PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas III
Os projetos.
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Qualidade de Produto de Software
Redes de computadores I
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
Interface Humano-Computador
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Qualidade de Software Aula 2
USABILIDADE.
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Implementação de Sistemas
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Engenharia de Software
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
RUPinho Qualidade de Software
Engenharia de Software
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Fundamentos de Engenharia de SW
Análise e Projeto de Sistemas
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Padronização do Atendimento ao Cliente
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Prof. Alexandre Vasconcelos
Engenharia de Software
Disciplina Implantação
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
O Processo de desenvolvimento de software
Introdução à Engenharia de Software
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
Documentação de Software
Qualidade de Software Aula 4
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Fundamentos de Interface
Integração.
Os projetos.
Processo e Qualidade.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Qualidade de Produtos de Software
Engenharia de Software
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE SITES NA WEB Aspectos de Arquitetura e Usabilidade Júnia Coutinho Anacleto Silva UFSCar 2004

Roteiro Engenharia de Sistemas Web Caracterísitcas de Sistemas Web Problemas comuns em Sistemas Web Propostas para Sistemas Web Usabilidade em Sistemas Web Princípios e Diretivas de Usabilidade no Projeto Web Ciclo de Vida para Projeto de Sistemas Web

ARTE X ENGENHARIA Desenvolver sistema WEB é arte? A WEB oferece espaço para arte Mas usuários também querem serviços de qualidade E clientes querem prazos cumpridos e orçamentos respeitados Desenvolver sistema WEB é engenharia? complexos e formados por componentes inter-relacionados desenvolvidos por equipes de especialistas Utilizam métodos, técnicas e ferramentas Devem cumprir prazos e orçamentos Sem arte seriam muito chatos!

Engenharia de Sistemas Web Sistemas Web precisam ser desenvolvidos baseados em princípios de engenharia Engenharia Desenvolvimento de um produto complexo Equipe especializada Métodos, técnicas e ferramentas, modelos e princípios Planejamento e gerenciamento – custos, prazos e pessoal Qualidade do produto e do processo

Caracterísitcas de Sistemas Web Funcional Eficiente Robusto e confiável Bem documentado Manutenível Testável Portável Reutilizável Interoperável Fácil de usar Legível Atrativo Organizado Correto Atualizado Adequado aos usuários Adequado à tecnologia Adequado ao propósito

Problemas comuns em Sistemas Web Desempenho Tempo – demora... Portabilidade browser Funcionamento Sistema processa errado... Usabilidade “Eu não sei como...”

Propostas para Sistemas Web Abordagem de “Design Gráfico” Aborda apenas aspectos estéticos: imagens, tipografia, diagramação e cores Abordagem da “Usabilidade na Web” Define critérios de usabilidade, princípios e diretrizes para o design e métricas para a avaliação Abordagem da “Arquitetura da Informação” Centrada na organização, navegação, rotulação e busca do conteúdo da informação

Usabilidade - Conceito Concerne a todas as características que permitem ao usuário interagir com o computador satisfatoriamente Está relacionada à eficácia, eficiência e satisfação de uso (norma ISO) Enquadra-se dentro do conceito de aceitabilidade do sistema pelo usuário - sistema ser bom o suficiente para satisfazer todas as necessidades e requisitos do usuário e de outras pessoas relacionadas à utilização do sistema

Usabilidade e Aceitabilidade social funcionalidade utilidade fácil de aprender aceitabilidade eficiente de usar do sistema custo usabilidade fácil de lembrar poucos erros compatibilidade subjetivamente agradável prática confiabilidade

Usabilidade - Exemplos de Problemas O sistemas tem a informação ou o serviço que eu preciso? Onde posso encontrar? Como posso solicitar esse serviço? Quais informações devo fornecer? Qual o resultado? Era o que eu queria? Para que serve esse elemento? O que significa essa figura? Para onde leva esse link?

Problema de Usabilidade - CORES http://www.fooz.com/eric/bad/

Problema de Usabilidade - Link http://www.dc.ufscar.br/~felipe

Problema de Usabilidade- Informação Ausência de informação http://www.cade.com.br/

Princípios Básicos de Usabilidade (1/3) Facilidade de aprendizado interação com o sistema de forma natural, independente do nível de habilidade e conhecimento Facilidade de utilização interface preparada para adaptar-se ao nível de conhecimento e habilidade dos usuários (wizards para os inexperientes e teclas de atalho para os mais experientes) Ser intuitiva comandos claramente visíveis - evitar memorização

Princípios Básicos de Usabilidade (2/3) Diálogo simples e natural Expressões e conceitos do conhecimento do usuário Evitar termos técnicos da computação Não disponibilizar informações irrelevantes Feedback ao usuário Mecanismos para informar comportamento do sistema – localização e tempo de execução Retenção do conhecimento usuário lembra os principais comandos disponíveis, sem consultar manuais instruções de utilização sempre visíveis ou recuperáveis

