EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

Termos essenciais da oração
FeraMed Prof. Neto Fontenele.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
Conselhos para melhorar a sua redação
Português Professora: Pollyanna Mattos 1.
Administração Estratégica
Frase, oração e período Frase é toda unidade linguística (com ou sem verbo) por meio da qual o falante transmite suas ideias. Oração é a frase ou parte.
Classes Gramaticais.
Modo Indicativo e Subjuntivo
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
O modelo morfossintático
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Concordância Verbal Exercício Profª: Adriane Eloi.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO
Tipos de sujeito.
O Vento Canta (Ligue o Som).
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Tempos verbais. Tempos verbais Tempos verbais são os momentos em que a ação se passa. PRESENTE: Agora, estudo na escola. PASSADO: Ontem, estudei em.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
10 pegadinhas pedagógicas
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Grupo nominal e grupo verbal
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Termos essenciais da oração
Briefing de design Professor: Rodrigo de Aquino Gomes.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
EXERCÍCIOS SOBRE VERBOS
EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E SÍLABAS
EXERCÍCIOS SOBRE VOZ PASSIVA
EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO
EXERCÍCIOS SOBRE PONTUAÇÃO
EXERCÍCIOS SOBRE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Identificando Oportunidades
EXERCÍCIOS SOBRE CRASE
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA
O que queremos fazer hoje?
Escola Estadual Maria José
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
PRONOME RELATIVO.
EXERCÍCIOS DE FONOLOGIA
EXERCÍCIOS SOBRE O USO DO “PORQUÊ”
PRONOMES OBLÍQUOS FUNÇÃO SINTÁTICA.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
(Liga o Som) O Vento Canta Era uma vez uma indústria de calçado que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Lojas de Informática & eletrônicos
EXERCÍCIOS DE COESÃO.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
“Um país se faz de homens e livros”
Por que Por quê Porque Porquê
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
PROFESSOR: RICARDO ERSE
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
USO DO PORQUÊ EXERCÍCIOS PROF.: RICARDO ERSE
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL Professora Cristiane Orzil

(A) Cabe às gerações X e Y a promoção de mudanças. Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 1. Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INCORRETA: (A) Cabe às gerações X e Y a promoção de mudanças. (B) Um grupo de jornalistas publicou matéria referente às gerações X e Y. (C) Estabeleceu-se novas medidas visando ao atendimento dos consumidores. (D) Raros são os dias em que não se divulgam os maus hábitos do consumidor.

(A) Haviam, entre as gerações, ocorrido significativas influências. Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 2. Assinale a alternativa cujo período apresenta ERRO na sintaxe ou morfologia das formas verbais: (A) Haviam, entre as gerações, ocorrido significativas influências. (B) Se houver novos serviços e produtos no mercado, será bom para o consumidor. (C) Ninguém sabe se vão haver ou não melhorias para o consumidor. (D) Mesmo que muitos consumidores houvessem entendido o surgimento das gerações X e Y, alguns desconhecem a terminologia.

a) Ela pega um pepino da prateleira... 3. FUNDEP - 2009   A alternativa em que a correspondência singular/plural apresenta erro gramatical é: a) Ela pega um pepino da prateleira... Elas pegam pepinos da prateleira... b) Faltava à notícia o toque de drama... Faltavam às notícias toques de drama... c) Se se tratasse de um vendaval... Se se tratassem de vendavais... d) Segue-se reportagem sobre os nordestinos... Seguem-se reportagens sobre os nordestinos...

O item em que é incorreto o emprego do verbo haver é: 4. FUNDEP 2004 (adaptada)   O item em que é incorreto o emprego do verbo haver é: a) Mas até entre os miseráveis houve algum ganho. No caso da classe média, houveram perdas. b) Muitas empresas, com a concorrência estrangeira, haviam quebrado... c) Há de haver mudanças econômicas que atinjam todos... d) Hão de existir pessoas assim.

5. Marque a alternativa em que a concordância verbal está CORRETA: PMMG 5. Marque a alternativa em que a concordância verbal está CORRETA: A. ( ) Durante a reunião, houveram momentos desagradáveis. B. ( ) Fazem cem anos que o 14 Bis voou. C. ( ) Os Estados Unidos exporta muito. D. ( ) Hoje é dia treze de março.

FCC – 2011 6. O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) Sempre ...... (poder) caber a quem tenha escrito um belo poema os aplausos de um leitor que se disporá a parodiá-lo. (B) Não ...... (costumar) haver, nas viagens de trem, passageiros vociferando por causa de um contratempo. (C) O ritmo dos trens, que ao dos negócios e ao dos amores ...... (chegar) a se associar, era uma medida do tempo e da vida. (D) Eram inesquecíveis os momentos que uma parada do trem, nos confins do mundo, nos ...... (permitir) desfrutar. (E) A nenhum dos passageiros ...... (perturbar), de fato, a vagarosidade daqueles trens cheios de poesia.

7. CESGRANRIO - PETROBRÁS – 2011 I – __________________ ontem, na reunião, as questões sobre ética e moral. II – ___________________ muito, atualmente, sobre política. III – ___________________ considerar as ponderações que ela tem feito sobre o assunto. As palavras que, na sequência, completam corretamente as frases acima são: (A) Debateram-se / Fala-se / Devem-se (B) Debateu-se / Fala-se / Devem-se (C) Debateu-se / Falam-se / Deve-se (D) Debateram-se / Fala-se / Deve-se (E) Debateu-se / Fala-se / Deve-se

8. Fundep 2010 - Superior

9. Fundep 2012 - INDI Assinale a alternativa em que a nova redação NÃO apresenta erro quanto à concordância do verbo. A) ―À frente, existem duas opções.‖ (linha 7) Existe, à frente, duas opções. B) ―A indústria de transformações, que exclui segmentos como a extração mineral e a construção, já foi responsável [...]‖ (linhas 13-14) A indústria de transformações, excluídos segmentos como a extração mineral e a construção, já foram responsáveis [...] C) ―O custo dos investimentos ainda é um dos maiores do mundo.‖ (linha 49) O custo dos investimentos ainda são dos maiores do mundo. D) ―Sempre existirão, ao longo da história, momentos determinantes.‖ (linha 4) Ao longo da história haverá sempre momentos determinantes.

Gabarito 1C 2C 3C 4A 5D 6A 7A 8C 9D