Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Higiene é sinônimo de saúde!. HIGIENE Não é brincadeira, devemos levar a sério. Vem do grego e significa saudável. É sinônimo de saúde.
Advertisements

Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
Desde 1999.
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Comer bem, para viver melhor!
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Nome: Ana Luisa e Julia Moura
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Curso Auxiliar Em Saúde Bucal
Curso: Auxiliar em saúde bucal Nome: Regiane Cruz da Silva
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
SEAC ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
SEAD-Serviço de Educação à Distância
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
JANE MARLUZA DOS SANTOS PROF. NILZO MACHADO INFORMÁTICA I SEAC/ EAD
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
HIGIENE BUCAL.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Atividade2: Ana Paula Pereira de Souza
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Baixa cariogenicidade trealose como substrato
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
CLÍNICA VITALDENT PAREDE. Conselhos para conseguir um sorriso fantástico São pequenas rotinas e sábios conselhos que o ajudam a conseguir um belo sorriso.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Queimadores de gordura eficientes. O corpo armazena energia em forma de gordura, para ter reservas quando requer um maior consumo de energia. Quando uma.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD Cárie Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD

A cárie é uma doença degenerativa, infecto-contagiosa e o principal agente etiológico causador é o Streptococcus mutans.  A Cárie é uma descalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos. 

Os principais causadores da cárie são: Os ácidos orgânicos (lático, acético, butírico, propiônico e outros) são produzidos pela combinação da saliva e das enzimas bacterianas que agem sobre os carboidratos presentes em alguns alimentos que comemos, estes ácidos são formados através do processo de fermentação e atacam o esmalte, a dentina a polpa e certas vezes o cemento redicular do dente (parte branca do dente) corroendo e provocando a cárie e a inflamação da gengiva. 

Os doces possuem grandes quantidades de carboidrato e são os principais alimentos que ajudam no aumento da cárie. 

Tipos de cáries: 1)Cárie coronária - o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

2) Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.

3) Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.

Tratamento: A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

Prevenção: Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dente muitas vezes não chega; 

- Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva - Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor;

- Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca. 

- Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los.  - Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes. 

- Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses.