m3 contém propano a 100 kPa e 300 K e está conectado, através de uma tubulação com uma válvula a outro tanque de 0,5m3 de volume que contém propano a 250 kPa e 400K. A válvula é aberta e espera-se até que o equilíbrio seja estabelecido. Sabendo que a temperatura de equilíbrio é de 325K. determine a pressão final do processo.

Exemplos: 6) A figura mostra um conjunto cilindro-pistao que se encontra inicialmente com 0,1 m3 de água a 5 MPa e 400°C . Se o pistão está encostado no fundo do cilindro a mola exerce uma força tal que é necessária uma pressão de 200 kPa para movimentar o pistão. O sistema é resfriado até que a pressão atinja 1200 KPa. Calcule a massa e o volume específico no estado final. Mostre o processo no diagrama P-v admitindo que a mola seja linear.

CALOR E TRABALHO

TRABALHO Pode ser definido como sendo uma força que age através de um deslocamento na direção da forçaPode ser definido como sendo uma força que age através de um deslocamento na direção da força. Essa relação permite calcular o trabalho necessário para levantar um peso, esticar um fio ou mover uma partícula carregada através de um campo eletromagnético.

TRABALHO Em Termodinâmica, devemos relacionar a definição de trabalho com os conceitos de sistemas, propriedades e processos. Define‐se trabalho como: Um sistema realiza Trabalho se o único efeito sobre a vizinhança puder ser considerado com o levantamento de um peso. Se o Trabalho for realizado sobre o sistema é negativo; Se o Trabalho for realizado pelo sistema é positivo;

Trabalho Movimento de Fronteira Pode ser ilustrado pela expansão de um gás no interior de um cilindro e que movimenta um pistão de massa constante. O gás se expande porque a pressão do gás é infinitesimalmente maior que a pressão atmosférica e a do peso do pistão. Essa diferença de pressão faz com que o pistão inicie seu movimento;

Exemplos: Um conjunto cilindro pistão contém uma substância a 100°C e título de 90%. O pistão apresenta área de se ão transversal de 0,006 m2, massa de 90 kg e está travado por um pino. O pino é removido e espera-se que o si tema atinja o equi líbrio. Sabendo que a pressão atmosférica é de 100 kPa e que a temperatura no estado final ' de 10°C, determine: a) A pressão e o volume no estado final. b) O trabalho realizado pela substância.

Exemplos: 2) Um cilindro com área de 7.012 cm 2 contém 2 kg de água e apresenta dois pistões. O suprimento de massa é de de 100 kg e inicialmente está encostado nos esbarros. O inferior tem massa desprezível e a mola está distendida quando o pistão interior está encostado no fundo do cilindro. O volume confinado é de 0,3 m3 quando o pistão inferior toca nos esbarros. No estado inicial a pressão é de 50 kPa e o volume é de 0,00206 m3. Transtere-se calor a água até que se obtenha vapor saturado. N essas condições obtenha: A temperatura e pressão na água para que o pistão superior inicie o movimento: A temperatura, pressão e volume específico no estado final e o Tbalho realizado pela água. Considere que o espaço entre os pistões é feito vácuo.