Princípios Básicos de Usabilidade (3/3) Velocidade na execução das tarefas informações precisas em um curto período de tempo Preparação do sistema para evitar erros do usuário Mensagens de erro consistentes informem ao usuário o que foi feito errado, onde está o erro e ofereça a possibilidade de corrigi-lo Satisfação Subjetiva como o usuário se sente ao utilizar o sistema relacionada às funcionalidades do sistema

Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (1/5) Clareza na Arquitetura da Informação Usuário consegue discernir o que é prioritário e o que é secundário no site. Informação deve estar estruturada e bem localizada. Um mapa do site pode ser muito útil. Facilidade de Navegação Usuário deve  chegar até a informação desejada em até três cliques. Informações bem distribuídas. Links representativos.

Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (2/5) Simplicidade Quanto mais rápido consegue-se chegar até a informação desejada, melhor é. Evitar adornos desnecessários, sem prejudicar o enfoque da aplicação.  Relevância do conteúdo Conteúdo relevante e apropriado para a web. Textos concisos e com credibilidade. Informações relevantes devem ser apresentadas nas páginas principais. Informações secundárias devem ser disponibilizadas em páginas de suporte e conectadas através de links.

Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (3/5) Manter a consistência Padrão deve ser sempre adotado. Mesmo que o conteúdo mude com freqüência, característica relevante em aplicações hipermídia, o usuário terá facilidade em lidar com a aplicação, pois já irá conhecer os procedimentos padrões.  Foco no usuário Princípio que reúne todos os demais. Foco deve estar nas atividades dos usuários.  

Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (4/5) Ao se falar de usabilidade na web, não se pode deixar de levar em consideração que se trata de uma rede mundial, portanto deve-se ter uma preocupação com o processo de internacionalização. Deve-se ter em mente, que somente o uso de interfaces gráficas ou uso de elementos gráficos ao invés de palavras não resolve grande parte dos problemas, já que alguns símbolos podem ter interpretações distintas. Recomenda-se o uso de símbolos internacionais.

Princípios Básicos de Usabilidade no Projeto Web (5/5) É necessário que o projetista de IHC tenha, no mínimo, consciência de que a usabilidade de sua interface não pode ser dimensionada apenas pelos conhecimentos técnicos de sua área específica de atuação. Usabilidade compreende uma gama de diretivas de diversos ramos de atuação. Necessitam ser verificados, por exemplo, através de uma consulta ao profissional da área em questão, a fim de produzir uma interface de boa qualidade .

Ciclo de Vida para Projeto com Usabilidade início conhecer usuários e suas tarefas prototipação protótipo em trabalho avaliação de usabilidade produto final

Ciclo de Vida para Projeto de Sistemas Web Formulação Planejamento Geração de página teste Avaliação do usuário Análise Engenharia

Etapa de Formulação Conjunto de objetivos comuns para a construção da aplicação Escopo do esforço de desenvolvimento formulação planejamento análise Geração de página teste Avaliação do usuário engenharia

Etapa de Planejamento Estima custos de projeto Avalia os riscos associados ao esforço de desenvolvimento Define um cronograma de desenvolvimento formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário

Etapa de Análise Análise de Conteúdo: Identifica conteúdo da aplicação (texto, gráfico, imagem, vídeo e áudio) Análise de Interação: Descrição detalhada do modo de interação Análise Funcional: Descrição das funções e operações Análise de Configuração: Descrição do ambiente e infra-estrutura da aplicação formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Conjunto de objetivos comuns para a construção da aplicação Identifica o escopo do esforço de desenvolvimento

Etapa de Engenharia Projeto Arquitetural: definição da arquitetura da aplicação Projeto Navegacional: definição dos caminhos de acesso ao conteúdo e serviços da aplicação Projeto de Interface: definição da interface ao usuário Projetar, produzir e adquirir todo conteúdo de texto, gráfico, áudio e vídeo integrados à aplicação Projeto de conteúdo Produção Projeto de interface Projeto navegacional Projeto arquitetural formulação planejamento Geração de página teste Avaliação do usuário análise engenharia

Etapa de Geração de Página Teste Ferramentas Automatizadas para criação da aplicação Combina o conteúdo definido na etapa de engenharia aos projetos arquitetural, navegacional e de interface Páginas executáveis Realização de testes para descobrir erros de função e conteúdo (em diferentes browsers) formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário

Etapa de Avaliação Avaliação pelo usuário formulação planejamento análise engenharia Geração de página teste Avaliação do usuário Avaliação pelo usuário Mudanças são solicitadas e integradas às próximas etapas do processo incremental