Ceará/Portugal 400 anos 1º Passo Fortaleza, 05 de dezembro de 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Estrutura
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
DIVISÃO DE EDUCAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2012/2013.
CRAVOS 25 DE ABRIL DE DE ABRIL DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.
Origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.
CAMARA Portuguesa de Comercio no Brasil/Pará
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Apresentação do Projeto
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Geografia – Profº Renan
Conselho Estadual de Meio Ambiente
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
O Brasil é um País de grandes potencialidades
A Expansão territorial
Gestão do Clima Escolar
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Julho de 2007.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Empreendedorismo e Startups
Promovendo Soluções Sociais
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
A Lionesa é uma nascente de energias.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Fortaleza é elevada à categoria de Vila
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Rio de Janeiro.
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

Ceará/Portugal 400 anos 1º Passo Fortaleza, 05 de dezembro de 2002

Cenário Histórico Em 1534 houve a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias, coube o Ceará ao Português Antônio Cardoso de Barros, que ao contrário dos espanhóis, nunca pôs os pés neste chão sagrado. Em 1539 foi designado Luís Melo da Silva para a tarefa não cumprida por Cardoso de Barros, este veio, ou melhor tentou; naufragou nos mares do Maranhão. Curiosamente, quando o Ceará entra oficialmente na História do Brasil encontrava-se Portugal sob o domínio espanhol que riscou do mapa a linha do famoso meridiano de Tordesilhas. Isto se deu no ano da graça de 1603 e o desbravador não era português ou espanhol e sim o açoriano Pero Coelho de Sousa, desbravador audaz que obteve do 8º Governador Geral do Brasil, Diogo de Botelho, o Título para obter privilégios indispensáveis para a ousada Bandeira : Capitão-Mor. Em julho seguiram 65 soldados e 200 índios pela beira Mar, da Paraíba ao Ceará. Só descansaram na embocadura do rio Pirangi, que foi batizado de Siará, onde ficaram todo o resto do ano. Até que em excursão na região de Ibiapaba depararam-se com piratas franceses, era 18 de janeiro de 1604 e o planalto da Ibiapada foi palco da primeira batalha registrada nos anais da nossa história, onde 17 companheiros tombaram mortos; mas a vitória foi nossa, aprisionamos 10 mosqueteiros franceses e fizemos a paz com os mourubixabas: Irapuã, Diabo Grande e Ibaúna. Pero Coelho ganhou fama prestígio e o nome de Punaré. Por Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Júnior

Iniciativas Pioneiras Em 2003 o Ceará estará fazendo 400 anos. Um momento histórico que será potencializado pelo Projeto Ceará 400 anos. Trata-se de um arrojado projeto de comunicação integrada com quatro importantes vertentes: educação, cultura, cidadania e turismo. Dentro de cada uma destas áreas foram planejadas ações impactantes que visam projetar e promover o Ceará, não só no ano comemorativo, mas nos próximos anos. A celebração dos 400 anos, longe de ser apenas uma ocasião para festividades, é acima de tudo uma importante oportunidade para mobilizar o Ceará em diversas frentes, na promoção da auto-estima, da cultura e da identidade cearense, no respeito às diferenças étnicas, sociais e culturais.

Enfoque A CBPCE se somará ativamente na articulação com outras entidades, visando potencializar as comemorações do Ceará 400 anos. A CBPCE desenvolverá ações comemorativas específicas às relações existentes entre Portugal e o Ceará, abordando as variantes culturais, econômicas e científicas existentes. As atividades comemorativas serão desenvolvidas prioritariamente durante o segundo semestre de 2003 e realizadas, na medida do possível, no Ceará e em Portugal. A CBPCE procurará desenvolver acordos de cooperação com entidades públicas e privadas, bem como obter patrocínios necessários à realização e custeio das atividades planejadas.

Linhas de Ação Integração da CBPCE aos trabalhos do Ceará 400 anos, definindo o escopo das atividades da CBPCE, Pesquisa Histórica, Desenvolvimento Técnico-Científico e Cooperação Internacional, Produção Cultural, Missão Empresarial, Ciclo de Homenagens.

Pesquisa Histórica Incentivar a produção de pesquisas sobre o processo civilizatório durante o século XVII, bem como sobre a história portuguesa no Estado do Ceará até os dias atuais. - Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro - Casa de Cultura Portuguesa da UFC - Faculdade de História da UFC e UECE - Instituto do Ceará

Desenvolvimento Técnico-científico e Cooperação Internacional Apoiar iniciativas relacionadas a tecnologias estratégicas ao processo de aproximação entre o Ceará e Portugal, visando propiciar troca de experiências entre as duas comunidades, sugerindo-se foco nas atividades de turismo e agro-indústria. Revisar e ampliar o CD Fazendo Negócios no Ceará enfocando as alterações legislativas e apresentando as metas do novo governo do Estado do Ceará - ICEP - SETUR - SEAGRI - FIEC - Veirano Advogados

Produção Cultural Coordenar com os órgãos de cultura do Ceará e Portugal a exposição e apresentação de várias manifestações culturais. - Instituto Camões - SEART - FUNCET - Fundação Luso-Brasileira - Conselho de Câmaras Portuguesas - Consulado Honorários Português no Ceará

Missão Empresarial Realizar uma missão Empresarial em Portugal e recepcionar uma missão portuguesa no Ceará. - SETUR - ICEP - AIP - AEP - FIEC - SEBRAE - Conselho de Câmaras Portuguesas

Ciclo de Homenagens Promover o lançamento de prêmio a lideranças empresariais Cearense, bem como outras categorias de destaque, importantes à afirmação das relações entre as comunidades portuguesa e cearense. - Câmara Brasil Portugal no Ceará - Conselho de Câmaras Portuguesas - Consulado Honorários Português no Ceará

Comitê das Comemorações Criar dois Grupos de Trabalho na CBPCE, com vistas a estabelecer a Agenda de Atividades CULTURA Pesquisa Histórica Produção Cultural Ciclo de Homenagens NEGÓCIOS Desenvolvimento Técnico-Científico e Cooperação Internacional Missão Empresarial