Análise do Comportamento Verbal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROFª. ESP.BRUNA KELY DA SILVA GALVÃO LIMA.
Ensino de Português como L2
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Revisão 7º ano INÍCIO.
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Professora: Rosana Santos
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
Cultura, Linguagem e Língua
Produção textual Turmas 02m1, 02m2 e 02m3 Profª.: Maria Anna
Comportamento verbal.
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
U MA AVALIAÇÃO DAS CRÍTICAS DE C HOMSKY AO V ERBAL B EHAVIOR À LUZ DAS RÉPLICAS BEHAVIORISTAS Francis Ricardo dos Reis Justi; Saulo de Freitas Araujo Universidade.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Estudo do comportamento verbal
NOÇÕES DE FONÉTICA E FONOLOGIA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
Os conceitos de alfabetização
e o comportamento verbal
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Escrita e intertextualidade
Carta pessoal.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Alfabetização Níveis da escrita.
Comportamento Verbal e Linguagem
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Março/2014
Características das Modalidades: oral e escrita..
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Interação Operante – Respondente e as Emoções
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
Concepções de linguagem e ensino de português
Introdução ao estudo da Fonética.
FONÉTICA E FONOLOGIA campos de atuação
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Linguagem Natureza e Aquisição.
Letramento Letramentos Educação.
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
Dislexia.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Estudo do comportamento verbal
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Estilos de Aprendizagem
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Comportamentos operantes interrelacionados
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: CAROLINE.
Gramática Fonética Encontros vocálicos
LINGUAGEM, PODER E DISCURSO EM TEMPOS DE REDE: COMUNIDADES DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS: DAS POSSIBILIDADES À NATUREZA VULNERÁVEL DOS ATOS ENUNCIATIVOS DIGITAIS.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Sistemas de tempo discreto  Diagramas de bloco  Classificação dos sistemas.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Estudo do comportamento verbal
Transcrição da apresentação:

Análise do Comportamento Verbal Classificação do Comportamento Verbal Estrutura (gramática) versus Função. Análise Funcional do Comportamento Verbal Ocasião em que as respostas ocorrem (estímulo antecedente verbal), a topografia da resposta e conseqüências que produzem (estímulos conseqüentes) Os estímulos podem ser verbais ou não, bem como suas conseqüências.

Correspondências entre classes vocais e escritas As comunidades Verbais modelam as correspondências. Entre os estímulos verbais e respostas verbais As respostas verbais e resposta vocal O termo verbal é genérico, aplicando-se a qualquer modalidade de comportamento verbal A resposta vocal específico para a respostas falada Correspondências entre estímulos verbais e respostas verbais. Função elementar é a reprodução do comportamento verbal.

Comportamento Ecóico Consiste na correspondência entre um estímulo verbal e uma resposta verbal Características do comportamento ecóico É ocasionado por um estímulo verbal vocal (falante). Os fonemas tem correspondência um-a-um com o estímulo vocal (articulação). O Ecóico não é definido pela correspondência acústica, mas pela correspondência fonética – comportamento do papagaio. O tamanho da unidade pode variar de um fonema até um sentenças completas. Diferenças na qualidade vocal (intensidade e timbre) e dialetos são irrelevantes. Não envolve significado do que foi ecoado.

Transcrição Consiste na correspondência entre estímulos e respostas verbais escritas. Características da transcrição É ocasionado por um estímulo verbal escrito. Depende de correspondências de propriedades verbais (soletração, ordem e pontuação) e não visuais (manuscrita ou impressa) O tamanho da unidade pode variar de uma letra até um sentença longa. É um comportamento que deve ser explicitamente ensinado. Não envolve significado do que foi transcrito.

Comportamento Textual Uma resposta vocal corresponde a um estímulo verbal escrito. Características da transcrição A correspondência é arbitrária entre os estímulos e as respostas verbais. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes. Deve ser ensinado de fora explicita A modalidade da resposta deve ser vocal. Comportamento Textual versus Leitura Respostas textuais são parte da leitura. Leitura envolve compreensão

Ditado Uma estímulo vocal pode estabelecer a ocasião uma resposta escrita. Características do ditado Estamos interessados no comportamento de quem recebe o ditado e não do falante que dita. Estímulos e respostas são de modalidades diferentes e portanto arbitrários. A relação entre o estímulo e a resposta tem que ser ponto a ponto.

Relação entre classes Ditado Textual Ecóico Transcrição Estímulo Vocal Resposta Vocal Ditado Textual Transcrição Resposta Escrita Estímulo Escrito

Tato É a relação entre o comportamento verbal e o ambiente. O tato é uma resposta verbal ocasionada por um estímulo não verbal. Características do Tato É uma resposta verbal (não importando a topografia) A variável de controle é um estímulo não-verbal (objeto, propriedade, evento, etc). A propriedade do estímulo é irrelevante (auditivo, visual, etc.)

Mando Uma resposta verbal que especifica o reforço para o falante e tem o objetivo de eliminar uma condição aversiva ou de privação. Características do Mando A resposta é verbal (não importando a topografia). A forma da resposta é controlada por uma condição aversiva ou de privação. A resposta do falante especifica o reforço esperado. (mesmo que o reforço não ocorra)