Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vitrina - Animais em extinção
Advertisements

Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Arte e Cultura Afro-Brasileira
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Escola Estadual Senador Filinto Muller
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Eliane Rose Alves da Silva
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
MUTILADA KLADY.
DIREITOS, DEVERES E PRAZOS DO PETIANO
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
Especiarias na sala de aula
Mobilização da Comunidade Escolar
PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO III TRIMESTRE
Atividades PPI – Logística III.
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Disciplina: Gestão da Qualidade:
A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
A origem da Cultura Brasileira.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO III TRIMESTRE
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Sugestão de Atividade:
16/11/11.
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Trabalho em grupo.
Trabalhando em sala de aula
Webquest Interdisciplinar (História e Inglês) sobre o livro “Vozes Roubadas” 9º ano – 1º bimestre.
Tópicos Especiais em Programação 5º Período CSTA - UTP
Sugestão de Atividade:
Webquest de Geografia e Inglês 7º ano – 1º Bim./2009 Prof as. Larissa, Maria Carmem e Sandra.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Brincadeiras de ontem e hoje
Bem-vindos!.
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Religiosidade do brasil
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
AVALIAÇÃO DO SEMESTRE.
REGISTRO DIGITAL Um passeio no Nordeste.
BICHO DE ARTISTA Webquest da disciplina de Artes
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Herança Cultural Afro Brasileira
RELATORIO Nº 1.
Nas ruas do Brás Webquest de Geografia 7º ano A – 2º Bim/2009 Profª Larissa.
NO TEMPO DE WARHOL Webquest de Artes 8º ano – 1º Bim/2009
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Trabalho de IF11 Prof.: Adriano Cota. Trabalho de IF11 5 Grupos Data de Entrega da parte escrita: 29/03/2011 Data da Apresentação: 29/03/2011 Desenvolvimento.
Atividades à distância
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
FABIANA DE PAULA PEREIRA
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Projeto: “Colcha de Retalhos”
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Transcrição da apresentação:

Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre

Introdução O trabalho sobre o livro “Ifá, o Adivinho”, tem como objetivo apresentar aos alunos um pouco da cultura dos povos africanos que foram trazidos pelos colonizadores europeus para o Brasil e influenciaram diretamente na nossa cultura.

Processo Após realizar a leitura do livro, o aluno realizará uma pesquisa para comparar os deuses cultuados pelos africanos em sua terra natal e as transformações sofridas por esses deuses a partir do momento em que esses povos se estabeleceram no Brasil. É essencial, no desenvolvimento do trabalho, os alunos perceberem a mistura da religião dos africanos com o cristianismo imposto pelos colonizadores, que deu origem aos deuses do candomblé e da umbanda.

Avaliação Serão avaliados os seguintes critérios: Leitura do livro, sendo alguns trechos em sala de aula; Pesquisa desenvolvida pelos alunos; Organização do trabalho; Organização dos grupos.

Orientações A pesquisa pode ser realizada em livros, internet, enciclopédias, etc. Não será necessário reunir os grupos fora do horário de aula, pois algumas aulas serão destinadas para essas reuniões. O trabalho poderá conter imagens e fotos. Não serão aceitos trabalhos copiados, os alunos devem desenvolver sua própria redação. Caso perca o prazo de entrega do trabalho, será permitido a entrega em uma data posterior, após essa o grupo ficará sem nota.

Datas 03/03: organização dos grupos. 03/03: leitura de alguns trechos do livro em sala de aula. 24/03: entrega do trabalho.

Referências “Ifá, o Adivinho”. Reginaldo Prandi. Editora Cia das Letrinhas. www.historianet.com.br http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/cultura_africana_e_afro_brasileira