Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização

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Transcrição da apresentação:

Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil

Vetores do Programa de Governo Diminuição das desigualdades regionais e sociais; Equilíbrio da balança de pagamentos; Geração de empregos e ocupação; Geração e distribuição de rendas; Inclusão social.

MTUR 1 2 R E G I O N A L I Z A Ç ÃO 3 4 5 6 7 Conselho Nacional MINISTÉRIO DO TURISMO MTUR Conselho Nacional de Turismo Fórum Nacional Secretários Estaduais PLANO NACIONAL DE TURISMO MACROPROGRAMAS METAS Coordenadores Fóruns Estaduais Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Distrito Federal Articuladores Gestão e Relações institucionais Câmaras Temáticas 1 Criar condições para gerar 1.200.000 novos postos de trabalho e ocupações Fomento 2 Legislação Regionalização Segmentação Qualificação da Superestrutura Qualificação Profissional Financiamento e investimento Infraestrutura Promoção e Comercialização Turismo Sustentável e Infância Tecnologia da Informação Aumentar para 9 milhões o nº de turistas no Brasil Infra-estrutura 3 Gerar 8 bilhões de dólares em divisas R E G I O N A L I Z A Ç ÃO Estruturação e Diversificação da Oferta 4 Aumentar para 65 milhões a chegada de passageiros nos vôos domésticos Qualidade de Produto Turístico 5 Promoção e Apoio à Comercialização 6 Ampliar a oferta turística brasileira desenvolvendo no mínimo 3 produtos de qualidade por estado e DF Informações Turísticas 7 EMBRATUR Secretaria de Políticas de Turismo Secretaria de Programas de Desenvolvimento do Turismo

Estratégia de Gestão Descentralizada do MTur NACIONAL MTur Conselho Nacional de Turismo Órgão Oficial de Turismo ESTADUAL Conselho ou Fórum Estadual de Turismo REGIONAL Região Turística Instância de Governança Regional: - Fórum Conselho Comitê Associação MUNICIPAL Colegiado Local: -Conselho -Fórum -Comitê Órgão Municipal de Turismo

Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil Lançado em Abril de 2004

Histórico DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA FOCADO NA UNIDADE MUNICIPAL (Municipalização do Turismo) FOCADO NA REGIÃO TURÍSTICA (Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil)

Programa de Regionalização do Turismo É um programa estruturante do MTur para promover o desenvolvimento turístico sustentável de forma regionalizada no Brasil. Traduz um modelo de gestão coordenada, integrada e descentralizada de política pública para diversificar, ampliar e estruturar a oferta turística brasileira.

Objetivos do Programa Desenvolver o produto turístico brasileiro com qualidade, contemplando nossas diversidades regionais, culturais e naturais; Estimular e facilitar o consumo do produto turístico brasileiro nos mercados nacional e internacional; Diversificar a oferta turística; Estruturar os destinos turísticos; Dar qualidade ao produto turístico; Ampliar e qualificar o mercado de trabalho; Aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado internacional; Ampliar o consumo do produto turístico no mercado nacional; Aumentar a taxa de permanência e gasto médio do turismo.

Módulos Operacionais SENSIBILIZAÇÃO SISTEMA DE MONITORIA MOBILIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA REGIONAL PROMOÇÃO E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA ELABORAÇÂO PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO PROGRAMA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO