DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS EM SENTIDO AMPLO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
Instituto de Biologia – UFBA
DA RESERVA LEGAL.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
DIREITO CIVIL III AULA 10 TEMA 08 DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Professor Leandro Eustaquio (
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Novo Código Florestal – Lei /12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
REGISTRO DE IMÓVEIS “repositório de informações e centro para onde convergem todos os elementos referentes à propriedade imobiliária” (Caio Mario da Silva.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS
ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP
DA RESERVA LEGAL.
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESERVA LEGAL, A. P. P
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
ÁREAS CONSOLIDADAS EM RL Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Contribuições para o aperfeiçoamento da legislação
NOVO CÓDIGO FLORESTAL TUTELA DA FLORA Prof. Acimarney Freitas
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Discente: Clara Grazielly;
APRESENTAÇÃO Projeto Condomínio Ambiental. QUEM SOMOS O Instituto Educa Brasil (IEB) é uma Organização Não Governamental que atua na preservação do meio.
IMPACTO DO DECRETO Nº NA ECONOMIA DO RS. OBJETIVO O objetivo do presente trabalho é analisar, do ponto de vista econômico, os impactos do Decreto.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
CÓDIGO FLORESTAL Lei n /2012 Aspectos relacionados à Agricultura Familiar Brasília, 25/9/2014 Procuradoria Federal Especializada junto ao INCRA.
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

DA RESERVA LEGAL

Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção de fauna silvestre e da flora nativa; (Lei /2012, art. 3º, III)

Reserva Legal

Art. 12. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos em relação à área do imóvel, excetuados os casos previstos no art. 68 desta Lei:

Reserva Legal I - localizado na Amazônia Legal: a) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas; b) 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado; c) 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais; II - localizado nas demais regiões do País: 20% (vinte por cento).

Reserva Legal.

Art. 14. A localização da área de Reserva Legal no imóvel rural deverá levar em consideração os seguintes estudos e critérios: I - o plano de bacia hidrográfica; II - o Zoneamento Ecológico-Econômico

Reserva Legal III - a formação de corredores ecológicos com outra Reserva Legal, com Área de Preservação Permanente, com Unidade de Conservação ou com outra área legalmente protegida; IV - as áreas de maior importância para a conservação da biodiversidade; e V - as áreas de maior fragilidade ambiental.

Reserva Legal DO REGISTRO DA RESERVA LEGAL

Reserva Legal Art. 29. É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Reserva Legal Art. 18. A área de Reserva Legal deverá ser registrada no órgão ambiental competente por meio de inscrição no CAR de que trata o art. 29, sendo vedada a alteração de sua destinação, nos casos de transmissão, a qualquer título, ou de desmembramento, com as exceções previstas nesta Lei.

Reserva Legal Lei 6.015/73 – Lei de Registros Públicos Art No registro de imóveis, além da matrícula, serão feitos: (...) II- a averbação 22. da reserva legal.

Reserva Legal TJMG Apelação Cível /001 Relator Des. Raimundo Messias Júnior Data do Julgamento: 16/04/2013 Publicação: 29/04/2013

Reserva Legal APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – AVERBAÇÃO DE RESERVA LEGAL – AÇÃO – FALTA DE INTERESSE DE AGIR – APLICAÇÃO DA LEI /2012 – FATO SUPERVENIENTE A SER CONSIDERADO - 1. Não demonstrando o Autor a resistência à pretensão, resta descaracterizado o interesse de agir. 2. A Lei n /2012 tornou facultativa a averbação da reserva legal no registro de imóveis, fato superveniente, que nos termos do art. 462, deve ser levado em conta no julgamento da lide. (...)